quarta-feira, maio 31, 2006






Em 31 de Maio de 1885 nasceu Vladimir Tatlin (1885-1953), considerado o símbolo do modernismo e da vanguarda da arte soviética.
Pintor, escultor e arquitecto, graduou-se em 1910 na Academia de Belas-Artes de Moscovo. Três anos mais tarde viajou para Paris, onde conheceu a obra de Pablo Picasso.
Regressado à capital soviética, começou a construir "assemblages" abstractas de metal, arame, madeira, plástico e vidro, utilizando uma técnica semelhante à colagem cubista. A primeira exposição que realizou, em 1915, mostrava obras que mais pareciam construções de engenharia do que esculturas.
Em 1920, juntamente com os irmãos Anton Pevsner e Naum Gabo, publicou o manifesto Realista, onde se expunham os princípios estéticos de um novo movimento de tendência abstracta conhecido por Construtivismo. Inspirado pelo Cubismo e pelo Futurismo, e entendendo a obra de arte como uma construção, aquele movimento acabou por reflectir-se em quase todas as disciplinas artísticas, desde a arquitectura à pintura, vestuário, tipografia, artes aplicadas, cenografia, cinema, ballet, mobiliário e desenho industrial.
Após a Revolução de 1917, Tatlin trabalhou usando a arte como instrumento de educação do povo e ganhou fama ao projectar o Monumento à Terceira Internacional, constituído por uma alta torre alta de ferro, vidro e aço.
Decepcionado com a rejeição do modernismo por parte dirigentes soviéticos nos
anos 30, passou a trabalhar como cenógrafo. Faleceu em Moscovo com 71 anos.

Alfredo Saldanha