sexta-feira, junho 30, 2006




A 30 de Junho de 1974 morreu o escritor José Maria Ferreira de Castro com 76 anos de idade. Viveu no Brasil, em condições de pobreza, e mais tarde, já em Portugal, foi redactor do jornal "O Século" e director do jornal "O Diabo". Escreveu Emigrantes, que marca, na literatura portuguesa, a transição para o neo-realismo; nesta obra o autor debruça-se sobre as questões sociais e humanitárias de um grupo desfavorecido ao qual ele próprio pertenceu.
Com A Selva inaugurou um novo ciclo de realismo social; este livro foi traduzido em várias línguas e valeu-lhe a fama internacional.

quinta-feira, junho 29, 2006





A 28 de Junho de 1900 nasceu em França o escritor e aviador Antoine de Saint-Éxupery. Até aos 27 anos foi piloto e participou em perigosas missões sobre o Mediterrâneo, o deserto do Sahara e os cumes da Cordilheira dos Andes. Foi jornalista e viajou um pouco por todo o mundo. Na 2ª Guerra Mundial, alistou-se no exército francês, mas rapidamente teve que abandonar a França e refugiar-se nos EUA. Foi lá que se tornou escritor, antes de ser voluntário da Força Aérea Americana. De 1924 a 1944, participou em inúmeras missões de sucesso sobre território francês. Morreu quando o seu avião foi abatido por pilotos alemães sobre a ilha de Córsega. Tinha 44 anos. Antoine de Saint-Exupéry é o autor do imortal livro infantil. O “Principezinho”, um dos livros mais vendidos em todo o mundo em todos os tempos.

quarta-feira, junho 28, 2006



Petrus Paulus Rubens (1577-1640), o maior pintor flamengo do século XVII, nasceu em 28 de Junho de 1577 em Siegen, Alemanha. Depois da morte do pai mudou-se para Antuérpia, onde aprendeu a pintar com vários mestres flamengos. Em 1600 foi para Itália a fim de estudar os velhos mestres e ingressou ao serviço de Vincenzo Gonzaga, duque de Mântua, para quem trabalhou como pintor da corte e a quem representou em missões diplomáticas em Madrid, Roma e várias cidades italianas.
Regressado a Antuérpia, abriu uma oficina que chegou a ter 200 pintores, cada um deles especializado num determinado assunto, como era costume na época: naturezas-mortas, retrato, paisagens, etc. Quanto a ele, especializara-se no retrato feminino e na representação de corpos humanos, exuberantes de músculos e carnes rosadas, em composições mitológicas e religiosas cheias de sensualidade e dinamismo que se tornaram símbolos da exuberância pictórica barroca.
Olhar para alguns dos seus quadros é como ir ao teatro, com o palco pleno de acção. È o que acontece, por exemplo, no "Rapto das Filhas de Lêucipo" (na imagem) com Castor e Pólux empenhados no sequestro das duas loiras irmãs, sob o olhar malicioso de dois "putti".



Entre 1620 e 1630 realizou, desta vez para os arquiduques da Áustria, diversas missões diplomáticas nos Países Baixos, França, Espanha e Inglaterra, que o não impediram de prosseguir com o trabalho artístico. É desse período a série "Vida de Maria de Medicis", conjunto de telas monumentais realizadas para o palácio de Luxemburgo de Paris e mais tarde transferidas para o Museu do Louvre. Viúvo desde 1626, Rubens casou-se quatro anos depois com Hélène Fourment,jovem de 16 anos que lhe daria vários filhos e que seria seu modelo predilecto. Os numerosos retratos que dela executou revelam uma grande sensibilidade e especial penetração psicológica.
As composições da última fase da sua vida, como "Ninfas e Sátiros", "As Três Graças" (na imagem), "O Jardim do Amor" ou "Quermesse" são talvez as mais conhecidas e as que melhor definem o dinamismo e a riqueza cromática do seu estilo, revelando, ao mesmo tempo, a serena melancolia do pintor na sua velhice.


Rubens morreu em Antuérpia em 30 de Maio de 1640.

