sexta-feira, setembro 30, 2005




1955 - morreu, num desastre de automóvel, o actor James Dean, com 24 anos de idade.

quinta-feira, setembro 29, 2005


Miguel de Cervantes nasceu perto de Madrid a 29 de Setembro de 1547. É autor de D. Quixote de La Mancha, considerado o primeiro romance moderno.
D. Quixote, um fidalgo de Castela intoxicado pela leitura de romances de cavalaria, decide que é seu "ofício e exercício andar pelo mundo endireitando tortos, e desfazendo agravos" e parte à aventura na companhia do seu fiel e prosaico escudeiro, Sancho Pança.


"- Saberás, Sancho, que o barco, que ali vês, está expressamente chamando por mim e convidando-me a que salte nele, e vá em socorro de algum cavaleiro ou de alguma alta pessoa, igualmente necessitada, decerto a atravessar um mau bocado. Tal é o estilo que se observa nas histórias cavaleirescas e com os encantadores em coisas desta natureza. Estás a ver, Sancho, porque é que aquela casca de noz ali se encontra, tão certo como alumiar-nos ainda a luz do Sol. Antes que escureça, prende juntos Ruço e Rocinante, e que a mão de Deus nos guie. E toca a embarcar. Tão decidido, estou, que não voltaria a cara, nem que mo pedissem de mãos postas. - Pois que Vossa Mercê manda - resmungou Sancho - e tem a mania de praticar estas cabeçadas, não tenho remédio senão obedecer. Para descargo da minha consciência, só quero observar a Vossa Mercê que este barco não me parece dos tais encantados, mas de pescadores do rio, que aqui se pescam os melhores sáveis do mundo."


D. Quixote de La Mancha, traduzido por Aquilino Ribeiro.

quarta-feira, setembro 28, 2005


Michelangelo Merisi é o verdadeiro nome de Caravaggio, pintor italiano nascido na cidade de Caravaggio, em Itália a 28 de Setembro de 1571. Teve uma vida muito agitada, devido ao seu temperamento violento. Envolvido em rixas e desacatos, viajou por Roma, Nápoles, Malta, Sicília e Messina, quase sempre perseguido pela justiça. Também a arte de Caravaggio é realista, violenta e apaixonada. Embora certos autores o considerem ainda maneirista, foi um dos primeiros pintores a reflectir as características da arte barroca. No aspecto formal, as suas telas mostram a preocupação pelo movimento, pelo dramatismo da acção e o gosto pelos contrastes de sombra e luz que conferem dramaticidade à cena. Mas há também que ter em conta outros aspectos muito próprios, tais como a preferência pelas cores quentes; o vigor das formas; a grandiosidade das cenas representadas, cheias de movimento e com grande número de personagens; e, os esquemas de composição exóticos, onde é notória a preferência pela utilização do eixo diagonal. Estas características encontram-se perfeitamente documentadas nas telas que pintou para a decoração da Capela Contarelli, na Igreja de São Luís dos Franceses, em Roma, com cenas da vida de São Mateus: "Vocação de S. Mateus" e "Martírio de São Mateus".



A "Vocação de S. Mateus" representa o momento em que Jesus convida Mateus, o publicano cobrador de impostos, a tornar-se seu discípulo. O gesto de Cristo, na direita, com a mão estendida na direcção de Mateus, é acompanhado pela luz lateral que se projecta como um foco, emprestando volume às figuras e aumentando, com os contrastes de sombra e luz, o tom dramático e teatral da representação. Ao centro, o futuro apóstolo, volta o indicador para si próprio, numa atitude que revela um misto de surpresa e incredulidade perante aquele chamamento.



