quarta-feira, agosto 31, 2005


Charles Baudelaire foi o precursor do Simbolismo, um movimento com origem em França, que se desenvolveu nas artes plásticas, na literatura e no teatro no final do século XIX. O simbolismo caracteriza-se pela subjectividade, individualismo e misticismo, rejeita a realidade e a valorização do social, e atribui um significado simbólico às palavras que usa e aos personagens que cria.
A importância histórica da obra poética de Baudelaire é muito significativa, e traduz-se numa mudança radical na poesia ocidental. Herdeiro do romantismo negro de Edgar Allan Poe, é o último grande romântico francês, e ao mesmo tempo, é o iniciador de uma nova sensibilidade baseada na experiência da vida urbana e na observação das ambivalências do mundo emotivo e imaginativo, opondo-se aos excessos sentimentais e retóricos do romantismo.
A obra mais importante de Baudelaire, as “Flores do Mal”, foi publicada e apreendida em 1857. Um livro com 52 poemas, proibido em França até 1924, por ser considerado um ultraje à moral pública. Durante esse período vendeu clandestinamente milhares de exemplares.
“As Flores do Mal não contêm poemas nem lendas nem nada que tenha que ver com uma forma narrativa. Não há nelas nenhum discurso filosófico. A política está ausente por completo. As descrições, escassas, são sempre densas de significado. Mas no livro tudo é fascinação, música, sensualidade abstracta e poderosa” disse Paul Valéry.
A vida de Baudelaire ficou marcada pelos desentendimentos que teve com o padrasto, que o submeteu a um conselho judiciário, com vista a recuperá-lo da vida boémia que levava em Paris. Foi um dos primeiros homens de letras do século XIX a analisar os feitos das drogas. Chamou-lhes paraísos artificiais, satisfações momentâneas que os homens procuram para fugir à mediocridade existencial a que estão condenados.
Charles Baudelaire morreu a 31 de Agosto de 1867.




Retrato de Baudelaire tirado por Nadar.

terça-feira, agosto 30, 2005


Nicolau Nasoni foi um arquitecto italiano que desenvolveu muito do seu trabalho em Portugal, especialmente no Porto. Foram numerosas as obras que dirigiu nesta cidade como a Galilé da Sé Catedral, a Igreja da Misericórdia ou o Palácio do Freixo.






Porém, a sua obra mais emblemática foi a Igreja dos Clérigos, onde tudo surpreende, a começar pela maneira como foi implantada, num terreno em forte declive. Para a planta escolheu a típica solução oval do barroco italiano. A fachada principal, a que se tem acesso por uma grande escadaria, foi concebida como um cenário fascinante. Nela se conjugam formas naturalistas, temas litúrgicos, frontões, pilastras, cornijas e outros elementos gramaticais numa profusão decorativa triunfante. A torre colocada nas traseiras do edifício, foi desde logo transformada no "ex-libris" da Cidade Invicta.






O Palácio do Freixo constitui uma das suas obras civis mais notáveis. Trata-se de um edifício de planta quadrangular, com torreões pouco salientes nos cantos, cobertos por telhados em pirâmide. O terreno, em acentuado declive, na margem do Douro, proporcionou a Nicolau Nasoni um aproveitamento ao gosto da época, com terraços e escadarias.






A Casa de Mateus, próxima de Vila Real, denota, em muitos aspectos, a influência de Nasoni. Tem planta em U, com uma escadaria na fachada principal animada por lanços convergentes e divergentes. Além da arquitectura, e de acordo com o espírito da Renascença italiana, Nasoni dedicou-se a outros trabalhos artisticos, desde pintura à ourivesaria, uma especialidade tradicional na região do Porto. A sua arte tornou-se muito popular porque soube adaptar-se ao gosto festivo das gentes do Norte. Morreu a 30 de Agosto de 1773 e foi sepultado precisamente na Igreja dos Clérigos, embora não se conheça o local exacto onde se encontra o seu túmulo.