Alfredo Saldanha

terça-feira, junho 27, 2006





Em 27 de Junho de 1574 morreu, em Florença, Giorgio Vasari (1511-1574).
Pintor, arquitecto, historiador de arte e biógrafo, foi uma das personalidades mais importantes do Maneirismo.
Na sua opinião, a arte tinha atingido, com Miguel Ângelo, uma altura insuperável, não sendo possível inventar-se ou criar-se nada de novo. Deste modo, considerava que apenas se poderia "reconstruir" o processo artístico "à maneira" do grande mestre.
A influência recebida do Buonarroti começou muito cedo quando, cerca dos 16 anos, foi estudar para Florença. Mais tarde visitou Roma e conheceu os trabalhos de Rafael e de outros artistas do Cinquecentto. Voltaria ainda à capital italiana para trabalhar na "Villa Giulia", a mansão do Papa Júlio II.
Realizou obras importantes em Nápoles, Arezzo e Florença. Na cidade dos Médicis pintou as paredes e o tecto da sala principal do Palazzo Vechio e alguns afrescos na Duomo de Santa Maria del Fiore. Como arquitecto, projectou a "loggia" do Palácio dos Ofícios e fez o plano urbanístico do estreito jardim que funciona como praça pública e a longa passagem designada por "corredor de Vasari" que liga à "Ponte Vecchio".

Alfredo Saldanha

segunda-feira, junho 26, 2006



Salvador Allende nasceu a 26 de Junho de 1908, na cidade de Valparaíso no Chile.



Foi um dos fundadores do Partido Socialista Chileno, e conheceu o exílio em 1935 por se opor ao governo conservador de Carlos Ibañes. Um ano depois voltou ao Chile e participou da criação da Frente Popular, tendo sido eleito deputado por Valparaíso e Aconcágua, no Congresso Nacional Chileno. Ocupou o Ministério da Saúde entre 1939 e 1942. No ano seguinte assumiu a presidência do partido.
Allende concorreu à Presidência da República do Chile em 1952, 1958, e 1964 mas saiu derrotado. Conheceu a vitória em 1970 como candidato da coligação de esquerda Unidade Popular.
A política de Salvador Allende assentava na transição pacífica para uma sociedade mais justa, de raiz socialista. Nacionalizou os bancos, as minas de cobre e algumas grandes empresas, e enfrentou pressões políticas norte-americanas. Apesar das greves dificuldades económicas, e da forte oposição da classe média burguesa, a Unidade Popular obteve 43% dos votos nas eleições legislativas de 1973. Em Junho desse ano ultrapassou uma tentativa de golpe de Estado, mas a 11 de Setembro, os militares de direita, chefiados pelo general Pinochet, derrubam Allende, que morre durante o golpe, na defesa do palácio presidencial.

sexta-feira, junho 23, 2006



Boris Vian morreu no dia 23 de Junho de 1959

quarta-feira, junho 21, 2006



Jean Paul Sartre, o primeiro representante do existencialismo francês. Nasceu a 21 de Junho de 1905



Foto: Henri Cartier-Bresson
Pont des Arts, Paris, 1946.
Jean-Paul Sartre e o arquitecto Jean Pouillon.

terça-feira, junho 20, 2006


´


1931 - Nasceu o compositor norueguês Arne Nordheim

segunda-feira, junho 19, 2006



1944 - Nasceu Chico Buarque de Holanda





1947 - Nasceu o escritor Salman Rushdie


sexta-feira, junho 16, 2006






Não é bem certo mas pensa-se que Giovanni Boccaccio nasceu em Paris no dia 16 de Junho de 1313. Foi o principal discípulo de Petrarca e o primeiro biógrafo de Dante Alighieri. Estudou direito e línguas clássicas, e participou muito activamente na vida pública e cultural da cidade de Florença. Começou a sua produção literária com uma série de poemas amorosos que espelhavam a sua admiração pelo mundo greco-romano e, a sua paixão pela filha do rei Roberto de Nápoles, Fiammetta. A sua principal obra foi Decameron, também chamada "Obra de Dez Dias", e cuja inspiração foi a peste negra de 1348 em Florença. Nesta obra em prosa, que está na origem do romance moderno, descreve a penosa situação da cidade durante a epidemia, e apresenta um conjunto de cem relatos contados durante dez dias por dez jovens ricos que se refugiaram nos arredores da cidade, representando cada um deles um estado diferente de ânimo. As mulheres, na época relegadas habitualmente para segundo plano e apresentadas como símbolos de virtude e pureza, surgem, nesta obra, equiparadas aos homens, no direito de usufruir dos prazeres da vida e do amor, da liberdade e da aventura. Esta obra, que é um clássico da literatura medieval, motivou as mais duras críticas das autoridades religiosas e sofreu toda espécie de censura. Em 1971 Pier Paolo Pasolini, inspirado na obra de Boccaccio, filmou “Decameron” num registo de comédia moral anti-clerical. Boccacio morreu a 21 de dezembro de 1375.

