sexta-feira, setembro 01, 2006

Luis XIV por Rigaud


Luís XIV, o Rei Sol, morreu a 1 de setembro de 1715 em Versailles. Símbolo da monarquia absolutista, reinou na França durante 72 anos.
Filho de Luís XIII e Ana da Áustria, sucedeu ao pai em Maio de 1643, com apenas quatro anos e oito meses de idade. A mãe, tornou-se regente do reino e confiou todos os poderes do estado ao cardeal italiano Jules Mazarin, continuador da obra de Richelieu e odiado pela maioria dos círculos políticos franceses. Em 1948 os nobres insurgiram-se contra ele e contra a Coroa. Terminada a Guerra dos 30 Anos começou em França uma longa guerra civil, conhecida como "La Fronde", período durante o qual a família real passou graves privações e humilhações.
Aos 13 anos Luís XIV assumiu o trono francês. Em 1660 casou contra vontade com Marie-Thérèse da Austria, filha do rei espanhol. O Tesouro Real já estava perto da falência quando Luís XIV assumiu o poder, mas as despesas da não diminuíram. O rei despendia somas exorbitantes em festas faustosas. Mandou construir novos palácios, entre os quais o Palácio Versailles, a residência real mais luxuosa de toda a Europa.



Ergueu grandes monumentos, foi patrono das artes, protector de Moliére e Jean Racine. Durante o seu longo reinado reorganizou e equipou o exército francês tornando-o o mais poderoso da Europa. Iniciou guerras contra a Áustria, os Países Baixos, a Espanha e o Luxemburgo e opôs as nações católicas às protestantes.
A concepção da realeza alcançou com Luís XIV uma elevada expressão: um monarca só é responsável diante de Deus e não compartilha com ninguém o seu poder: “L’etat c’est moi” dizia.



Neste dia um de Setembro em 1939 as tropas alemãs invadiram a Polónia. Dois dias depois, a Inglaterra e a França declararam guerra à Alemanha, dando início à Segunda Guerra Mundial.