sexta-feira, setembro 29, 2006




Miguel de Cervantes nasceu perto de Madrid a 29 de Setembro de 1547.

quinta-feira, setembro 28, 2006




A 28 de Setembro de 1891 morreu Herman Melville.



A 28 de Setembro de 1966 morreu André Breton.

quarta-feira, setembro 27, 2006

Comemora-se hoje o nascimento da Deusa Atena, deusa grega da sabedoria, do ofício, da justiça, da inteligência e da guerra justa.


Atena, Deusa patrona de Atenas, está associada à força e à virtude.

terça-feira, setembro 26, 2006



Em 26 de Setembro de 1791, nasceu em Rouen (França) o pintor Theodore Géricault (1791-1824). Com cinco anos de idade mudou-se com a família para Paris onde frequentou o liceu, tendo revelado desde muito cedo o gosto pela pintura. Os seus primeiros trabalhos mostram influência do artista pré-romântico Antoine Gros e de Carle Vernet que o iniciou na pintura de temas equestres.
Depois de uma viagem a Itália onde se interessou pela pintura dos artistas do Renascimento, regressou a Paris e iniciou a preparação daquela que viria a ser a sua obra mais famosa: a "Jangada do Medusa" (na imagem).


Trata-se de um quadro a óleo de grandes dimensões, inspirado no naufrágio do navio Medusa, em 1816, acontecimento trágico que provocou numerosas vítimas e um escândalo político em França.
O pintor retratou o momento em que, numa jangada improvisada, os sobreviventes do naufrágio avistam um navio e manifestam a sua alegria na esperança de serem salvos. Apesar de não ter sido bem aceite no Salão de Paris de 1819, esta tela não se afasta das normas académicas e da técnica tradicional, tais como as grandes dimensões da obra, a importância dada ao desenho em detrimento da cor e o gosto pelo nu. No entanto, o dramatismo da composição, realçado pelos grandes contrastes de luz-sombra e o realismo daquelas figuras disformes, moribundas, eram completamente novos e anunciavam já os ideais da pintura romântica e realista.
Estas tendências irão manifestar-se de maneira ainda mais acentuada na sua fabulosa galeria de retratos de marginais e escravos negros ou no fascínio mórbido pelos doentes mentais recolhidos em hospitais psiquiátricos ("Retrato de Louca" - na imagem).



O artista deixou também numerosos desenhos, litografias e pinturas de cavalos e de cenas equestres, uma temática que herdou de Carle Vernet e que o apaixonou durante toda a vida.
Morreu em Paris, a 26 de Janeiro de 1824, com a saúde debilitada em consequência da queda de um cavalo. Deixou uma obra rica e variada, testemunhando o interesse pelo ser humano e introduziu na pintura o movimento, a cor e os temas realistas. Estes aspectos seriam retomados e desenvolvidos por Delacroix, seu herdeiro espiritual, e por uma nova escola: o Romantismo.

Alfredo Saldanha

segunda-feira, setembro 25, 2006



Em 25 de Setembro de 1599, nasceu em Lugano (Suiça) Francesco Borromini (1599-1667), um dos maiores arquitectos do barroco italiano.
Tendo estudado em Milão, mudou-se para Roma em 1614 para trabalhar na Basílica de São Pedro, sob a direcção de seu tio Carlo Maderna. Quando este faleceu, em 1629, trabalhou com Gianlorenzo Bernini na construção do famoso Baldaquino de São Pedro. Ficaria para a história a forte rivalidade entre estes dois artistas que foram responsáveis por algumas das mais importantes realizações da arte barroca em Roma.
Entretanto, o mecenato do Papa Inocêncio X permitiu-lhe ter uma actividade autónoma, iniciada com a construção da Igreja de S. Carlos das Quatro Fontes, um projecto inovador que obedece a uma extravagante planta elíptica, achatada em quatro locais pontuados por fontes.



A busca contínua de formas originais levaram-no à criação de outras fachadas cheias de movimento como a do Oratório do Convento dos Padres Filippini, onde, para além da linha ondulante, é perfeitamente detectável a alteração sistemática do formulário clássico: frontões transformados, cornijas interrompidas, novos tipos de óculos e janelas, etc.
Ainda durante o pontificado de Inocêncio X, recebeu o encargo de transformar a Igreja de S. João de Latrão. O artista conciliou a exigência de conservação da antiga basílica, com os problemas estruturais cobrindo as antigas colunas de granito com amplas pilastras.
Uma das suas obras mais conhecidas é, com certeza, a elegande fachada e os campanários gémeos da Igreja de Santa Inês, na Praça Navona, que parece rivalizar com a Fonte dos Quatros Rios, de Bernini que lhe fica mesmo defronte.

Os historiadores descrevem Borromini como uma pessoa solitária, impulsiva, melancólica e muito irascível. O seu carácter depressivo e a crescente frustação derivada dos sucessos do seu arqui-rival e de uma série de problemas, entre os quais as divergências com Inocêncio X, conduziram-no ao suicídio.