quinta-feira, junho 15, 2006


Em 15 de Junho de 1938 faleceu Ernest Ludwig Kirchner (1880-1938).
Nascido em 1880, este artista alemão estudou arquitectura na cidade de Dresden, mas interessou-se também pela pintura e pela gravura em madeira. Desde muito cedo começou a sentir a excitação das grandes novidades que chegavam de Paris: o Fauvisme, o Cubismo, a arte de Van Gogh, Gauguin e Münch, a arte africana e do Extremo Oriente.
Os seus ideais viriam a ser rapidamente partilhados por um grupo de três jovens companheiros da escola de arquitectura: Bleye, Heckel e Rottluff, que passaram a reunir-se no seu estúdio, produzindo em conjunto folhetos, cartazes, catálogos e gravuras sobre metal ou madeira, utilizando cores fortes e grandes contrastes de luz e sombra. Revelavam, além disso, especial interesse pelo artesanato e pela arte popular.
Este jovem quarteto acabaria por fundar a tendência expressionista do Die Brücke. No aspecto formal, a estética do grupo é definida por formas e figuras simplificadas, esquemáticas e de desenho rude, muitas vezes contornadas a negro e preenchidas por cores planas agressivas e contrastantes, à maneira de Gauguin.



Esta violência cromática acompanha uma temática essencialmente constituída por cenas do quotidiano e da vida agitada das grandes cidades alemãs (ex: "Rua de Dresda" na imagem), através das quais se procurava denunciar o materialismo trazido pelo processo de industrialização e todos os aspectos negativos da sociedade moderna: a prostituição, a miséria, a injustiça, a exploração e opressão do operariado. Trata-se, pois, de uma arte de intervenção social, ou seja, uma arte de acção em favor das classes proletárias. Em 1914 Kirchner foi convocado para a guerra, e um ano depois tentou o suicídio. Quando recuperou do ferimento, voltou a pintar ao ar livre, em sua casa, na região dos Alpes.
Em 1931 foi nomeado membro da academia de Berlim, sendo finalmente reconhecida a sua contribuição para a arte alemã mas, seis anos mais tarde, durante o nazismo, viu parte da sua obra ser destruída e desprestigiada pelos órgãos de censura.A partir daí os seus quadros transformaram-se num amontoado neurótico de cores contrastantes e agressivas, produto de uma profunda tristeza e, em 15 de Junho de 1938, pôs fim à própria vida.

Alfredo Saldanha

quarta-feira, junho 14, 2006




Max Weber morreu na Alemanhã no dia 14 de Junho de 1920.

terça-feira, junho 13, 2006



"Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples.
Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus".




Entre 13 de Junho de 1888 e 30 de Novembro de 1935 são esses os dias de Fernando António Nogueira Pessoa, um dos maiores poetas de língua portuguesa.
Aos cinco anos, perdeu o pai, vítima de tuberculose. Algum tempo depois sua mãe casou com o cônsul de Portugal em Durban. Por este motivo foi viver para aquela cidade da África do Sul onde passou o resto da infância e a maior parte da juventude.
O regresso a Portugal deu-se em 1905. No ano seguinte matriculou-se no curso superior de Letras da Universidade de Lisboa, curso que abandonou sem completar o primeiro ano. Passou a trabalhar como tradutor de correspondência comercial, dedicando os tempos livres à sua grande paixão: a literatura.
A obra literária de Pessoa passou por diferentes fases, mas envolve basicamente a procura de um certo patriotismo perdido, através de uma atitude sebastianista reinventada. Sente-se também, em certos momentos, a influência de doutrinas religiosas como a Teosofia e de sociedades secretas como a Maçonaria. A poesia resultante tem um certo ar mítico, heróico e por vezes trágico. A tentativa de olhar o mundo duma forma múltipla poderá explicar a criação dos célebres heterónimos: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e outros.

A sua obra mais conhecida é Mensagem, uma colectânea de poemas sobre os grandes personagens históricos portugueses, o único trabalho publicado em vida do autor (1934).
Morreu no dia 30 de Novembro de 1935, em consequência de uma cirrose hepática. Na comemoração do centenário do seu nascimento, em 1988, o seu corpo foi transladado para o Mosteiro dos Jerónimos, confirmando o reconhecimento que não teve em vida.

