terça-feira, outubro 03, 2006



Pierre Bonnard nasceu a 3 de Outubro de 1867.
Foi um dos marcos essenciais da pintura francesa dos finais do séc. XIX e inícios de XX. Os críticos de arte consideram mesmo que ele faz a ponte entre o Impressionismo e a arte abstracta.
Frequentou a Escola de Belas Artes de Paris e entrou depois para a Academie Julian, onde encontrou Edouard Vuillard, Maurice Denis, Serusier e Paul Ranson, que viriam a formar o grupo dos Nabis ("Profetas" em hebraico). Este grupo, que evoluiu do Impressionismo para o Simbolismo, passou a reunir-se num estúdio alugado por Bonnard em Montparnasse. Aí aparecia também com frequência Paul Gauguin, o qual viria a influenciar decididamente os companheiros na adopção das cores vivas aplicadas em camadas uniformes e contornos fortes, aspectos que viriam a caracterizar os ideais da Escola de Pont-Aven.
Nas décadas de 80 e 90 os trabalhos de Bonnard foram claramente guiados por estes princípios, mas sofreu igualmente a influência do "Japonismo" então em moda nos meios de vanguarda parisienses. O seu interesse pelas normas de composição das gravuras japonesas fizeram mesmo com que o apelidassem de "le nabi japonais".
A sua actividade artística esteve também ligada à Revue Blanche, publicação que foi o grande meio de divulgação da arte de vanguarda e na qual colaborou com muitas ilustrações entre 1889 e 1903.
Nos finais do séc. XIX o grupo dos Nabis dispersou-se e o trabalho de Bonnard sofreu uma apreciável mudança. Começou, então, a utilizar tintas mais espessas, uma gama de coloridos mais fortes e brilhantes, enquanto dava mais relevo às formas. No entanto, e ao contrário das obras contemporâneas dos Fauves, as suas telas continuaram a revelar uma grande subtileza e suave harmonia.




"Nu ao Espelho" (na imagem) é um dos muitos nus pintados nessa época. A figura é tratada em função da luz, banhando-a com uma cascata de cores, mas trata-se de um colorido velado por uma suavidade intencional pois, como afirmava, "a cor precisa de mais raciocínios que o desenho".
Faleceu em 23 de Janeiro de 1947.

Alfredo Saldanha