Alfredo Saldanha

sexta-feira, setembro 22, 2006




A 22 de Setembro de 1908 era reconhecida a liberdade da Bulgária.


quinta-feira, setembro 21, 2006






Em 21 de Setembro de 1904 nasceu em Leipzig, Alemanha, Hans Hartung (1904-1989), famoso pintor da modernidade.
Estudou nas academias de Leipzig e Dresden e, desde cedo, mostrou interesse pela pintura não figurativa. A fim de escapar ao nazismo mudou-se para Paris, em 1935. Alistou-se na Legião Estrangeira e lutou durante a Segunda Guerra Mundial em África, sob as ordens do general De Gaulle.
Terminada a guerra voltou a dedicar-se à pintura, tendo-se tornado uma das figuras mais importantes do Informalismo, a corrente europeia que corresponde ao Expressionismo Abstracto norte-americano. Adoptou a "pintura de acção" (Action Painting) obtida através da rápida e por vezes brutal aplicação de cores sobre a tela, onde a espontaneidade do gesto, directamente ligada aos instintos psíquicos, substituía a tradicional atenção aos aspectos formais.
Também utilizou a técnica do dripping ou drip painting que consistia em salpicar a tela com borrifos coloridos, explorando as manchas casualmente obtidas. A tela começava por ser estendida no solo, sendo depois coberta com pingos de tinta ou colocada na vertical para permitir que a força da gravidade criasse não-formas imprevisíveis... Outro processo era deixar que a tinta escorresse de uma lata furada transportada sobre a tela. Por vezes misturou as tintas com gesso, ou substituiu-as simplesmente por materiais como o alcatrão, a que juntava cimento, pedaços de madeira queimada, etc.
Em todos estes processos, a pintura deixa de obedecer a qualquer preocupação de carácter estético para se tornar, simplesmente, fruto de um impulso ou de uma vitalidade desenfreada, graças aos quais a mão, o braço e todo o corpo do artista se libertam da vontade e da mente.
Após o sucesso de sua primeira exposição em Paris (1947), seguiram-se outras na Europa e Estados Unidos. Conquistou o grande prémio da Bienal de Veneza de1960.

Morreu em Antibes, França, em 1989.

Alfredo Saldanha

quarta-feira, setembro 20, 2006



No final dos anos 30 o ministro da Instrução Pública e de Belas Artes francês, criou um Festival de Cinema Internacional, com o intuito de contrariar a atitude conservadora em relação à Mostra de Cinema de Veneza por parte dos governos fascistas italiano e alemão. Escolhida a cidade de Cannes, na Cote D’Azur, o Festival começou a 1 de Setembro de 1939, com Louis Lumiére como Presidente do Júri, mas foi cancelado dois dias depois em consequência da declaração de Guerra da França e o Reino Unido à Alemanha.
O Festival de Cannes começou em 1946, já depois de terminada a II Guerra Mundial. A abertura aconteceu a 20 de Setembro.


O festival de Cinema de Cannes decorre todos os anos, no mês de Maio. O vencedor da Palma de Ouro da edição 2006 foi “The Wind That Shakes the Barley” de Ken Loach, uma longa metragem que aborda a guerra da independência irlandesa, iniciada com a revolução de 1916 e que desencadeou numa guerra civil em 1920.





terça-feira, setembro 19, 2006




A 19 de Setembro de 1886 morreu em Frankfurt, na alemanha Edward Jakob von Steinle, pintor romântico, nascido em Viena no início do século XIX.

segunda-feira, setembro 18, 2006




September 18, 1970, Jimi died in London from inhaling his own vomit.

sexta-feira, setembro 15, 2006




Agatha Christie nasceu a 15 de Setembro de 1890, na Grã-Bretanha.


quinta-feira, setembro 14, 2006




Arrigo Barnabé nasceu em Londrina, no Brasil a 14 de Setembro de 1951.

quarta-feira, setembro 13, 2006



Em 13 de Setembro de 1431 morreu Andrea Mantegna (1431-1506), um dos maiores pintores italianos do Renascimento.
Nasceu em Carturo, perto de Vicenza e iniciou a formação artística aos onze anos na oficina de Francesco Squarcione, um pintor de Pádua. A sua carreira viria a ser depois influenciada por Giovanni Bellini, Paolo Ucello, Filippo Lippi, Donatello e outros artistas da escola de Florença.
Trabalhou em Verona, Mântua e Roma. Em Verona pintou uma Madona com anjos e santos para o altar da igreja de São Zeno Maior. Em Mântua, a convite do Marquês Ludovico Gonzaga, realizou uma das suas obras mais conhecidas: a decoração da Câmara dos Esposos, com uma série de afrescos que incluem retratos de membros da família Gonzaga. No tecto pintou um grande óculo, qual abertura para um céu azul, em cujos bordos se juntam diversas pessoas e
animais que parecem olhar para o interior.


