quinta-feira, outubro 12, 2006



Piero della Francesca (1415-1492), foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Italiano do Quattrocento. Nasceu em Borgo San Sepolcro e viveu em Florença, Urbino, Arezzo e Roma, onde esteve ao serviço do papa Pio II, até que retornou, já velho e cego, à cidade natal onde viria a falecer em 12 de Outubro de 1492.
Como outros artistas do seu tempo primou pela criatividade em relação ao passado medieval, ao apresentar técnicas e temáticas inovadoras tais como o uso da tela e da pintura a óleo, o retrato, a representação da natureza, o nu, a perspectiva e a criação do volume.



Outro aspecto igualmente novo é a organização matemática dos quadros, baseada na utilização de esquemas compositivos diversos. Isso acontece, por exemplo, na "Flagelação de Cristo", uma tela em que as figuras foram organizadas em grupos, dentro de rectângulos proporcionais aos enquadramentos arquitectónicos, de acordo com a Regra da Divina Proporção ou Secção de Ouro.
"A Ressurreição" revela idêntica preocupação na estrutura geométrica da composição. Com efeito, é evidente a forma triangular obtida pela linha dos soldados, na base, e o vértice situado por detrás da cabeça de Cristo. Esta maneira de organizar o quadro imprime-lhe um carácter racional, quase matemático, ao mesmo tempo que lhe confere uma sensação de calma e estabilidade. A forma piramidal encontrar-se-á em muitas outras composições renascentistas, nomeadamente nas "Madonas" de Rafael, em algumas pinturas de Leonardo da Vinci e mesmo em temas escultóricos como a "Pietá" de Miguel Ângelo.
Para além dos temas de inspiração religiosa, mitológica ou ligados à literatura clássica, Piero della Francesca desenvolveu a arte do retrato, um tema que estava perfeitamente de acordo com o ideal renascentista de valorização da figura humana individualizada.



Os famosos retratos do "Duque de Urbino" e da "Duquesa de Urbino", por exemplo, com os personagens de perfil contra um fundo claro de paisagem, constituem uma representação perfeitamente realista dos indivíduos retratados.
Além de revolucionário quanto aos princípios pictóricos técnicos e temáticos, Piero della Francesca destacou-se também como teórico da arte e escreveu tratados sobre perspectiva, geometria e arquitectura.
Alfredo Saldanha

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

adorei o resumo
otimo ; consegui concluir mto bem o meo trabalhoo

VALEEU AAEE !

7:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

very good !!

bye ..

1:07 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

odiei, uma merda

1:09 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

legal me ajudou

11:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Site legal. Um dos unicos com um texto descente sobre Piero Delle Francesca!! Está muito dificil encontrar uma boa fonte de pesquisas ultimamente. Parabens!

5:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

olá
eu só queria dizer que adorei o resumo, achei interessante demais, quero mais resumos desses viu?! e outra coisa também, seria legal se você fosse homen, pois sou ela
ASS: Aspirador de pó que vc tanto ama sz sz sz sz sz <3

11:03 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

vc gosta da sua mãe né? então ta

11:05 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home