terça-feira, agosto 15, 2006


René Magritte com as suas imagens arbitrárias e desconcertantes, foi um dos principais representantes da vertente onírica do Surrealismo. A estética surrealista formou-se em Paris em 1924 e foi teorizada por um grupo de poetas, encabeçados por André Breton. O seu principal objectivo foi a descoberta do Homem nas suas dimensões mais profundas, ou seja, das ideias produzidas no mundo do subconsciente e do inconsciente, entretanto descoberto pela Psicanálise.


Oriundo da cidade de Lessines, na Bélgica, Magritte foi marcado, muito jovem, pela obra de Giorgio De Chirico, criador da pintura metafísica, e começou a interessar-se pelas representações subconscientes. Numa viagem a Paris, entrou em contacto com André Breton e aderiu definitivamente ao grupo surrealista.


A precisão técnica, quase obsessiva, é uma das características da pintura de Magritte, mas este naturalismo da representação contrasta fortemente com o seu carácter simbólico. Ele próprio tinha uma definição para a sua arte: "É assim que me dedico à pintura – para evocar com as imagens desconhecidas do conhecido, ou seja, do mistério absoluto do visível e do invisível".


René Magritte morreu no dia 15 de Agosto de 1967 em Bruxelas.


Alfredo Saldanha