quarta-feira, agosto 23, 2006


Em 23 de Agosto de 1977 faleceu Naum Gabo (1890-1977), escultor russo pioneiro do Construtivismo.
Inspirado no Cubismo e na pintura de Kandisky, este movimento artístico de vanguarda, nascido na Rússia em 1913, esteve inicialmente ligado à escultura mas passou depois a envolver outras manifestações artísticas.
Formado em Medicina, Naum Gabo cedo trocou a carreira de médico pela arte. Em 1913 visitou seu irmão António Pevsner que estudava em Paris, tendo estabelecido contacto com as mais recentes tendências vanguardistas da época.
De volta à Rússia, em 1917, passou a dedicar-se à arte e à política. Em 1920, juntamente com o irmão, publicou o "Manifesto Realista" onde defende que a arte deve reflectir o mundo moderno e sua tecnologia, recorrendo, para isso, a materiais da indústria como, por exemplo, o plástico, o vidro e os metais. Sob o aspecto técnico os dois irmãos criaram um tipo de escultura abstracta de superfícies planas, idealizada como uma espécie de máquina dinâmica, de rigor matemático.


Este "realismo" exprime-se, por exemplo, na "Construção Linear" de Naum Gabo, uma peça escultórica onde redes de fios criam jogos de luz e superfícies imponderáveis que revelam um conceito novo de espaço escultural. Em 1920 o regime socialista soviético acabou por condenar o Construtivismo e os dois irmãos tiveram de abandonar o país. Esse exílio facilitou a disseminação dos seus ideais que tiveram grande receptividade, principalmente na Alemanha e Holanda.
Naum Gabo permaneceu em Berlim entre 1922 e 1932, sendo manifesta a influência que exerceu sobre artistas e movimentos importantes, como o Neoplasticismo e a Bauhaus, que viriam a reflectir o espírito funcional do Construtivismo na produção de objectos utilitários.
Naum Gabo viveu alguns anos na Inglaterra e em 1946 partiu para os Estados Unidos.
Faleceu no Connecticut, em 1977.

Alfredo Saldanha