quarta-feira, maio 31, 2006






Em 31 de Maio de 1885 nasceu Vladimir Tatlin (1885-1953), considerado o símbolo do modernismo e da vanguarda da arte soviética.
Pintor, escultor e arquitecto, graduou-se em 1910 na Academia de Belas-Artes de Moscovo. Três anos mais tarde viajou para Paris, onde conheceu a obra de Pablo Picasso.
Regressado à capital soviética, começou a construir "assemblages" abstractas de metal, arame, madeira, plástico e vidro, utilizando uma técnica semelhante à colagem cubista. A primeira exposição que realizou, em 1915, mostrava obras que mais pareciam construções de engenharia do que esculturas.
Em 1920, juntamente com os irmãos Anton Pevsner e Naum Gabo, publicou o manifesto Realista, onde se expunham os princípios estéticos de um novo movimento de tendência abstracta conhecido por Construtivismo. Inspirado pelo Cubismo e pelo Futurismo, e entendendo a obra de arte como uma construção, aquele movimento acabou por reflectir-se em quase todas as disciplinas artísticas, desde a arquitectura à pintura, vestuário, tipografia, artes aplicadas, cenografia, cinema, ballet, mobiliário e desenho industrial.
Após a Revolução de 1917, Tatlin trabalhou usando a arte como instrumento de educação do povo e ganhou fama ao projectar o Monumento à Terceira Internacional, constituído por uma alta torre alta de ferro, vidro e aço.
Decepcionado com a rejeição do modernismo por parte dirigentes soviéticos nos
anos 30, passou a trabalhar como cenógrafo. Faleceu em Moscovo com 71 anos.

Alfredo Saldanha


terça-feira, maio 30, 2006




A 30 de Maio de 1778 morreu Voltaire





A 30 de Maio de 1593 morreu Christopher Marlowe





A 30 de Maio de 1265 nasceu Dante Alighieri





Joana D’Arc foi queimada aos 19 anos, no dia 30 de Maio de 1431, acusada de bruxaria. Neste mesmo dia, em 1920, foi canonizada pelo papa Bento XV.

sexta-feira, maio 26, 2006



A 26 de Maio de 1799 nasceu em Moscovo Alejandro Pushkin.




Poeta romântico russo, Pushkin ficou na história não só pela obra, mas também pela história de vida.
No Liceu Imperial, onde estudou até 1818, tomou contacto com as ideias "proibidas" da Revolução Francesa. Pregou a destituição do Governo e viveu uma vida boémia em São Petersburgo antes de rumar para o sul da Rússia, onde conheceu a realidade dos camponeses. Viajou pelo Cáucaso e pela Criméia.
Trabalhou como funcionário de baixo escalão do Governo, e em 1929 integrou o Exército Russo e foi combater os turcos no Cáucaso. Mesmo na frente de batalha não abandonou as ideias "revolucionárias", razão pela qual o Czar Nicolai manda que Pushkin se retire do combate.
Em 1931 casou-se com Natália Gontcharova, filha de um falido fabricante de papel. Entrou novamente no funcionalismo público, trabalhando nos arquivos da história de Pedro, o Grande. A Sra. Pushkin passou a frequentar a Corte de São Petersburgo, atraindo a atenção de alguns admiradores, entre eles, o Barão Dantés, um oficial estrangeiro da Cavalaria. Pushkin desafiou-o para um duelo. Para escapar o Barão casou-se com a irmã mais velha de Natália, mas o poeta não desistiu e marcou o duelo para as 16 horas e 30 minutos do dia 27 de Janeiro de 1837, na Ponte Troitzki. O barão Dantes num acto de deslealdade atingiu Pushkin pelas costas. Alejandro Pushkin morreu em consequência do ferimento a 10 de Fevereiro. Tinha 37 anos.




A 26 de Maio 1920 nasceu a cantora Peggy Lee, uma das mais conhecidas vozes do jazz e dos blues.

quinta-feira, maio 25, 2006


1681 - Morre o dramaturgo espanhol Pedro Calderón de la Barca


1885 - de Oscar Wilde é preso acusado de práticas homosexuais.