O "Martírio de São Mateus" relata o martírio do mesmo evangelista, numa cena de grande dramatismo e violência, sublinhada pelos gestos dos personagens e pela intensidade dos contrastes luminosos. A franca rebeldia de Carravaggio contra os convencionalismos maneiristas da época, suscitou violentas reacções dos críticos, mas o público sempre apreciou as suas telas.
Alfredo Saldanha

terça-feira, setembro 27, 2005



A 27 de Setembro de 1917 morreu, em Paris, Edgar Degas


self portrait

Apesar de pertencer ao grupo dos impressionistas, Edgar Degas criou um estilo próprio autodefinindo-se como "pintor clássico da vida moderna". Esta "modernidade", fruto da influência da fotografia e da pintura japonesa, levou-o a optar por composições descentradas e de grande audácia, chegando mesmo a "cortar" uma parte do corpo ou da cabeça dos modelos, a fim de prolongar o quadro para lá da moldura. Mais do que qualquer outro pintor da época captou os instantâneos que escapam ao olho humano e descobriu perspectivas completamente inéditas e originais. Em vez de respeitar o ângulo de visão habitual, prefere "olhar" dum ponto de vista diferente, principalmente nas representações de bailado e dos músicos da Ópera de Paris, de que era frequentador assíduo.



Em "Les Musiciens à l'Orchestre", por exemplo, a tomada de vista é feita a partir do fosso da orquestra, com as gambiarras do palco iluminando as pernas e o tule dos vestidos das bailarinas. Além de cenas de café ou de teatro, realizou diversas "séries" onde retratou o quotidiano das lavadeiras e engomadeiras, modistas, prostitutas, bailarinas e mulheres na intimidade da sua toilete. Este último tema compreende um conjunto de óleos e pastéis em cartão ou papel genericamente intitulado "Nus femininos banhando-se, lavando-se, secando-se, penteando-se ou fazendo-se pentear". Além da pintura a
óleo, do pastel e do desenho, dedicou-se ainda à gravura e à escultura, moldando em cera pequenas estatuetas de mulheres nuas, bailarinas ou cavalos.

Alfredo Saldanha

segunda-feira, setembro 26, 2005




Thomas Stearns Eliot

Nascido a 26 de Setembro de 1888

Poeta, dramaturgo e crítico inglês, mais conhecido por T. S. Eliot.
Estuda filosofia em Harvard e Paris e línguas orientais em Harvard. É professor nesta universidade e no Highgate College de Londres até começar a trabalhar no Lloyd Bank de Londres. Norte – americano de nascimento e de formação, vive desde os vinte e cinco anos em Inglaterra e adopta a nacionalidade britânica. Homem de sólida cultura, dedica a sua vida à literatura e ao ensino universitário.
A trajectória poética de Eliot caracteriza-se por uma constante interrogação pelo destino humano e sobre o absoluto, acompanhada sempre de reflexão teórica. A sua primeira grande obra é The Waste Land, em que há um extraordinário jogo de imagens, de paralelismos e de correspondências. The Waste Land trata os temas da metamorfose, e da ambiguidade do signo e da procura, a partir do mito do Graal e da mitologia pagã. Neste poema, como assinala o próprio Eliot, excelente crítico literário, distinguem-se três vozes: a do poeta que fala para si, a do poeta que fala a um auditório e a do poeta que se esforça por criar um personagem dramático.
A evolução de Eliot desemboca na sua obra-prima, os Quatro Quartetos. Nesta obra lírica, procurando a conciliação entre a intemporalidade e a decadência do presente, Eliot estabelece uma ponte entre as duas vivências. A obra dramática de Eliot é um prolongamento da sua obra poética. As peças mais notáveis são Assassínio na Catedral, The Family Reunion, The Confidencial Clerk, The Cocktail Party.


