quinta-feira, setembro 21, 2006






Em 21 de Setembro de 1904 nasceu em Leipzig, Alemanha, Hans Hartung (1904-1989), famoso pintor da modernidade.
Estudou nas academias de Leipzig e Dresden e, desde cedo, mostrou interesse pela pintura não figurativa. A fim de escapar ao nazismo mudou-se para Paris, em 1935. Alistou-se na Legião Estrangeira e lutou durante a Segunda Guerra Mundial em África, sob as ordens do general De Gaulle.
Terminada a guerra voltou a dedicar-se à pintura, tendo-se tornado uma das figuras mais importantes do Informalismo, a corrente europeia que corresponde ao Expressionismo Abstracto norte-americano. Adoptou a "pintura de acção" (Action Painting) obtida através da rápida e por vezes brutal aplicação de cores sobre a tela, onde a espontaneidade do gesto, directamente ligada aos instintos psíquicos, substituía a tradicional atenção aos aspectos formais.
Também utilizou a técnica do dripping ou drip painting que consistia em salpicar a tela com borrifos coloridos, explorando as manchas casualmente obtidas. A tela começava por ser estendida no solo, sendo depois coberta com pingos de tinta ou colocada na vertical para permitir que a força da gravidade criasse não-formas imprevisíveis... Outro processo era deixar que a tinta escorresse de uma lata furada transportada sobre a tela. Por vezes misturou as tintas com gesso, ou substituiu-as simplesmente por materiais como o alcatrão, a que juntava cimento, pedaços de madeira queimada, etc.
Em todos estes processos, a pintura deixa de obedecer a qualquer preocupação de carácter estético para se tornar, simplesmente, fruto de um impulso ou de uma vitalidade desenfreada, graças aos quais a mão, o braço e todo o corpo do artista se libertam da vontade e da mente.
Após o sucesso de sua primeira exposição em Paris (1947), seguiram-se outras na Europa e Estados Unidos. Conquistou o grande prémio da Bienal de Veneza de1960.

Morreu em Antibes, França, em 1989.

Alfredo Saldanha