Durante o primeiro julgamento a 26 de Abril proferiu as seguintes palavras:

"O amor que não ousa dizer o nom' nesse século é a grande afeição de um homem mais velho por um homem mais novo como aquela que houve entre Davi e Jonatas, é aquele amor que foi a base da filosofia de Platão, é o amor que encontramos nos sonetos de Michelangelo e Shakespeare. É uma afeição profundo e, espiritual, que é tão pura quanto perfeita. Esse amor é mal entendido nesse século, tão mal entendido que pode ser descrito como o `Amor que não ousa dizer o nome' e por causa disso estou onde estou agora. Ele é bonito, é bom, é a mais nobre forma de afeição. Não há nada que não seja natural nele. Ele é intelectual e repetidamente existe entre um homem mais velho e um homem mais novo, quando o mais velho tem o intelecto e o mais jovem tem a alegria, a esperança e o brilho da vida toda à sua frente. Que as coisas deveriam ser assim o mundo não entende. O mundo faz escárnio desse amor e às vezes expõe alguém ao ridículo por causa dele."


Óscar Wilde esteve preso dois anos durante os quais escreveu De Profundis, onde descreve os altos e baixos de sua relação com Sir Alfred Douglas. Na prisão eram-lhe entregues apenas duas folhas de papel por dia as quais lhe eram retiradas ao final da tarde. A edição que conhecemos hoje desta obra é exactamente a mesma que lhe foi entregue quando saiu da prisão.


1926 - Nasce o músico e compositor norte-americano Miles Davis

quarta-feira, maio 24, 2006


Duke Ellington morreu em Nova York no dia 24 de Maio de 1974

terça-feira, maio 23, 2006


A 23 de Maio de 1701, o pirata William Kidd foi enforcado em Londres



Há precisamente 100 anos morreu o poeta e dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, um dos fundadores do teatro moderno.

segunda-feira, maio 22, 2006



O escritor e poeta francês Victor Hugo morreu em Paris a 22 de Maio de 1885.



Está pois a pena de morte abolida nesse nobre Portugal, pequeno povo que tem uma grande história. (...) Felicito a vossa nação. Portugal dá o exemplo à Europa. Desfrutai de antemão essa imensa glória. A Europa imitará Portugal. Morte à morte! Guerra à guerra! Viva a vida! Ódio ao ódio. A liberdade é uma cidade imensa da qual todos somos concidadãos.

Victor Hugo, 1876, a propósito da abolição da pena de morte em Portugal

domingo, maio 21, 2006


A 21 de Maio de 1471 nascia em Nuremberga (Alemanha) Albrecht Dürer (1471-1528), o maior artista alemão do Renascimento. Espírito enciclopédico, foi pintor, ourives, gravador, desenhador, ilustrador e tratadista.
Dürer era um homem de rara inteligência e cultura, tendo mantido um relacionamento com humanistas e eruditos como Erasmo de Roterdão e teve clientes famosos, entre os quais se incluía o Imperador Maximiliano I. Foi, além disso, um fervoroso adepto da Reforma Luterana.
As primeiras obras pictóricas que realizou, como a "Adoração dos Reis", revelam reminiscências da sua formação gótica e o amor pelo desenho, enquanto o tema de "Adão e Eva", cultivado em várias ocasiões, reflecte o interesse clássico pelo nu e pelas proporções ideais do corpo humano.
Famoso pelas delicadas aquarelas da vida animal e vegetal, revelou-se também um extraordinário retratista em obras de grande domínio técnico, desenho preciso e marcada expressividade.
Extraordinário desenhador e gravador, a ele se devem três grandes séries de gravuras xilográficas ("A Grande Paixão", "O Apocalipse" e "A Vida da Virgem") que difundiram a sua fama por toda a Europa.
O insaciável apetite pela experimentação, desenvolvido em várias formas de expressão, levou-o a descobrir o novo processo da água-forte em metal e a fazer explorações complexas nos domínios da teoria da arte, publicando as suas descobertas em tratados relacionados com as medidas e proporções humanas ("Tratado das Proporções"), a matemática, a geografia, a arquitectura e a geometria. Grande teórico da cidade do Renascimento, publicou ainda o "Tratado sobre fortificação de cidades, vilas e castelos", onde apresenta um esquema de uma cidade ideal quadrada, opondo-se ao ponto de vista da maior parte dos tratadistas e urbanistas clássicos.
Morreu em Nuremberga a 6 de Abril de 1528.
A herança da sua obra acabaria por ser responsável pelo florescimento da arte alemã, primeiro no Renascimento e, mais tarde, no Romantismo.

