segunda-feira, agosto 29, 2005


No dia 29 de Agosto de 1632 nasceu em Somerset, em Inglaterra, John Locke. É um filósofo empirista e as suas ideias estão na base das democracias liberais. As suas principais obras de filosofia política foram os Dois Tratados sobre o Governo, cujo objectivo era refutar a doutrina do direito divino dos reis e do absolutismo régio, e criar uma teoria que conciliasse a liberdade dos cidadãos com a manutenção da ordem política.



Locke destaca-se pela teoria das ideias e pelo princípio da legitimidade da propriedade. O direito de propriedade é a base da liberdade humana "porque todo homem tem uma propriedade que é sua própria pessoa" e o governo existe para proteger esse direito. O direito à propriedade é natural é anterior à sociedade civil, mas não é inato. A sua origem reside na relação concreta entre o homem e as coisas, através do processo do trabalho. O trabalho é a origem e a justificação da propriedade.
Locke considera que, no estado natural, o homem era senhor de si e não estava subordinado a ninguém. Mas quando os homens deixaram de respeitar a lei moral, foi necessário criar a sociedade e o poder político. Os homens transferiram para a comunidade social, através de um pacto, o direito legislativo e executivo, e confiaram ao soberano a execução da soberania. No entanto, o contrato social não implica a total submissão ao governo. A sua finalidade não é mais do que assegurar a paz, a segurança e o bem do povo. No século XVIII, os iluministas franceses foram beber a John Locke as ideias que fizeram a Revolução Francesa. Montesquieu inspirou-se nele para formular a teoria da separação dos três poderes. Influenciou também os pensadores americanos responsáveis pela declaração da independência em 1776.




No dia 29 de Agosto de 1920 nasceu em Kansas City, nos Estados Unidos o saxofonista Charlie Parker.