quinta-feira, agosto 17, 2006




Em 17 de Agosto de 1955 morreu Fernand Léger (1881-1955), pintor francês que pertenceu ao grupo fundador do movimento cubista.
Na realidade e por estranho que pareça, o Cubismo não foi revelado ao grande público por Picasso ou Braque, mas sim por Léger, Gleizes, Metzinger e outros jovens pintores, cujas telas foram expostas na famosa Sala 41 do Salão dos Independentes de Paris, em 1911.
Fernand Léger, nasceu na Normandia e iniciou a sua formação artística como aprendiz de um arquitecto em Caen. Rumou depois a Paris e estudou na Escola de Artes Decorativas e na Academia Julien. Recebeu a influência da pintura impressionista e dos "fauve", mas seria a arte de Cézanne que lhe forneceu a base para a construção de uma nova concepção pictórica: a tradução do mundo visível em linguagem geométrica e volumétrica. Pertenceu ao famoso "Grupo de Puteaux", no qual também participaram Picabia, os irmãos Duchamp e o casal Delaunay, responsáveis pela tendência cubista do Orfismo.
Em 1914, com o início da Primeira Grande Guerra, Léger foi recrutado para as trincheiras. Terminado o conflito a sua pintura passou a reflectir a admiração por aspectos do mundo industrializado e mecanizado através de formas cónicas e cilíndricas que, por se assemelharem a tubos, levaram um crítico da época a designá-lo, ironicamente, de "tubista".
Durante a Segunda Guerra, refugiou-se nos Estados Unidos, onde foi professor na Universidade de Yale e no Mills College. Voltou à França em 1945 onde, além de mosaicos e vitrais para igrejas, trabalhou em decoração e desenhou figurinos de balet. Morreu em 1955, em Gif-sur-Yvette, na França.

Alfredo Saldanha