Alfredo Saldanha

sexta-feira, maio 19, 2006


A 19 de Maio de 1891 nasceu o poeta português Mário de Sá-Carneiro




Velha anedota


Passando pelo Chiado
Uma senhora horrorosa
Um estudante delicado
Disse-lhe:- "É uma rosa

Fresca, pura, inebriante
Mui viçosa e perfumada:
Vossa Excelência é estonteante!"
Ela toda espevitada

Respondeu ao g'lanteador:
-"O mesmo não lhe dizer
Penaliza-me senhor;
Mas não posso. Que fazer?"

O nosso herói, o estudante,
Que pra respostas se pinta
Retorquiu no mesmo instante:
-"Oh! minha senhora minta

Como a vossa excelência eu fiz
'Inda não há bocadinho!..."
Ela ouvir-lhe mais não quis
E segui o seu caminho!...

Mário de Sá-Carneiro

quinta-feira, maio 18, 2006

A 18 de Maio de 1911 morreu o compositor austríaco Gustav Mahler.


Nascido no seio de uma família humilde na boémia, em 1860, Mahler foi regente da Ópera de Praga, da Ópera Real de Budapeste, da Ópera de Hamburgo e director da Ópera da Corte de Viena. Em 1907 aceitou o convite para ser maestro titular da Ópera Metropolitana de Nova Iorque.
A escrita inovadora de Gustav Mahler transita entre o romântico e o moderno, e reflecte muito da vida e personalidade do autor. Compôs canções e sinfonias, dando grande destaque ao folclore alemão e austríaco.

quarta-feira, maio 17, 2006



Em 17 de Maio de 1510 faleceu Sandro Botticelli, um dos mais virtuosos representantes da pintura renascentista italiana.
Alessandro di Mariano Filipepi, que viria a adoptar o apelido Botticelli, iniciou da sua carreira artística aos 20 anos, no atelier de Filippo Lippi, cujo estilo elegante marcou claramente as suas obras. Trabalhou depois como ajudante de Andrea Verrocchio e, aos 25 anos, já possuía o próprio atelier.



Por volta de 1477 pintou uma das suas obras mais conhecidas, "A Primavera", onde, num fundo de paisagem, representou Vénus em companhia das Três Graças, Mercúrio, Flora, e outras personagens mitológicas.
Em 1481 Botticelli foi chamado a Roma pelo papa Sisto IV para trabalhar, junto com Ghirlandaio e outros artistas, na decoração da Capela Sistina, onde realizou "A Tentação de Cristo" e dois episódios da vida de Moisés, obras que o tornaram famoso.
De regresso a Florença, trabalhou principalmente para a família Medici, tendo integrado os círculos intelectual e artístico da corte de Lourenço, o Magnífico, onde recebeu a influência do neoplatonismo, caracterizado pela união entre o paganismo e o cristianismo. São dessa época algumas das suas obras mais conhecidas, como "Marte e Vénus" e "O Nascimento de Vénus".



Esta última, executada por volta de 1485, representa Vénus sobre uma concha, emergindo da espuma do mar, para simbolizar o nascimento da beleza através do nu feminino. O desenho delicado e o refinado emprego da cor, característicos de Botticelli, alcançaram ali uma expressão perfeita.
A partir de 1490 tornou-se discípulo do monge beneditino Girolamo Savonarola, que pregava a austeridade e a reforma da Igreja. Abandonou então a temática mitológica e substituiu-a por uma outra exclusivamente religiosa da qual fazem parte obras como "Pietà", "Natividade Mística" e "Crucificação Mística", impregnadas de um expressivo sentimento e devoção.

Alfredo Saldanha


terça-feira, maio 16, 2006



A 16 de Maio de 1703 morreu o escritor francês Charles Perrault.
Membro da alta burguesia, Perrault registou as histórias da tradição oral, que falam de princesas, bruxas e fadas e que preenchem o imaginário infantil. “A Bela Adormecida", Cinderela, “O capuchinho Vermelho” e “O gato das Botas” são alguns dos contos registados por Perrault.





A 16 de Maio de 1930 nasceu em Flint, no estado de Michigan a cantora de jazz Betty Carter.