Conceição Duarte

sexta-feira, setembro 23, 2005



A 23 de Setembro de 1930 nasceu em Albany, na Georgia, o pianista e cantor Ray Charles.



quinta-feira, setembro 22, 2005






Irving Berlin morreu 22 de Setembro de 1989, aos 101 anos de idade. Foi um dos mais famosos compositores americanos. Fez mil e 500 canções, incluindo a música e a letra para muitos espectáculos musicais da Broadway e também para filmes que fizeram a história Hollywood.

quarta-feira, setembro 21, 2005






Arthur Schopenhauer, o filósofo do pessimismo e da Vontade, nasceu na Alemanha a 22 de Fevereiro de 1788. Morreu a 21 de Setembro de 1860

terça-feira, setembro 20, 2005






Em 1934 nascia em Itália a actriz Sophia Loren


Neste dia em 1979, em Portugal, as mulheres passam a ter garantia legal de igualdade de oportunidades e de tratamento no trabalho e no emprego.





Em 1957 morria o compositor finlandês Jean Sibelius.

segunda-feira, setembro 19, 2005


Antonino Pio nasceu a 19 de Setembro do ano 68. Imperador Romano, sucedeu a Adriano que o adoptara como filho, foi um administrador hábil, que evitava o luxo e o desperdício e acreditava sobretudo na lei, tendo revisto a legislação romana. É-lhe atribuído o princípio de que todo o homem é inocente até prova em contrário. Permaneceu em Roma durante todo o seu reinado. Não realizou grandes edificações nem conquistas militares, a não ser um deslocamento para Norte da fronteira britânica, o que resultou na construção do muro de Antonino, a Norte do muro de Adriano, na fronteira entre a Inglaterra e Escócia. Contrariamente aos outros Imperadores Romanos manteve a ordem e a paz em todo o território, o seu reinado foi o mais pacífico e próspero da história de Roma.

A 19 de Setembro de 1851 Gustave Flaubert começou a escrever "Madame Bovary". Uma história de adultério, onde Flaubert aborda temas como o desejo e os caprichos femininos dentro da rotina do casamento, entre uma burguesa e um médico de província.



Inicio da Guerra dos Farrapos
Conflito separatista ocorrido entre 1835 e 1845 na Província do Rio Grande do Sul, alcançando a região de Santa Catarina, no sul do Brasil.
A Revolução Farroupilha, também é chamada de Guerra dos Farrapos ou Decênio Heróico (1835 - 1845), eclodiu no RS e configurou-se na mais longa revolta brasileira. Foram diversas as causas que levaram os farroupilhas a atacarem Porto Alegre, no dia 20 de setembro de 1835, dando início a Revolução Farroupilha, que se estendeu, até o dia 11 de setembro de 1836, quando Antônio de Souza Neto, proclamou a Independência do Rio Grande, sob a forma de República, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital. Após esta data, iniciou-se uma guerra que durou até 28 de fevereiro de 1845.
Entre as causas cabe destacar o fato de que a então denominada "Província de São Pedro", após ter participado de várias guerras (culminando com a Guerra da Cisplatina), ficou com as estâncias e charqueadas produzindo pouco, com seus rebanhos esgotados. Por sua vez além de não pagar qualquer indenização pela guerra o Príncipe Regente D. Pedro de Bragança (D.Pedro II) resolveu cobrar “o dizimo” além do “quinto” que já era cobrado sobre os produtos de exportação da província e que eram a base da sua economia, tais como: charque, couro, erva-mate, sebo, graxa, trigo...
Neste contexto é que eclodiu a Revolução Farroupilha (20/09/1835) quando Gomes Jardim e Onofre Pires lideraram a invasão de Porto Alegre, através do combate da Ponte da Azenha levando o então Presidente da Província (Antônio Fernandes Braga) a fugir para Rio Grande. Tal fato permitiu que os farroupilhas entrassem em Porto Alegre com Bento Gonçalves da Silva a dirigir toda a movimentação.
Assim, a data de 20 de setembro de 1835 ficou registrada na história como o inicio da Revolução Farroupilha que durou aproximadamente dez anos tendo revelado os ideais federalistas e republicanos.

