segunda-feira, junho 26, 2006



Salvador Allende nasceu a 26 de Junho de 1908, na cidade de Valparaíso no Chile.



Foi um dos fundadores do Partido Socialista Chileno, e conheceu o exílio em 1935 por se opor ao governo conservador de Carlos Ibañes. Um ano depois voltou ao Chile e participou da criação da Frente Popular, tendo sido eleito deputado por Valparaíso e Aconcágua, no Congresso Nacional Chileno. Ocupou o Ministério da Saúde entre 1939 e 1942. No ano seguinte assumiu a presidência do partido.
Allende concorreu à Presidência da República do Chile em 1952, 1958, e 1964 mas saiu derrotado. Conheceu a vitória em 1970 como candidato da coligação de esquerda Unidade Popular.
A política de Salvador Allende assentava na transição pacífica para uma sociedade mais justa, de raiz socialista. Nacionalizou os bancos, as minas de cobre e algumas grandes empresas, e enfrentou pressões políticas norte-americanas. Apesar das greves dificuldades económicas, e da forte oposição da classe média burguesa, a Unidade Popular obteve 43% dos votos nas eleições legislativas de 1973. Em Junho desse ano ultrapassou uma tentativa de golpe de Estado, mas a 11 de Setembro, os militares de direita, chefiados pelo general Pinochet, derrubam Allende, que morre durante o golpe, na defesa do palácio presidencial.