Juan Rulfo nasceu em 16 de Maio de 1918, em Acapulco, no México. É um dos mais emblemáticos escritores da América Latina. Aos 35 anos editou o primeiro livro “El Llano en Llamas ”, uma colecção de 15 contos. Em 1955 saiu “Pedro Páramo”, considerado o livro da Revolução Mexicana. Escreveu ainda “El Gallo de Oro” em 1963 e guiões para cinema. Em 1970 recebeu o Prémio Nacional de Literatura do México e em 1983 o Prémio Príncipe das Astúrias de Letras. Morreu na Cidade do México em 1986.


segunda-feira, maio 15, 2006



O pintor russo Kasimir Malevich (1878-1935) morreu a 15 de Maio de 1935.





Nascido em Kiev, tornou-se um dos mais importantes pioneiros da arte geométrica abstracta, tendo fundado, em 1913, o Suprematismo. Inspirado nas ideias do Futurismo e do Cubismo, este movimento artístico viria a exercer uma forte influência na pintura e na arquitectura, tendo sido grande a sua difusão na Alemanha, sobretudo na produção artística da Bauhaus.
Evoluindo do Cubismo para uma linguagem rigorosamente geométrica, o artista libertou-se das experiências sensoriais originadas pelos dados objectivos da realidade e criou uma pintura pura, baseada em princípios matemáticos, privilegiando formas abstractas e as figuras geométricas mais elementares como equivalentes visuais do mundo interior.
Em 1915, expôs um quadrado negro sobre uma superfície branca ("Quadrado Negro sobre Fundo Branco"), o qual resume as ideias básicas da produção suprematista, ou seja, de uma pintura que coloca em primeiro plano a autonomia da forma como projecto mental, em detrimento dos aspectos técnicos da obra. O elemento suprematista por excelência é o quadrado, mas o pintor russo utilizou também outras figuras geométricas: rectângulos, cruzes, triângulos e círculos, preenchidas com cores fortes e lisas, como o vermelho, laranja e azul, para além do branco e do preto.
Das suas concepções pictóricas, publicadas num conjunto de textos intitulado "Suprematismo", destaca-se a seguinte passagem: "Actualmente, o caminho do homem é através do espaço. O Suprematismo é o semáforo da cor no ilimitado. Abri a clarabóia azul dos limites da cor, penetrai no branco; navegai a meu lado camaradas pilotos neste espaço sem fim. O livre mar branco estende-se aos vossos pés... No vasto espaço do repouso cósmico atingi o mundo branco da ausência dos objectos, que é a manifestação do nada revelado... A experiência pura do mundo sem objecto, o homem devolvido à unidade original em comunhão com o todo, a arte libertada do peso dos objectos".
Completamente liberta da sujeição ao mundo da realidade, a pintura de Malevitch é "um acordo de ritmos que se concretizam no espaço da tela, tal como uma frase musical se realiza no tempo". Esta ideia da aproximação entre a arte e a música é comum a outros artistas da época como Kandinsky e PietMondrian.

Alfredo Saldanha


sexta-feira, maio 12, 2006





A 12 de Maio de 1929 nasceu o pianista e compositor norte-americano Burt Bacharach.

quinta-feira, maio 11, 2006

O criminalista francês Eugene François Vidocq morreu no dia 11 de Maio de 1857. Foi o primeiro director da Sûreté Nationale e é recordado como o primeiro detective privado do mundo. Foi soldado, ladrão, contrabandista, pirata, esteve preso várias vezes, fugiu e durante 10 anos, viveu em Paris como negociante de roupas usadas. Devido às ameaças de denúncia que recebia regularmente, dirigiu-se à polícia e ofereceu-se para disponibilizar informações em troca da liberdade definitiva. Montou um escritório num edifício da Petit Rue Saint-Anne e empregou antigos condenados. Num ano, Vidocq e seus auxiliares prenderam 812 assaltantes. Colocava regularmenteos seus homens na prisão, de forma a obter informações. Vidocq, foi afastado da investigação em 1833, pelo chefe da polícia Henri Gisquet, que não queria uma força policial formada por antigos condenados. Tornou-se então negociante, escritor e começou a vender ideias para grandes romancistas. A história deste personagem do mundo do crime parisiense pode ser lida na autobiografia, Mémoires de Vidocq.


terça-feira, maio 09, 2006






Ulrike Meinhof morreu na Alemanhã no dia 9 de Maio de 1976.

segunda-feira, maio 08, 2006



Em 8 de Maio de 1903 morreu o pintor francês Paul Gauguin (1848-1903). Iniciou a sua actividade artística com os pintores impressionistas mas, no Verão de 1886, abandonou Paris e foi viver na aldeia de Pont-Aven (Bretanha), onde começou a desenvolver o Sintetismo ou Pintura Sintética, uma doutrina pictural caracterizada pela utilização de grandes superfícies de cores vivas e lisas, e pela simplificação das formas, geralmente delimitadas por fortes contornos a preto, técnica que ficou conhecida por Cloisonnisme.