Entre os personagens da revolução cabe destacar:

Anita Garibaldi (1821-1849) – Foi casada com Manuel Duarte de Aguiar mas abandonou-o para ligar-se a Giuseppe Garibaldi que a levou para o movimento. Após lutar na Guerra Farropilha em 1847 partiu para a Itália tomando parte dos combates de Roma junto com Garibaldi tendo adoecido durante os combates em Roma vindo a falecer antes de completar 30 anos.
General Antonio de Souza Netto (1803-1866)
O General Netto prestou assinalados serviços à Integridade e a Soberania do Brasil nas guerras da Cisplatina 1825-28, contra Aguirre 1864 e da Tríplice Aliança contra o Paraguai, de 1865-66. Na Guerra do Paraguai, no comando de uma Brigada de Cavalaria Ligeira de Voluntários, fazendo a vanguarda do Exército Brasileiro, ao comando de Osório, de Uruguaiana até Tuiuti. Na Revolução Farroupilha, foi a segunda figura militar, depois de seu grande amigo, o general Bento Gonçalves.
Coronel Bento Gonçalves da Silva (1788-1849)
Guerreiro durante a maior parte de sua vida, Bento Gonçalves da Silva morreu na cama. Maçom e defensor de idéias liberais, pelas quais lutou durante os quase dez anos da Revolução Farroupilha, viu, ao final de seu esforço, a vitória do poder central. Presidente da uma república, viveu a maior parte de sua vida em um Império.

Marechal Bento Manoel Ribeiro (1783-1855)
Uma das figuras mais polêmicas da Revolução Farroupilha, Bento Manoel Ribeiro, poderia ser considerado o protótipo do vira-casaca. Começou ao lado da Revolução, passou a apoiar o Império, voltou para a Revolução e terminou defendendo o Império e ajudando Caxias a acabar com a guerra. No entanto, não obstante as falhas de caráter que os adversários (sempre temporários, pois nunca se sabia seu movimento seguinte) pudessem lhe apontar, um mérito seu sempre foi reconhecido por todos: era um ótimo combatente.


General David Martins Canabarro (1796-1867)
Prestou importantes serviços militares, de soldado de Milícias chegou a brigadeiro do Exército Imperial. Aderiu à República Rio-Grandense após a sua proclamação e ascendeu por seus méritos e valor militar notável, de tenente coronel comandante de brigada, ao posto de general da República e Comandante-em-Chefe de seu Exército na fase final

Giuseppe Garibaldi (1807-1882)
Político e militar revolucionário italiano nascido em Nice(4/7/1807), na época pertencente à Itália. Sofreu forte influencia de Giuseppe Mazzini, líder do Risorgimento, movimento nacionalista de unificação da Itália, na época dividida em vários Estados absolutistas. Em 1834 lidera uma conspiração em Gênova, com o apoio de Mazzini. Derrotado, é obrigado a exilar-se em Marselha (1834) e então parte para o Rio de Janeiro. Em 1836 parte para o Rio Grande do Sul, onde luta ao lado dos farroupilhas na Revolta dos Farrapos e se torna mestre em guerrilha. Três anos depois, vai para Santa Catarina auxiliar os farroupilhas a conquistar Laguna. Lá conhece Ana Maria Ribeiro da Silva, conhecida como Anita Garibaldi, que deixa o marido para segui-lo.. Voltou à Itália (1847) e integrou-se às tropas do papa e do rei Carlos Alberto lutando pela independência de seu país contra os austríacos.