Alfredo Saldanha

segunda-feira, agosto 29, 2005


No dia 29 de Agosto de 1632 nasceu em Somerset, em Inglaterra, John Locke. É um filósofo empirista e as suas ideias estão na base das democracias liberais. As suas principais obras de filosofia política foram os Dois Tratados sobre o Governo, cujo objectivo era refutar a doutrina do direito divino dos reis e do absolutismo régio, e criar uma teoria que conciliasse a liberdade dos cidadãos com a manutenção da ordem política.



Locke destaca-se pela teoria das ideias e pelo princípio da legitimidade da propriedade. O direito de propriedade é a base da liberdade humana "porque todo homem tem uma propriedade que é sua própria pessoa" e o governo existe para proteger esse direito. O direito à propriedade é natural é anterior à sociedade civil, mas não é inato. A sua origem reside na relação concreta entre o homem e as coisas, através do processo do trabalho. O trabalho é a origem e a justificação da propriedade.
Locke considera que, no estado natural, o homem era senhor de si e não estava subordinado a ninguém. Mas quando os homens deixaram de respeitar a lei moral, foi necessário criar a sociedade e o poder político. Os homens transferiram para a comunidade social, através de um pacto, o direito legislativo e executivo, e confiaram ao soberano a execução da soberania. No entanto, o contrato social não implica a total submissão ao governo. A sua finalidade não é mais do que assegurar a paz, a segurança e o bem do povo. No século XVIII, os iluministas franceses foram beber a John Locke as ideias que fizeram a Revolução Francesa. Montesquieu inspirou-se nele para formular a teoria da separação dos três poderes. Influenciou também os pensadores americanos responsáveis pela declaração da independência em 1776.




No dia 29 de Agosto de 1920 nasceu em Kansas City, nos Estados Unidos o saxofonista Charlie Parker.

domingo, agosto 28, 2005




Hoje completam-se 256 anos sobre a morte de Johann Wolfgang von Goethe, uma das figuras de topo da literatura alemã e do Romantismo europeu dos séculos XVIII e XIX.

sexta-feira, agosto 26, 2005



A 26 de Agosto de 1948 o cardeal francês Jean de Bilheres encomendou a Miguel Ângelo uma imagem da Virgem para a Capela dos Reis de França, na antiga basílica de S. Pedro.
Juntando capacidades criadoras geniais a uma técnica perfeita, o artista toscano criou então a sua mais acabada e famosa escultura: a Pietá.





Miguel Ângelo iniciou a sua carreira artística durante o Quattrocento, em Florença, onde trabalhou para os Médicis, mas a Pietá foi a sua primeira grande obra de escultura. Trata-se de um trabalho de admirável perfeição, organizado segundo um esquema em forma de pirâmide, um formato muito utilizado pelos pintores e escultores renascentistas. Nesta obra delicada o artista encontrara a solução ideal para um problema que preocupara os escultores do Primeiro Renascimento: a colocação do Corpo de Cristo morto no regaço de Maria. Para isso alterou deliberadamente as proporções: o Cristo é mais pequeno que a Virgem, quer para dar a impressão de não esmagar a Mãe e mostrar que é seu Filho, quer para não "sair" do esquema triangular. A Virgem Maria foi representada muito jovem e com uma nobre resignação: a expressão dolorosa do rosto é idealizada, contrastando com a angústia que tradicionalmente os artistas lhe imprimiam. Torna-se assim evidente a influência do "pathos" dos clássicos gregos. O requinte e esmero da modelação e o tratamento da superfície do mármore, polido como um marfim, deram-lhe a reputação de uma das mais belas esculturas de todos os tempos. Miguel Ângelo tinha apenas 23 anos de idade.


Alfredo Saldanha


Neste dia, em 1789 no decurso da Revolução Francesa foi votada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.


Em 1845 morreu em Londres Mary Ann Nicholls, a primeira vítima confirmada de Jack, o Estripador.