A "Visão Após o Sermão", também conhecida por "A Luta de Jacob e do Anjo", constitui a realização mais notável da nova teoria. No plano de fundo deste quadro trava-se a luta entre o Anjo e Jacob. Um tema do quotidiano - mulheres a sair de uma igreja - foi aqui combinada com uma cena sobrenatural. Toda a simbologia da composição é dada pelas formas simplificadas e pela cor plana que caracterizam as artes primitivas. A fé simples dos aldeões inspirou-lhe também "Cristo Amarelo", onde a figura do Redentor, tal como a mostram os calvários bretões, aparece a um grupo de mulheres. Em ambos os casos, não procurou reproduzir a realidade, mas estados de espírito. Na verdade, as superfícies de cores irreais, como o vermelho do fundo ou das copas das árvores, pretendem transmitir um ambiente sobrenatural e uma atmosfera visionária, com as figuras de Cristo ou de Jacob e o Anjo surgindo como uma aparição.

Cansado da civilização europeia, e ansioso por encontrar a pureza original e primordial, partiu em Abril de 1891 para o Tahiti, onde se instalou numa zona de floresta virgem, na companhia da jovem Tehura. Nas obras que então produziu, empenhou-se em retratar a população nativa e as suas vivências. Os próprios títulos, em língua maori, assumem um valor linguístico semelhante ao das imagens e revelam até que ponto o artista se inseriu na cultura indígena. Essas telas, de formas estilizadas e cores puras e vibrantes, para além de se enquadrarem no espíritosimbolista do seu autor, reflectem uma concepção pictórica que, pela sua novidade e audácia, se encontra na origem de certas tendências da arte moderna como o Fauvisme e o Expressionismo.



O sonhado "paraíso selvagem" de Gauguin está, de certo modo, representado no mundo isterioso de "Arearea" (na imagem), "Quando Te Casas?" ou em "Ta Matete", e em muitos outros uadros nos quais procurou sublinhar a oposição entre o mundo civilizado e a autenticidade primitiva que o autor perseguiu ao longo de quase toda a sua existência.
Durante uma curta estada em Paris (de 1893 a 1895), tentou conquistar os franceses para a magia das ilhas do Pacífico Sul, através de uma exposição que teve lugar na galeria Durand-Ruel. Mas a sua arte não correspondia ao gosto do público e a crítica acusou-o de apresentar a realidade primitiva de um modo brutal e de violar os princípios mais elementares do desenho.
De novo no Tahiti, iniciou um período em que os problemas de saúde e o agudizar das eternas dificuldades económicas o conduziram a um grande desalento, reflectido nas obras que então produziu. A ideia do suicídio começou então a persegui-lo, mas uma grande força anímica ainda lhe permitiu transmitir uma última mensagem através da obra "De onde vimos? O que somos? Para onde vamos?".



Neste trabalho, de inspiração tipicamente simbolista, formulou a questão angustiante da vida e o significado profundo do amor e da morte, ou seja, as grandes interrogações existencialistas que a Humanidade desde sempre tem colocado a si mesma e às quais tem dificuldade em dar resposta. Depois deste "testamento" tentou envenenar-se com arsénico, mas a dose foi excessiva e o veneno foi rejeitado pelo estômago. Em 1901 mudou-se para uma ilha das Marquesas, em busca de um lugar ainda mais primitivo e, dias antes de morrer, em Maio de 1903, recebeu uma carta do seu amigo Monfreid onde se podia ler, a determinado passo: "...o senhor é um artista fascinante e misterioso que envia do Oceano Pacífico as suas obras confusas, mas inigualáveis. São criações de um grande homem... o senhor goza da imunidade dos Grandes, entrou definitivamente na História da Arte."

Alfredo Saldanha











sábado, maio 06, 2006




O cantor norte-americano Jeff Buckley morreu no dia 29 de maio de 1997, afogado no Wolf River, um afluente do rio Mississippi, em Memphis no Tennessee (EUA).

sexta-feira, maio 05, 2006



No dia 5 de Maio 1821 morreu Napoleão Bonaparte. Figura incontornável da política do século XIX, liderou a França durante 15 anos, conquistando parte considerável do continente europeu.