Marechal Luís Alves de Lima e Silva, "Duque de Caxias" (1803-1880)
Em fins de 1842, foi nomeado Presidente e Comandante-em-Chefe do Exército em operações no Rio Grande do Sul, para combater a Revolução Farroupilha, que já durava 8 anos, e ao término da qual foi efetivado como Marechal-de-Campo, eleito Senador pelo Rio Grande do Sul e distinguido com o título de Conde. Na qualidade de Comandante-em-Chefe das Forças do Império em operações contra as tropas do ditador Lopez, do Paraguai, foi efetivado no posto de Marechal-de-Exército, assumindo o Comando-Geral das forças em operações, em substituição ao General Mitre, da Argentina obtendo importantes vitórias que culminam com a entrada em Assunção tendo recebido do Imperador (D.Pedro II) o titulo de Duque em 23 de março de 1869 pelos relevantes serviços na Guerra do Paraguai.

Coronel Onofre Pires da Silveira Canto (1799-1844)
Teve importante atuação na Revolução Farroupilha pois foi o comandante das forças que deram inicio a este episódio que marca a história do Brasil do segundo império. Foi o vitorioso encontro na Ponte da Azenha em 19 de setembro de 1835 que teve como conseqüência a conquista de Porto Alegre no dia seguinte com a entrada do líder da revolução Coronel Bento Gonçalves da Silva;
ORIGEM DO NOME FARRAPOS:
A denominação era utilizada antes da Revolução Farroupilha para designar os grupos liberais de idéias exaltadas. Já em 1829 eles se reuniam em sociedades secretas. Uma delas era a Sociedade dos Amigos Unidos, do Rio de Janeiro, cujo objetivo era lutar contra o regime monárquico. Desde então, eram chamados de farroupilhas. Segundo Evaristo da Veiga, o termo havia sido inspirado nos "sans culottes" franceses, os revolucionários mais extremados durante o período da Convenção (1792 a 1795). Os "sans culottes", que literalmente quer dizer sem calção, usavam calças de lã listradas, em oposição ao calção curto adotado pelos mais abastados.
Lino Martins da Silva

sexta-feira, setembro 16, 2005




1977 - morreu em Paris Maria Callas

quinta-feira, setembro 15, 2005



O Suspiro

Voai, brandos meninos tentadores,
Filhos de Vénus, deuses da ternura,
Adoçai-me a saudade amarga e dura,
Levai-me este suspiro aos meus amores:

Dizei-lhe que nasceu dos dissabores
Que influi nos corações a formosura;
Dizei-lhe que é penhor da fé mais pura,
Porção do mais leal dos amadores:

Se o fado para mim sempre mesquinho,
A outro of'rece o bem de que me afasta,
E em ais lhe envia Ulina o seu carinho:

Quando um deles soltar na esfera vasta,
Trazei-o a mim, torcendo-lhe o caminho;
Eu sou tão infeliz, que isso me basta.



A 15 de Setembro de 1765 nasceu em Setúbal o poeta português Manuel Maria Barbosa du Bocage.

quarta-feira, setembro 14, 2005



Em 1849 nasceu o fisiólogo russo Ivan Pavlov

terça-feira, setembro 13, 2005



A 13 de Setembro de 1872 morreu Ludwig Andreas Feuerbach

segunda-feira, setembro 12, 2005


Neste dia em 1297 foi assinado o Tratado de Alcanices entre D, Fernando IV, rei de Leão e Castela e D. Dinis, rei de Portugal. O tratado fixava limites fronteiriços entre ambos os reinos.


No dia 12 de Setembro de 1871 morreu o escritor Júlio Dinis, pseudónimo de Joaquim Guilherme Gomes Coelho.

sábado, setembro 10, 2005



O pintor Pablo Picasso tinha sido convidado pelo governo republicano a realizar um quadro para o pavilhão espanhol, na Exposição Mundial de Paris de 1937. No dia 26 de Abril desse ano, em plena Guerra Civil Espanhola, os bombardeiros nazis alemães, em apoio do General Franco, arrasaram a pequena cidade basca de Guernica, causando 2 mil mortos e feridos entre a população civil indefesa. Picasso usou aquele massacre como tema para a citada encomenda, pintando "Guernica" como um libelo de acusação contra a guerra e a opressão.




