sexta-feira, agosto 26, 2005



A 26 de Agosto de 1948 o cardeal francês Jean de Bilheres encomendou a Miguel Ângelo uma imagem da Virgem para a Capela dos Reis de França, na antiga basílica de S. Pedro.
Juntando capacidades criadoras geniais a uma técnica perfeita, o artista toscano criou então a sua mais acabada e famosa escultura: a Pietá.





Miguel Ângelo iniciou a sua carreira artística durante o Quattrocento, em Florença, onde trabalhou para os Médicis, mas a Pietá foi a sua primeira grande obra de escultura. Trata-se de um trabalho de admirável perfeição, organizado segundo um esquema em forma de pirâmide, um formato muito utilizado pelos pintores e escultores renascentistas. Nesta obra delicada o artista encontrara a solução ideal para um problema que preocupara os escultores do Primeiro Renascimento: a colocação do Corpo de Cristo morto no regaço de Maria. Para isso alterou deliberadamente as proporções: o Cristo é mais pequeno que a Virgem, quer para dar a impressão de não esmagar a Mãe e mostrar que é seu Filho, quer para não "sair" do esquema triangular. A Virgem Maria foi representada muito jovem e com uma nobre resignação: a expressão dolorosa do rosto é idealizada, contrastando com a angústia que tradicionalmente os artistas lhe imprimiam. Torna-se assim evidente a influência do "pathos" dos clássicos gregos. O requinte e esmero da modelação e o tratamento da superfície do mármore, polido como um marfim, deram-lhe a reputação de uma das mais belas esculturas de todos os tempos. Miguel Ângelo tinha apenas 23 anos de idade.


Alfredo Saldanha


Neste dia, em 1789 no decurso da Revolução Francesa foi votada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.


Em 1845 morreu em Londres Mary Ann Nicholls, a primeira vítima confirmada de Jack, o Estripador.


A 26 de Agosto de 1880 nasceu Guillaume Apollinaire.