A 5 de Maio de 1813 nasceu o filósofo dinamarquês, Soren Kierkegaard. Fundador do existencialismo religioso criticou os teólogos da época por racionalizarem o cristianismo, sustentando que a fé é importante exactamente por ser irracional, e até mesmo absurda. O conceito de angústia é um dos pilares da filosofia de Kierkegaard.






Em 1818, neste dia, Nasceu o economista e filósofo alemão Karl Marx. Com Friedrich Engels escreveu o Manifesto do Partido Comunista. A sua principal obra é “O Capital”, onde decifra o funcionamento do sistema capitalista a partir da luta de classes. “O Capital” foi a base teórica da revolução russa de Outubro de 1917.

quinta-feira, maio 04, 2006



A 4 de Maio de 1929 nasceu em Bruxelas, na Bélgica, a actriz Audrey Hepburn

quarta-feira, maio 03, 2006


No dia 3 de Maio de 1928 nasceu na Carolina do Sul (USA) o cantor James Brown

terça-feira, maio 02, 2006



Leonardo da Vinci (1452-1519) morreu em 2 de Maio de 1519.
Considerado um modelo do homem ideal do Renascimento, foi arquitecto, escultor, músico, escritor e engenheiro, tendo ainda manifestado o seu génio em domínios como a matemática, a física, hidráulica, ciências naturais, aerodinâmica e astronomia. Elaborou projectos que, em grande parte dos casos, esperaram séculos antes de serem concretizados como o carro de assalto, o submarino, o planador, etc. O seu ideal era o mesmo de todos os homens do Renascimento: atingir a verdade através da observação e da experiência, desprezando o "saber livresco" do passado.
Nasceu em 1452, na pequena aldeia italiana de Vinci. Criado pelos avós, desde criança deu mostras de um talento invulgar resolvendo difíceis problemas de matemática e engenharia, mas os seus desenhos eram ainda mais promissores. Sob a orientação de Verrocchio, um dos principais pintores e escultores de Florença, estudou escultura, engenharia e pintura, domínio onde viria a conquistar um lugar inconfundível no panorama do Cinquecento italiano. Para além de ser um dos primeiros italianos a usar o óleo com mestria, conseguindo um acabamento de primeira qualidade, possuía uma técnica pessoalíssima na distribuição da sombra e da luz, envolvendo as suas figuras numa penumbra subtil através do sfumato, um processo que confere à pintura grande suavidade e mistério. Este carácter misterioso é muitas vezes acentuado pelas estranhas paisagens que servem de fundo aos seus quadros.
Muitas das obras que pintou ficaram inacabadas. Leonardo tinha mesmo fama de não entregar as encomendas pois, logo que resolvia o problema de uma composição, ou experimentava uma técnica, perdia o interesse pela obra e partia para novo desafio.





Uma das suas pinturas mais conhecidas é "A Ceia" do refeitório de Santa Maria delle Grazie, em Milão. O artista procurou dar a ilusão de que o aposento onde se passa a Ceia é uma espécie de extensão do refeitório, cujos muros laterais são prolongados pelas paredes apresentadas na pintura. Toda a composição está centrada na figura de Cristo - perfeitamente destacada na claridade da grande janela do centro - cuja cabeça se encontra exactamente no ponto de convergência das linhas das paredes e do tecto. O próprio frontão circular que sobrepõe a dita janela, tem por finalidade chamar a atenção sobre a divina figura.
O pintor escolheu o momento dramático em que Jesus acaba de dizer: "um de vós me atraiçoará" e procura captar as reacções de cada um dos Doze com uma subtileza psicológica sem precedentes. Os apóstolos exteriorizam a perturbação provocada por aquelas palavras através de gestos que revelam espanto, angústia, indignação, protesto e incredulidade. Nas extremidades reina uma calma relativa, porque ainda não se aperceberam das palavras do Mestre, mas a intensidade dramática aumenta à medida que a cena se aproxima da figura de Jesus, cuja serenidade contrasta com a agitação dos discípulos. Só Judas compreende o significado exacto daquelas palavras e, sentindo-se descoberto, todo o seu corpo revela inquietação, perfeitamente exteriorizada no brusco recuo da figura e na mão que aperta nervosamente a bolsa.
Leonardo da Vinci sintetiza, nesta obra, uma das qualidades que, no seu entender, deveria caracterizar a pintura: "A figura mais louvável é aquela que, pela sua acção, melhor revela os estados de alma" . Mas o artista considerava também que "uma boa pintura é aquela onde se cria a ilusão da terceira dimensão". Concretizou essa ideia, por exemplo, em "A Virgem dos Rochedos", uma obra de que se conhecem duas versões.





