terça-feira, agosto 22, 2006


Em 22 de Agosto de 1806 morreu Jean-Honoré Fragonard (1732-1806), um dos mais genuínos representantes pintura do rocócó francês.
Nascido em Le Grasse, na Provença, viajou em 1752 para Roma onde pintou paisagens da cidade e das regiões vizinhas, dentro de um estilo académico que marcou a maior parte da sua obra.
Regressado a França preferiu temas de carácter frívolo e banal que reflectem de modo perfeito o espírito despreocupado e ligeiro dos meios aristocráticos e burgueses do séc. XVIII, tais como cenas galantes de baile e sedução, ambientes de contos de fada, parque edílicos ou refeições campestres, à mistura com referências mitológicas e alegóricas, onde estão sempre presentes a teatralidade e o erotismo.
Entre as técnicas que mais utilizou contam-se a aguarela e o pastel. Perfeitamente coerente com o Rocócó, pela sua delicadeza, o pastel é um processo de pintura que se baseia no emprego de pequenos lápis coloridos compostos por pigmentos secos, de origem mineral (giz, carvão, ocre).


Em temas eróticos, como "O Beijo Furtivo" e "O Baloiço" (na imagem), Fragonard conseguiu criar cenas cheias de encanto com uma pincelada solta e vibrante que parece anunciar o impressionismo, especialmente o de Renoir. A sua clientela foi a burguesia, se bem que também tivesse trabalhado para Madame Du Barry e Madame Pompadour.

Alfredo Saldanha