Esta obra-prima representa o drama daquela cidade basca e constitui, ao mesmo tempo, um hino de liberdade e um grito de revolta contra a prepotência e a tirania. Na parte direita do quadro uma mulher levanta os braços para o céu, num gesto de desespero, enquanto, na esquerda, uma mãe sustém no colo o cadáver do filho. Na parte inferior, um soldado decapitado segura na mão uma espada partida. Há ainda outras figuras entre as quais se destacam um cavalo e um touro. São representações de difícil interpretação, mas é bem possível que a mãe com o filho morto nos braços seja inspirada na Pietá; que a mão do cadáver com a espada partida seja o emblema da resistência heróica ou que haja uma relação entre a mulher empunhando a lâmpada e a Estátua da Liberdade. Também se poderá sentir o contraste entre o touro ameaçador, simbolizando a violência fascista, e o cavalo agonizante, imagem das vítimas inocentes. As distorções, fragmentações e metamorfoses anatómicas exprimem a realidade do sofrimento e da dor, de uma dor insuportável. Depois que esteve exposta em Paris, a pintura ficou muitos anos "exilada" numa galeria de Nova Iorque, de acordo com o desejo de Picasso de que não voltasse a Espanha antes que a democracia fosse ali restabelecida. Regressaria triunfante e definitivamente a Madrid em 10 de Setembro de 1981.


Alfredo Saldanha

sexta-feira, setembro 09, 2005


Moulin Rouge



Henri de Toulouse-Lautrec era de origem nobre, filho dos condes de Toulouse. Atraído pela grande metrópole das artes que era Paris, fixou-se em Montmartre onde viveu uma vida de boémia, frequentando as casas de diversão nocturnas. Os cabarés Moulin de La Galette e o Moulin Rouge inspiraram alguns dos seus mais famosos quadros e cartazes. No cartaz para o "Moulin Rouge" representou La Goulue e Valentin-le-Desossé, duas estrelas de cabaré que, através dele, entraram na História da Arte. Com a afixação deste cartaz de grande formato nas paredes e colunas da cidade, tornou-se célebre de um dia para o outro. Mais cartazes e litografias se seguiram, anunciando Aristide Bruant e outras figuras do espectáculo como Yvette Guilbert, Jane Avril ou May Belfort. De um modo geral, estas obras reflectem a influência de Gauguin e do Japonismo. A sua principal característica era a rapidez com que sabia captar o essencial das coisas, através de um grafismo nervoso e pinceladas leves e rápidas. À maneira japonesa, então na moda, criou a profundidade colocando personagens em grande plano, muitas vezes cortadas, ou linhas que correm em diagonal para um ponto de fuga, deslocado frequentemente do centro para um dos lados ou mesmo para fora do quadro. Estas inovações, permitiram-lhe abrir perspectivas e ângulos de visão invulgares, como em "Moulin Rouge". Representou, neste quadro, os clientes do estabelecimento seus conhecidos e a si próprio, um pouco ridículo na sua pequenês, ao lado do primo Gabriel Tapié de Cèleyran. Soube, como ninguém do seu tempo, retratar o mundo da vida nocturna parisiense na Belle Époque. Em 1896 publicou o álbum "Elles", um conjunto de litografias que retratam o quotidiano das prostitutas dos bordéis. No final da vida, o alcoolismo e a sífilis, arrastaram-no para uma lenta autodestruição, acabando por falecer, com 36 anos apenas, em 9 de Setembro de 1901.


Alfredo Saldanha




Photograph of Toulouse-Lautrec and unidentified man
(Zidler or Trémolada?) in front of a poster by Jules Cherét
Musée Toulouse-Lautrec, Albi, Gift of Maurice Joyant

quinta-feira, setembro 08, 2005



Miguel Ângelo foi um dos expoentes máximos da arte do Renascimento. Naturalismo, realismo e interesse pela figura humana tornaram-se as características fundamentais da sua arte que alcançou um elevado apuro técnico e estético. Para tal, muito contribuíram o domínio dos materiais, a pesquisa de soluções inovadoras e um aprofundado estudo da anatomia humana.