A 26 de Agosto de 1880 nasceu Guillaume Apollinaire.



quinta-feira, agosto 25, 2005



Friedrich Wilhelm Nietzsche died on Aug 25 1900



Nietzsche por Edvard Munch

quarta-feira, agosto 24, 2005






Há 2084 anos, no dia 24 de Agosto de 79 da nossa era, uma erupção do Vulcão Vesúvio transformou para sempre o destino de Pompeia e Herculano. As duas cidades italianas das margens do Mar Tirreno foram rapidamente atingidas por torrentes de lava e chuva de cinzas incandescentes que rolaram pela montanha. Todos os edifícios e habitantes foram soterrados sob metros de cinzas e pedras. Ficaram assim adormecidos durante centenas de anos. Esse longo sono só foi perturbado no séc. XVIII quando se iniciaram, na região, pesquisas arqueológicas. Foram então revelados notáveis exemplares arquitectónicos, pinturas, esculturas e artefactos diversos. Nas paredes das casas, belas pinturas representavam paisagens, cenas mitológicas e bucólicas, naturezas-mortas e temas relacionados com os cultos dionisíacos. Outro valioso achado foram os milhares de graffiti, a carvão. São mensagens que revelam convites sedutores, conselhos, declarações de amor ou ódio, inveja, etc. Mas contêm também caracteres linguísticos, fonte riquíssima para o estudo do latim popular. Ao atingirem as pessoas desprevenidas, as lavas do vulcão preservaram também cenas de grande realismo, facilitando o conhecimento de hábitos da vida da época. Todas estas descobertas causaram grande impacto no séc. XVIII, atraindo numerosos académicos e historiadores. Os seus estudos e as revelações do passado clássico de Pompeia e Herculano contribuíram de forma decisiva para o nascimento do Neoclassicismo, um movimento cultural e artístico que dominou o mundo ocidental nos finais do séc. XVIII e princípios de XIX.


Alfredo Saldanha


terça-feira, agosto 23, 2005


Peaceable Kingdom
Edward Hicks, died on Aug 23, 1849

segunda-feira, agosto 22, 2005


Rue Mouffetard, 1954


Henri Cartier Bresson nasceu a 22 de Agosto de 1908



Queen Charlotte's Ball, 1959


Conquista de Ceuta

Em 1415 o rei D. João I iniciava, com a Conquista de Ceuta, a expansão marítima portuguesa, ponto de partida para a organização de um vasto império. Situada no norte de África, no Estreito de Gibraltar, Ceuta era considerada um local estratégico no controle da navegação entre o Mediterrâneo e o Atlântico. Ali chegavam também as caravanas do ouro e outras riquezas do interior de África, o que despertou a cobiça da burguesia portuguesa. Mas o rei colheu também o apoio decisivo de uma nova nobreza ambiciosa e belicosa para esta realização. A preparação teve lugar no Porto, sob a direcção do Infante D. Henrique. O povo desta cidade dedicou-se com entusiasmo ao abastecimento da armada, entregando quase todas as provisões de que dispunha. Para seu consumo apenas sobraram as tripas do gado a fim de que a carne fosse salgada e levada para os navios. Por isso, foram os portuenses apelidados de Tripeiros. A operação militar foi um êxito. O próprio rei, acompanhado dos príncipes D. Duarte, D. Pedro, e D. Henrique, comandou a armada que desembarcou em Ceuta a 22 de Agosto. O segredo que envolveu os preparativos surtiu efeito e os Muçulmanos foram surpreendidos pela chegada dos Portugueses que entraram, sem grandes dificuldades, no reduto defensivo da cidadela. Ceuta tornou-se, a partir de então, uma base importante da estratégia para a descoberta das ilhas atlânticas e da costa africana.

Alfredo Saldanha

sexta-feira, agosto 19, 2005


“Yo soy revolucionario porque no hay verdadero poeta que no sea revolucionario"



Federico Garcia Lorca morreu a 19 de Agosto de 1936, em Vizna, Granada, nas mãos das tropas franquistas





A Casada Infiel
Garcia Lorca


Eu que a levei ao rio,
crendo que era uma donzela,
porém já tinha marido.

