quarta-feira, agosto 17, 2005




Ludwig Mies van der Rohe
Tugendhat House, at Brno, Czech Republic, 1930



Mies van der Rohe foi um dos precursores do funcionalismo arquitectónico. O seu nome está intimamente ligado à Bauhaus, onde foi mestre, quer no domínio da arquitectura, quer do design. Projectou edifícios de grande simplicidade formal e estrutural como o Pavilhão Alemão para a Exposição Universal de Barcelona de 1929 e a Casa Tugendhat. Inspirou-se, em ambos os casos, na linearidade bidimensional do neoplasticismo pictórico de Mondrian. Adepto do sistema de estrutura baseada em elementos estandardizados, raramente utilizou as superfícies curvas.

van der Rohe teve também um papel fundamental no design industrial. Ficaram famosas, pela novidade de concepção, as cadeiras feitas de tubo metálico, entre as quais figura a célebre "Cadeira Barcelona", também concebida para a exposição universal de 29. Sob a sua direcção a partir de 1930, a Bauhaus tornou-se uma escola de arquitectura, vindo a contribuir decisivamente para o modernismo arquitectónico, nomeadamente para o Funcionalismo.

Como muitos outros artistas fugidos à perseguição nazi, abandonou a Alemanha em 1937 e fixou-se em Chicago onde a sua personalidade de mestre se tornou cada vez mais dominante.

Ludwig Mies van der Rohe morreu no dia 17 de Agosto de 1969.

Alfredo Saldanha