A 8 de Setembro de 1504 foi encomendada a Miguel Ângelo uma estátua de "David", um tema bíblico muito usado pelos renascentistas. Realizou então uma das suas obras mais conhecidas, criando uma enorme escultura, com quase cinco metros de altura. Sempre apaixonado pela figura masculina, o artista ressuscita aqui o tipo do atleta e do herói clássico.





Esta obra testemunha os profundos conhecimentos de anatomia de Miguel Ângelo. Se a cabeça e a mão esquerda foram aumentadas e estão desproporcionadas em relação ao todo, isso deve-se certamente à necessidades de expressão. Conseguia manipular facilmente o corpo humano porque possuía um conhecimento perfeito da sua constituição. Como tinha dissecado cadáveres durante muito tempo, sabia exactamente a posição de cada músculo, cada veia e cada tendão. O ideal humanista que faz do Homem a medida e centro de todas as coisas torna-se bem patente nesta obra-prima e o nu clássico triunfa numa beleza ideal e serena.
(texto de Alfredo Saldanha)




No dia 8 Setembro de 1873 nasceu Alfred Jarry. Poeta, dramaturgo e romancista francês, escreveu a saga Rei Ubu, um texto anárquico, à margem de todas as regras literárias, que antecipou o surrealismo, o teatro do absurdo e todos os movimentos antiliterários que surgiram no século XX. Ubu é um homem ridículo e tolo, que se torna rei da Polónia, e simboliza a estupidez e a avareza da burguesia. Jarry, inspirado no intuicionismo de Henri Bergson, foi o criador da patafísica, a ciência das soluções imaginárias.

quarta-feira, setembro 07, 2005



Civilización Americana, 1932 (Fresco) Dartmouth College. New Hampshire


José Clemente Orozco foi um dos maiores pintores mexicanos e um dos protagonistas do Neo-Realismo. Este movimento artístico desenvolveu-se nos anos 20 e 30 do séc. passado. A sua temática inspirou-se na dinâmica histórica e social da defesa dos povos oprimidos e das classes mais desfavorecidas. Foi sobretudo na América Latina, e particularmente no México, depois da Revolução de 1910, que um grupo de artistas, imbuídos de uma verdadeira militância, deram início à produção de obras inspiradas na história pré-colombiana, reagindo assim contra o regime colonial e as suas consequências. Surgiram os grandes murais com temas alusivos aos episódios do movimento revolucionário recente e da história dos povos Maia e Azteca. Esta pintura a fresco inseria-se, por encomenda oficial, nas fachadas dos grandes edifícios públicos, e apresentava, por vezes, uma violência dramática. Clemente Orozco, juntamente com Diego Rivera, Alfaro Siqueiros e outros, dedicou-se com entusiasmo a este movimento executando grandes painéis onde é notória uma síntese do Expressionismo europeu com a arte azteca e com as tradições mais ancestrais do povo mexicano. Da sua vasta obra destacam-se "Zapatistas" (na imagem), "Catarsis", "Combate" e "Barricada".
José Clemente Orozco morreu no dia 7 de Setembro.

Alfredo Saldanha







Zapatistas (1931), Museu MOMA, Nova Iorque


terça-feira, setembro 06, 2005

1907 - morreu Sully Prudhomme, primeiro escritor a receber o Prémio Nobel da Literatura