Foi na noite de Santiago
e quase por compromisso.
Apagaram-se os candeeiros
e alumiaram-se os grilos.
Já nas últimas esquinas
toquei seus peitos dormidos
e de pronto se me abriram
como ramos de jacintos.
A goma de sua anágua
soava no meu ouvido,
como um pedaço de seda
por dez facas destruídos.
Sem luz de prata nas copas
têm as árvores crescido
e um horizonte de cães
ladra mui longe do rio.

Passadas as amoreiras,
os juncos e os espinhos,
abrigando em seu cabelo
fiz um fojo sobre o limo.
Tirei eu minha gravata.
Tirou ela o seu vestido.
Eu o cinto do revólver.
ela os quatro corpetinhos.
Nem os nardos nem as conchas
têm pele de toque tão fino,
nem os cristais com a lua
reluzem com esse brilho.
Suas coxas se me escapam
como peixes surpreendidos,
por metade são de lume,
por metade são de frio.
Essa noite percorri
o melhor de tais caminhos,
montado em potra de nácar
sem bridas e sem estribos.
Não quero dizer, por homem,
coisas que ela ali me há dito.
A luz deste entendimento
faz-me ser mui comedido.

Suja de beijos e areia,
comigo a levei do rio.
Com o ar se entrechocavam
espadas feitas de lírios.
Portei-me como quem sou.
Como um cigano legítimo.
Dei-lhe um estojo de costura
grande de cetim palhiço,
e não quis enamorar-me
porque tendo já marido
me disse que era donzela
quando eu a levava ao rio.

quinta-feira, agosto 18, 2005




Roman Polanski nasceu em Paris a 18 de Agosto de 1933. Filho de pais judeus, foi viver para a Polónia em 37. A mãe e a irmã morreram num campo de concentração, mas Polanski conseguiu escapar e passou a Segunda Guerra Mundial a fugir das tropas nazis. Terminada a guerra, reencontrou o pai e concluiu os estudos numa escola de cinema na Polónia. Desde então realizou 27 filmes.





A vida de Polanski está recheada de episódios insólitos: Sharon Tate, a sua primeira mulher foi morta pelo gang de Charles Manson em 1969, grávida de 8 meses; o realizador é acusado de abuso sexual de uma menor de 13 anos, por isso não pode entrar nos Estados Unidos da América sob o risco de ser preso.





Em 2003 Roman Polanski foi galardoado com um Óscar da Academia de Hollywood pelo filme “O Pianista”, com Adrian Brody no papel de Wladyslaw Szpilman, um pianista judeu que sobreviveu no gueto de Varsóvia até ao fim da II Guerra Mundial, e depois disso se tornou um dos mais produtivos compositores polacos.





Baseado num conto de Charles Dickens, “Oliver Twist” é o nome do novo filme de Roman Polanski. Conta a história de um rapaz que foge de um reformatório e entra para o mundo do crime. “Oliver Twist” tem estreia marcada para o próximo Outono.

quarta-feira, agosto 17, 2005




Ludwig Mies van der Rohe
Tugendhat House, at Brno, Czech Republic, 1930



Mies van der Rohe foi um dos precursores do funcionalismo arquitectónico. O seu nome está intimamente ligado à Bauhaus, onde foi mestre, quer no domínio da arquitectura, quer do design. Projectou edifícios de grande simplicidade formal e estrutural como o Pavilhão Alemão para a Exposição Universal de Barcelona de 1929 e a Casa Tugendhat. Inspirou-se, em ambos os casos, na linearidade bidimensional do neoplasticismo pictórico de Mondrian. Adepto do sistema de estrutura baseada em elementos estandardizados, raramente utilizou as superfícies curvas.

van der Rohe teve também um papel fundamental no design industrial. Ficaram famosas, pela novidade de concepção, as cadeiras feitas de tubo metálico, entre as quais figura a célebre "Cadeira Barcelona", também concebida para a exposição universal de 29. Sob a sua direcção a partir de 1930, a Bauhaus tornou-se uma escola de arquitectura, vindo a contribuir decisivamente para o modernismo arquitectónico, nomeadamente para o Funcionalismo.

