quinta-feira, agosto 18, 2005




Roman Polanski nasceu em Paris a 18 de Agosto de 1933. Filho de pais judeus, foi viver para a Polónia em 37. A mãe e a irmã morreram num campo de concentração, mas Polanski conseguiu escapar e passou a Segunda Guerra Mundial a fugir das tropas nazis. Terminada a guerra, reencontrou o pai e concluiu os estudos numa escola de cinema na Polónia. Desde então realizou 27 filmes.





A vida de Polanski está recheada de episódios insólitos: Sharon Tate, a sua primeira mulher foi morta pelo gang de Charles Manson em 1969, grávida de 8 meses; o realizador é acusado de abuso sexual de uma menor de 13 anos, por isso não pode entrar nos Estados Unidos da América sob o risco de ser preso.





Em 2003 Roman Polanski foi galardoado com um Óscar da Academia de Hollywood pelo filme “O Pianista”, com Adrian Brody no papel de Wladyslaw Szpilman, um pianista judeu que sobreviveu no gueto de Varsóvia até ao fim da II Guerra Mundial, e depois disso se tornou um dos mais produtivos compositores polacos.





Baseado num conto de Charles Dickens, “Oliver Twist” é o nome do novo filme de Roman Polanski. Conta a história de um rapaz que foge de um reformatório e entra para o mundo do crime. “Oliver Twist” tem estreia marcada para o próximo Outono.