O extraordinário ilusionismo espacial conseguido é, no fundo, uma exibição da perspectiva, de modo a provocar a ilusão óptica.
Em 1488, foi chamado a Roma pelo Papa Inocêncio VIII para pintar os afrescos da capela do Belvedere, no Vaticano. O pintor aproveitou a estadia em Roma para estudar os monumentos antigos e regressou a Mântua dois anos depois. A despeito de vários problemas de saúde, ainda pintou Madona da Caverna, São Sebastião e o famoso Lamentação sobre Cristo Morto, provavelmente realizado para a sua própria capela funerária. Também a Madona da Vitória, hoje no Louvre, pertence a esta fase.
Em 1497 recebeu de Isabella d'Este a tarefa de ilustrar as paredes de seus aposentos privados no palácio Ducal, com cenas mitológicas.

Para além da obra magnífica que realizou como pintor, Mantegna foi também excelente gravador, embora esta faceta do seu génio artístico seja um pouco obscura por não ter assinado os trabalhos. Existem cerca de trinta gravuras executadas em folhas de cobre que lhe são atribuídas, cujas principais figuras são Triunfos Romanos, Bacanais, Deuses Marinhos, Judite com a cabeça de Holofenes e Deposição da Cruz.
Após a morte de sua esposa, Mantegna ainda foi pai, em idade avançada, de um filho natural, Giovanni Andrea. Quando morreu, em 13 Setembro de 1506, os filhos erigiram-lhe um monumento sobre a sepultura, na igreja de Santo André de Mântua.

Alfredo Saldanha


terça-feira, setembro 12, 2006



JOHNNY CASH morreu a 12 de Setembro de 2003

Infamous early photo of Johnny Cash, used in an add in Billboard magazine in 1998 after Cash won a Grammy for Best Country Album.

segunda-feira, setembro 11, 2006



9/11


1973 - O Presidente Chileno Salvador Allende morre em defesa do palácio presidencial das tropas do general Pinochet.


2001 - Os Estado Unidos da América sofrem um atentado terrorista, reivindicado pela Al Qaeda, liderada por Osama Bin Laden.

sexta-feira, setembro 08, 2006




No dia 8 Setembro de 1873 nasceu Alfred Jarry. Poeta, dramaturgo e romancista francês, é autor da saga Rei Ubu. Esta obra antecipou o surrealismo, o teatro do absurdo e os movimentos anti-literários do século século XX. Na personagem Ubu, Jarry denuncia a estupidez e avareza da burguesia. Inspirado no intuicionismo de Bergson, criou a patafísica, a ciência das soluções imaginárias.


quinta-feira, setembro 07, 2006



7 de Setembro


1822
O infante D. Pedro, filho do rei D. João VI, proclamava a independência do Brasil.

1974
O estado Português e a Frente de Libertação de Moçambique assinavam os Acordos de Lusaca.

1994
As forças armadas dos Estados Unidos da América fecharam o Quartel-General que mantinham em Berlim, dando fim à presença militar dos aliados na capital da Alemanha.
1999
O Parlamento Alemão, reunia-se pela primeira vez em Berlim, desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

quarta-feira, setembro 06, 2006




A 6 de Setembro de 1904 nascia o poeta português Pedro Homem de Melo.

terça-feira, setembro 05, 2006




Auguste Comte morreu a 5 de Septembro de 1857

segunda-feira, setembro 04, 2006




A 4 de Setembro de 1907 morreu o compositor norueguês Edvard Grieg.

sexta-feira, setembro 01, 2006

Luis XIV por Rigaud


Luís XIV, o Rei Sol, morreu a 1 de setembro de 1715 em Versailles. Símbolo da monarquia absolutista, reinou na França durante 72 anos.
Filho de Luís XIII e Ana da Áustria, sucedeu ao pai em Maio de 1643, com apenas quatro anos e oito meses de idade. A mãe, tornou-se regente do reino e confiou todos os poderes do estado ao cardeal italiano Jules Mazarin, continuador da obra de Richelieu e odiado pela maioria dos círculos políticos franceses. Em 1948 os nobres insurgiram-se contra ele e contra a Coroa. Terminada a Guerra dos 30 Anos começou em França uma longa guerra civil, conhecida como "La Fronde", período durante o qual a família real passou graves privações e humilhações.
Aos 13 anos Luís XIV assumiu o trono francês. Em 1660 casou contra vontade com Marie-Thérèse da Austria, filha do rei espanhol. O Tesouro Real já estava perto da falência quando Luís XIV assumiu o poder, mas as despesas da não diminuíram. O rei despendia somas exorbitantes em festas faustosas. Mandou construir novos palácios, entre os quais o Palácio Versailles, a residência real mais luxuosa de toda a Europa.



Ergueu grandes monumentos, foi patrono das artes, protector de Moliére e Jean Racine. Durante o seu longo reinado reorganizou e equipou o exército francês tornando-o o mais poderoso da Europa. Iniciou guerras contra a Áustria, os Países Baixos, a Espanha e o Luxemburgo e opôs as nações católicas às protestantes.
A concepção da realeza alcançou com Luís XIV uma elevada expressão: um monarca só é responsável diante de Deus e não compartilha com ninguém o seu poder: “L’etat c’est moi” dizia.



Neste dia um de Setembro em 1939 as tropas alemãs invadiram a Polónia. Dois dias depois, a Inglaterra e a França declararam guerra à Alemanha, dando início à Segunda Guerra Mundial.