Como muitos outros artistas fugidos à perseguição nazi, abandonou a Alemanha em 1937 e fixou-se em Chicago onde a sua personalidade de mestre se tornou cada vez mais dominante.

Ludwig Mies van der Rohe morreu no dia 17 de Agosto de 1969.

Alfredo Saldanha



terça-feira, agosto 16, 2005




The Genius Of The Crowd


there is enough treachery, hatred violence absurdity in the average
human being to supply any given army on any given day

and the best at murder are those who preach against it
and the best at hate are those who preach love
and the best at war finally are those who preach peace

those who preach god, need god
those who preach peace do not have peace
those who preach peace do not have love

beware the preachers
beware the knowers
beware those who are always reading books
beware those who either detest poverty
or are proud of it
beware those quick to praise
for they need praise in return
beware those who are quick to censor
they are afraid of what they do not know
beware those who seek constant crowds for
they are nothing alone
beware the average man the average woman
beware their love, their love is average
seeks average

but there is genius in their hatred
there is enough genius in their hatred to kill you
to kill anybody
not wanting solitude
not understanding solitude
they will attempt to destroy anything
that differs from their own
not being able to create art
they will not understand art
they will consider their failure as creators
only as a failure of the world
not being able to love fully
they will believe your love incomplete
and then they will hate you
and their hatred will be perfect

like a shining diamond
like a knife
like a mountain
like a tiger
like hemlock

their finest art


Charles Bukowski (born on Aug 16, 1920)





segunda-feira, agosto 15, 2005







René Magritte com as suas imagens arbitrárias e desconcertantes, foi um dos principais representantes da vertente onírica do Surrealismo. A estética surrealista formou-se em Paris em 1924 e foi teorizada por um grupo de poetas, encabeçados por André Breton. O seu principal objectivo foi a descoberta do Homem nas suas dimensões mais profundas, ou seja, das ideias produzidas no mundo do subconsciente e do inconsciente, entretanto descoberto pela Psicanálise.


Oriundo da cidade de Lessines, na Bélgica, Magritte foi marcado, muito jovem, pela obra de Giorgio De Chirico, criador da pintura metafísica, e começou a interessar-se pelas representações subconscientes. Numa viagem a Paris, entrou em contacto com André Breton e aderiu definitivamente ao grupo surrealista.


A precisão técnica, quase obsessiva, é uma das características da pintura de Magritte, mas este naturalismo da representação contrasta fortemente com o seu carácter simbólico. Ele próprio tinha uma definição para a sua arte: "É assim que me dedico à pintura – para evocar com as imagens desconhecidas do conhecido, ou seja, do mistério absoluto do visível e do invisível".


René Magritte morreu no dia 15 de Agosto de 1967 em Bruxelas.


Alfredo Saldanha

sexta-feira, agosto 12, 2005


Miguel Torga nasceu em 1907 (Sta Maria da Anta, PT)




O Brinquedo


Foi um sonho que eu tive:
Era uma grande estrela de papel,
Um cordel
E um menino de bibe.

O menino tinha lançado a estrela
Com ar de quem semeia uma ilusão;
E a estrela ía subindo, azul e amarela,
Presa pelo cordel à sua mão.

Mas tão alto subiu
Que deixou de ser estrela de papel,
E o menino ao vê- la assim, sorriu
E cortou- lhe o cordel.


MIGUEL TORGA





Thomas Mann morreu na Alemanhã em 1955






[Thomas Mann durante o exílio nos Estados Unidos da América,

dirigindo-se aos seus compatriotas pela Rádio]


quinta-feira, agosto 11, 2005


Jackson Pollock died on Long Island, New York in 1956






Jackson Pollock
She-Wolf (1943)
41 X 67 inches
Oil, Gouche, and Plaster on Canvas
Collection: MOMA, NYC

quarta-feira, agosto 10, 2005


Carlos de Oliveira nasceu a 10 de Agosto de 1921.