Alfredo Saldanha

segunda-feira, junho 12, 2006

Chick Corea, pianista e teclista de jazz norte-americano, nasceu no dia 12 de Junho de 1941.

sexta-feira, junho 09, 2006




No dia 9 de Junho de 1891 nasceu em o compositor Cole Porter

quarta-feira, junho 07, 2006






A 8 Junho de 1867 nasceu Frank Lloyd Wright (1869-1959), um dos principais representantes do Organicismo ou Arquitectura Orgânica.
Esta tendência do modernismo arquitectónico, nascida nos anos 20 e 30 do séc. XX, caracterizou-se pela tentativa de conciliação entre a construção industrial e a originalidade e diversidade de cada projecto.
Discípulo de Sullivan, e influenciado pela simplicidade da arquitectura japonesa, que considerava "verdadeiramente orgânica", Wright dedicou-se, desde o início do seu trabalho, a tornar a casa um lugar acolhedor e a proporcionar ao espaço interior um novo sentido de maleabilidade e liberdade. Entre os seus trabalhos mais conhecidos ressaltam as "casas da pradaria", habitações unifamiliares que se estendem na horizontal para se fundirem com a natureza envolvente através dos terraços, alpendres e janelas em bandas contínuas. A mais famosa é, certamente, a casa Kaufmann ou Casa da Cascata, na Pensilvânia, já de finais dos anos 30, onde se torna evidente a harmonia orgânica entre a construção e o ambiente. O espaço interior é um só, centrado em torno da lareira, que passa a ser a parte fulcral da casa, discretamente decorado com móveis embutidos e moldável graças à existência de painéis móveis. Além disso, Wright procurou relacionar intimamente os ocupantes com o desfiladeiro, as árvores, a folhagem e as flores silvestres. Quanto aos materiais, misturou de forma harmoniosa o betão com a pedra da região. Adversário dos arranha-céus, fez a apologia das pequenas comunidades em que os habitantes pudessem estar em contacto com a natureza, com a terra, mas, se bem que esta visão orgânica tivesse sido difícil de levar à prática, o seu verdadeiro significado social chegou a toda a parte. Diversos núcleos residenciais começaram a levantar-se entre prados e bosques, tendendo para um urbanismo que procurou conjugar as vantagens do campo e da cidade.
Para os edifícios públicos, Wright escolheu uma estrutura "voltada para dentro": quase sem janelas para o exterior, o edifício abre-se para um espaço interior que lhe dá unidade. Além disso, e convencido de que a linha recta, o rectângulo e o cubo eram formas artificiais, contrárias à natureza, preferiu as formas derivadas do círculo, como os planos hexagonais e circulares, os
volumes cilíndricos, cónicos e helicoidais. Estas ideias seriam plenamente concretizadas no Museu Guggenheim situado na 5ª Avenida, em Nova Iorque, com a sua galeria circundando um espaço central. Caminhando pela longa rampa em espiral, os visitantes podem apreciar a magnífica colecção do museu, iluminada pela luz natural difundida através de uma cúpula envidraçada. Wright pretendeu a todo o custo evitar dois grandes inconvenientes comuns aos museus tradicionais: a compartimentação da exposição em salas distintas e a fadiga física provocada por um itinerário longo e complicado.

Alfredo Saldanha

terça-feira, junho 06, 2006




A 6 de junho de 1944, foi anunciada pelo rádio a chegada do "Dia D" - o Dia da Decisão. 155 mil homem dos exércitos dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Canadá, desembarcaram na Normandia dando início à operação que poria fim à II Guerra Mundial. Transportados por uma frota de 14 mil e 200 barcos, protegida por 600 navios e milhares de aviões, os aliados partiram do litoral francês para Paris e depois para a fronteira da Alemanha. Era o princípio do fim do III Império que, segundo a propaganda nazi, deveria durar mil anos. O dia D foi a maior operação de desembarque da história militar. A operação havia sido adiada por 24 horas, devido ao mau tempo no Canal da Mancha e, por pouco, não foi suspensa. Antes do amanhecer, pára-quedistas e caças aéreos já haviam bombardeado trincheiras alemãs e destruído vias de comunicação. Ao final do primeiro dia da invasão, mais de 150 mil soldados e centenas de tanques haviam alcançado o continente europeu. Graças à supremacia aérea dos aliados, foi possível romper a temível "barreira naval" de Hitler. As perdas humanas - 12 mil mortos e feridos - foram menores do que esperadas, visto que o comando militar alemão fora surpreendido pelo ataque. Apesar disso, o avanço das tropas aliadas enfrentou uma forte resistência. Paris foi libertada a 25 de Agosto e Bruxelas a 2 de setembro. No início de 1945, os soviéticos pelo lado leste e os norte-americanos pelo lado oeste invadiram Berlim concretizando a vitória definitiva sobre a Alemanha Nazi.

segunda-feira, junho 05, 2006





Federico Garcia Lorca nasceu no dia 5 de Junho de 1898, em Fuentevaqueros, na província de Granada

sexta-feira, junho 02, 2006




Neste dia em 1740 nasceu em França Donatien Alphonse François de Sade, mais conhecido como Marquês de Sade.

quinta-feira, junho 01, 2006




No dia 1 de Junho de 1926 em Los Angeles a actriz e cantora Marilyn Monroe.