sexta-feira, maio 26, 2006



A 26 de Maio de 1799 nasceu em Moscovo Alejandro Pushkin.




Poeta romântico russo, Pushkin ficou na história não só pela obra, mas também pela história de vida.
No Liceu Imperial, onde estudou até 1818, tomou contacto com as ideias "proibidas" da Revolução Francesa. Pregou a destituição do Governo e viveu uma vida boémia em São Petersburgo antes de rumar para o sul da Rússia, onde conheceu a realidade dos camponeses. Viajou pelo Cáucaso e pela Criméia.
Trabalhou como funcionário de baixo escalão do Governo, e em 1929 integrou o Exército Russo e foi combater os turcos no Cáucaso. Mesmo na frente de batalha não abandonou as ideias "revolucionárias", razão pela qual o Czar Nicolai manda que Pushkin se retire do combate.
Em 1931 casou-se com Natália Gontcharova, filha de um falido fabricante de papel. Entrou novamente no funcionalismo público, trabalhando nos arquivos da história de Pedro, o Grande. A Sra. Pushkin passou a frequentar a Corte de São Petersburgo, atraindo a atenção de alguns admiradores, entre eles, o Barão Dantés, um oficial estrangeiro da Cavalaria. Pushkin desafiou-o para um duelo. Para escapar o Barão casou-se com a irmã mais velha de Natália, mas o poeta não desistiu e marcou o duelo para as 16 horas e 30 minutos do dia 27 de Janeiro de 1837, na Ponte Troitzki. O barão Dantes num acto de deslealdade atingiu Pushkin pelas costas. Alejandro Pushkin morreu em consequência do ferimento a 10 de Fevereiro. Tinha 37 anos.




A 26 de Maio 1920 nasceu a cantora Peggy Lee, uma das mais conhecidas vozes do jazz e dos blues.