1998 - morreu o cineasta japonês Akira Kurosawa


segunda-feira, setembro 05, 2005







Madre Teresa de Calcutá morreu a 5 de Setembro de 1997. Nasceu na cidade Skopie, capital da Macedónia e chamava-se Agnes Gonxha Bojaxhiu. Sentiu, desde muito cedo, o desejo de ser missionária e, aos 18 anos, mudou-se para o Instituto da Beata Virgem, na Irlanda. Em 1929, viajou para a Índia e chegou a Calcutá onde começou a trabalhar como professora de história e geografia no colégio Santa Maria. Conta que a 10 de Setembro de 1946, durante uma viagem de comboio, sentiu-se "chamada por Deus para se entregar ao serviço dos mais pobres, vivendo entre eles". Começou por levar os moribundos das ruas para um lar onde pudessem morrer em paz e dignidade. Depois abriu um orfanato para crianças órfãs e desprotegidas. Em 1950 recebeu a aprovação oficial do Papa Pio XII para fundar a Congregação das Missionárias da Caridade, hoje mais de 4 mil, espalhadas por 95 países. Em 1979 Madre Teresa de Calcutá recebeu o Prémio Nobel da Paz. A vida desta mulher foi, para o mundo inteiro, um testemunho
do serviço humilde em favor dos pobres e desamparados. Morreu no 5 de Setembro de 1997, vítima de uma paragem cardíaca. Em Outubro de 2003, era concluído o processo da sua beatificação pelo Papa João Paulo II.


Alfredo Saldanha

sábado, setembro 03, 2005



Na segunda metade do séc. XIX, a cidade americana de Chicago tornou-se um importante centro de renovação arquitectónica que ficou conhecido por "Escola de Chicago". Para tal foram determinantes a introdução de novos materiais e técnicas que possibilitaram a construção dos primeiros arranha-céus. A personalidade que melhor simboliza esta inovação arquitectónica é Louis Sullivan, que nasceu a 3 de Setembro de 1856. É considerado o primeiro "funcionalista" moderno. A independência em relação ao passado, a utilização dos meios tecnológicos de ponta, o verticalismo e a funcionalidade, são algumas das características da sua arquitectura. Buscando a relação perfeita entre a forma de construir, a industrialização e o crescimento urbano, recorreu à inovação técnica e construtiva (utilização dos novos materiais, colocação de elevadores nos edifícios, construção em altura, homogeneidade das janelas, etc.) e criou novas tipologias aliadas a um espírito verdadeiramente prático e utilitário.





Em 1889 construiu o Auditorium Building de Chicago, o mais alto edifício da cidade, e talvez a obra-prima da Escola de Chicago, pelas soluções técnicas utilizadas. Os Armazéns Carson, também da sua autoria, primam pela ausência de elementos decorativos supérfluos e pelas características janelas horizontais e paralelas.O espírito funcionalista da Escola de Chicago viria a ser retomado na Europa, alguns anos mais tarde, através da acção de arquitectos como Peter Beherens, Gropius, Mies van der Rohe e, sobretudo, Le Corbusier.


Alfredo Saldanha

sexta-feira, setembro 02, 2005


1666
deflagra um incêndio numa padaria perto da Torre de Londres, que durante três dias, destroi uma grande parte da capital britânica.




1752
a Grã-Bretanha começa a utilizar o calendário Gregoriano, substituindo o Juliano. Com esta reforma o dia seguinte à Quarta-feira, dia 3, foi Quinta-feira, dia 14 de Setembro.



Massacres de Setembro

1792
começam os "Massacres de Setembro", no decurso da Revolução Francesa. A chacina de prisioneiros aristocratas, sobretudo idosos, mulheres e crianças, e de padres, prolongam-se até ao dia 6, e fizeram cerca de mil e duzentos mortos.

1923
realizam-se as primeiras eleições no Estado Livre Irlandês, após a independência da Grã-Bretanha.

1945
termina oficialmente a Segunda Guerra Mundial; Ho-Chi-Min proclama a independência do Vietname, e a criação da República Popular do Vietname.

quinta-feira, setembro 01, 2005



“L’etat c’est moi”






Luís XIV, o Rei Sol, morreu a 1 de Setembro de 1715 em Versailles.