quarta-feira, outubro 25, 2006


Pablo Picasso nasceu em Málaga a 25 de Outubro de 1881.


Aos 18 anos inscreveu-se na famosa academia San Fernando, em Madrid, e, como complemento dessa formação, fazia visitas frequentes ao Museu do Prado. Ansiando aperfeiçoar a sua formação foi para Paris, a capital do vanguardismo artístico, que no início do séc. XX atraía artistas de todo o mundo. Apesar do fascínio pela capital francesa, sentiu-se angustiado com a miséria e pobreza dos bairros periféricos, acabando por revelar um lado mais triste da vida em figuras de cegos, mendigos e aleijados. A cor dominante destas obras é o azul, o tom que achou mais adequado para exprimir os sentimentos de dor e luto. Nos quatro anos a que corresponde esta fase, deambula entre Paris e Barcelona. Vive em Montmartre onde se encontra regularmente com outros artistas no café "Le Lapin Agile", pagando as despesas com desenhos e pinturas.



Um desses quadros, "Mulher com Gralha", de 1904, mostra a filha do dono do referido café beijando uma gralha. Aqui, o azul ocupa apenas o plano de fundo, enquanto um rosa suave cobre o corpo franzino e melancólico da rapariga. É a transição para o "período rosa" onde também os motivos sofrem alteração: saltimbancos e arlequins substituem mendigos e cegos. Noutras obras começa a fazer-se sentir a penetração das tendências fauvistas e expressionistas, dos rostos que Gauguin pintou nas ilhas do Pacífico e da escultura africana, com os característicos traços fisionómicos afilados, queixo estreito e olhos dilatados. Estes e outros ingredientes prepararam Picasso para o período mais revolucionário da sua arte: a fase cubista, iniciada com “Les Demoiselles d´Avignon".



Trabalhando em conjunto com Georges Braque fez diversas experiências, passando pelas várias fases do movimento cubista: a "fase cézaniana", "cubismo analítico" e "cubismo sintético". Por volta de 1918, o pintor regressou a uma fase "classicista", que corresponde à retoma da representação naturalista, como acontece em "Duas Mulheres Correndo na Praia".



Esta tendência classicista não o impediu de pintar, em 1921, um quadro que é considerado o apogeu do Cubismo: "Três Músicos".


Utilizou aqui, pela primeira vez, um grupo de pessoas como motivo cubista: um pierrot, um arlequim e um monge que tocam em conjunto. Em 1937 chegou-lhe a encomenda do seu trabalho mais conhecido e emblemático: "Guernica".

Esta obra-prima representa o drama daquela cidade basca, bombardeada pelos nazis alemães ao serviço de Franco, em plena Guerra Civil Espanhola. A partir de 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial, o artista passou a viver exilado em França. Nesse mesmo ano pintou "Ossuário", uma tela a óleo e carvão criada sob o efeito das notícias dos campos de concentração nazis então libertados.

Alfredo Saldanha