Modeladas pela luz, as quatro figuras surgem perante os nossos olhos em relevo, como se possuíssem três dimensões, apesar de estarem desenhadas numa superfície plana. As atitudes foram escolhidas com cuidado e os gestos das mãos criam uma ligação entre os personagens, estabelecendo a unidade do grupo. Também podemos observar aquele tipo feminino de rosto amendoado e queixo pequeno, algo misterioso e enigmático, de olhar baixo e meio sorriso, tão comum em Leonardo, além do não menos característico dedo que parece apontar para além do que é visível.
Algumas destas qualidades repetem-se na "Mona Lisa" ou "Gioconda", provável retrato de Lisa del Giocondo, a esposa de Francesco del Giocondo. Envolvida por uma paisagem fantástica, a figura de meio corpo encontra-se voltada a três quartos e tem as mãos cruzadas sobre o espaldar de uma cadeira. O rosto amendoado corresponde ao tipo feminino acima descrito, enquanto o sorriso enigmático e o olhar, marcado por uma leve melancolia, procuram traduzir um subtilíssimo estado de alma.
Adquirida pelo rei de França, Francisco I, esta obra fez parte da decoração do quarto de Napoleão, tendo sido depois incluída no recheio do Museu do Louvre, onde ainda se encontra. Isto apesar de ter sido roubada, em 1911, por um italiano que a pretendia restituir a Florença. Ao longo de muitas gerações, tornou-se objecto de um verdadeiro culto, tendo sido copiada vezes sem conta, mas, ao mesmo tempo, foi caricaturada e sofreu muitos ataques por parte dos vanguardistas do séc. XX, pelo seu papel simbólico de máximo expoente de uma arte tradicional. Malevitch riscou com duas cruzes uma reprodução e o dadaísta Marcel Duchamp colocou-lhe bigodes e uma sigla irreverente (L.H.O.O.Q.), que em francês se lê foneticamente "Elle a chaud au cul" (Ela tem calor no rabo). Outra pintura famosa, "A Virgem, o Menino com o Cordeiro e Santa Ana", resume praticamente as grandes inovações da pintura do Primeiro Renascimento: uso da perspectiva e terceira dimensão, conquista do volume, naturalismo do fundo e estrutura em forma de pirâmide. A composição parece ainda matematicamente elaborada segundo determinadas linhas-força: os braços da Virgem e do Menino situam-se num plano oblíquo, contrabalançado por outro em que se inscrevem as patas do cordeiro, o tronco da Virgem e do Menino, o braço e pés de Santa Ana.
Finalmente, a técnica do sfumato confere ao conjunto aquela suavidade e ar de mistério tão característicos das obras de Leonardo.

Alfredo Saldanha

segunda-feira, maio 01, 2006


MEIO DIA

O sol aqui não brinca - furioso sol, omnipotente,
com suas sobrancelhas unidas, seu queixo quadrado,
com seu tronco peludo nu até ao mar.

Um mês, dois meses, muitos meses -
contámo-los carregando ao ombro a pedra e o medo,
dando estalos com o nó dos dedos no bojo do cântaro
para escutar o som da água
como escutamos por detrás da porta a voz da mulher
como escuta a mulher a voz até da mais pequenina estrela
como escuta a estrela o balido do entardecer.

O meio dia é sempre muito grande
como um Domingo no campo sem crianças
- de manhã à noite dura o meio dia.

Se tivéssemos menos sede não pensaríamos nisso,
se houvesse uma árvore numa encosta ou no cume da ilha,
se houvesse um punhado de sombra, menos amargor, menos injustiça.

Não recordamos a forma da árvore - será acaso
como uma grande bandeira de água?
será como um obrigado que alguma vez te disseram?
será como uma mão querida que encontra a tua mão?

Depois de amanhã plantaremos milhares de árvores.

Yannis Ritsos



Born May 1, 1909, Monemvasia, Greece