sexta-feira, outubro 27, 2006


Em 27 de Outubro de 1923 nasceu Roy Lichtenstein (1923 -1997), pintor, escultor e artista gráfico norte-americano.



Nascido em Nova York, graduou-se em artes pela Universidade de Ohio em 1949.
No começo da carreira, ganhou a vida como desenhista, decorador de vitrines e professor de Arte. Mais tarde, deixou-se influenciar pelas técnicas e modelos do Expressionismo Abstrato, mas acabou por se tornar um dos pioneiros da Pop Art, um movimento artístico que teve especial expressão nos Estados Unidos, nas décadas de 50 e 60 do séc. XX, intimamente ligado à cultura de massas.
Fazendo uma crítica ao consumismo capitalista, Roy Lichtenstein socorreu-se dos objectos vulgares da sociedade contemporânea, tais como bens de consumo, figuras de banda desenhada ou imagens de gente famosa, elevando-os à categoria de objectos artísticos.
Através de uma combinação perfeita entre arte abstracta e comercial, as suas obras, executadas com cores primárias e pontos reticulados, e imitando os métodos mais baratos de impressão, são consideradas as melhores imagens da Pop Art.



No que diz respeito à temática merecem especial destaque as litografias de notas de dólar e as histórias em banda desenhada ampliada.




Alfredo Saldanha