Palavras,
sereis apenas mitos
semelhantes ao mirto
dos mortos?
Sim,
conheço
a força
das palavras,
menos que nada,
menos que pétalas pisadas
num salão de baile,
e no entanto
se eu chamasse
quem dentre os homens me ouviria
sem palavras?




terça-feira, agosto 09, 2005




Mário Cesariny nasceu a 9 de Agosto de 1923


poema


Os pássaros de Londres
cantam todo o inverno
como se o frio fosse
o maior aconchego
nos parques arrancados
ao trânsito automóvel
nas ruas da neve negra
sob um céu sempre duro
os pássaros de Londres
falam de esplendor
com que se ergue o estio
e a lua se derrama
por praças tão sem cor
que parecem de pano
em jardins germinando
sob mantos de gelo
como se gelo fora
o linho mais bordado
ou em casas como aquela
onde Rimbaud comeu
e dormiu e estendeu
a vida desesperada
estreita faixa amarela
espécie de paralela
entre o tudo e o nada
os pássaros de Londres
quando termina o dia
e o sol consegue um pouco
abraçar a cidade
à luz razante e forte
que dura dois minutos
nas árvores que surgem
subitamente imensas
no ouro verde e negro
que é sua densidade
ou nos muros sem fim
dos bairros deserdados
onde não sabes não
se vida rogo amor
algum dia erguerão
do pavimento cínzeo
algum claro limite
os pássaros de Londres
cumprem o seu dever
de cidadãos britânicos
que nunca nunca viram
os céus mediterrânicos


Mário Cesariny

segunda-feira, agosto 08, 2005



Ruy Belo morreu em Lisboa, Portugal, a 8 de Agosto de 1978


A mão no arado


Feliz aquele que administra sabiamente
a tristeza e aprende a reparti-la pelos dias
Podem passar os meses e os anos nunca lhe faltará
Oh! como é triste envelhecer à porta
entretecer nas mãos um coração tardio

Oh! como é triste arriscar em humanos regressos
o equilíbrio azul das extremas manhãs do verão
ao longo do mar transbordante de nós
no demorado adeus da nossa condição
É triste no jardim a solidão do sol
vê-lo desde o rumor e as casas da cidade
até uma vaga promessa de rio
e a pequenina vida que se concede às unhas
Mais triste é termos de nascer e morrer
e haver árvores ao fim da rua

É triste ir pela vida como quem
regressa e entrar humildemente por engano pela morte dentro
É triste no outono concluir
que era o verão a única estação
Passou o solitário vento e não o conhecemos
e não soubemos ir até ao fundo da verdura
como rios que sabem onde encontrar o mar
e com que pontes com que ruas com que gentes com que montes conviver
através de palavras de uma água para sempre dita
Mas o mais triste é recordar os gestos de amanhã
Triste é comprar castanhas depois da tourada
entre o fumo e o domingo na tarde de novembro
e ter como futuro o asfalto e muita gente
e atrás a vida sem nenhuma infância
revendo tudo isto algum tempo depois
A tarde morre pelos dias fora
É muito triste andar por entre Deus ausente

Mas, ó poeta, administra a tristeza sabiamente.


RUY BELO



domingo, agosto 07, 2005



Rabíndranáth Thákhur morreu em Calcutá na India a 7 de Agosto de 1941


Where The Mind is Without Fear



Where the mind is without fear and the head is held high
Where knowledge is free
Where the world has not been broken up into fragments
By narrow domestic walls
Where words come out from the depth of truth
Where tireless striving stretches its arms towards perfection
Where the clear stream of reason has not lost its way
Into the dreary desert sand of dead habit
Where the mind is led forward by thee
Into ever-widening thought and action
Into that heaven of freedom, my Father, let my country awake