terça-feira, outubro 31, 2006

Em 31 Outubro de 1632 nasceu Jan Vermeer (1632-1673).



The Girl With The Pearl Earring (1665)
The Hague, Mauritshuis

Natural de Delft, Holanda, foi um dos maiores mestres da pintura dos Países-Baixos do séc. XVII. As suas obras, aparentemente simples, representam típicos interiores de casas holandesas, com figuras ocupadas em tarefas domésticas. Dita "pintura de género", esta temática, geralmente de dimensões reduzidas, privilegiava também retratos, paisagens, naturezas-mortas, cenas e objectos do quotidiano.
Os elementos típicos são o quarto fechado, a luz que entra pela janela, tapetes orientais e cortinas luxuosas.


A Young Woman standing at a Virginal (1670).
National Gallery, London


Vermeer viveu numa época em que se pintava por encomenda de pessoas ricas, mas ele tinha uma forte tendência para, ao mesmo tempo, retratar o quotidiano das pessoas humildes. Pintou também cenas da vida burguesa, repletas de símbolos e intenções orais.
O seu estilo é especialmente marcado por uma visão poética da luz e da cor e, nos jogos e luz e sombra, usados com mestria para ressaltar uma expressão ou criar uma atmosfera, nota-se alguma influência italiana. Conhecem-se 35 telas da sua autoria, mas apenas duas estão assinadas: "A Alcoviteira" e "O astrónomo".


The astronomer (1668), Louvre, Paris

Nenhuma parece ter sido vendida durante a vida do autor. Apesar de ter casado com uma mulher rica, não conseguiu organizar as coisas ao longo da vida de modo a manter o património. A esposa acabaria por negociar com o poder público a doação das suas obras em troca de uma pensão de sobrevivência, mas o pintor acabou por morrer na miséria e completamente esquecido.


Alfredo Saldanha