quarta-feira, setembro 28, 2005


Michelangelo Merisi é o verdadeiro nome de Caravaggio, pintor italiano nascido na cidade de Caravaggio, em Itália a 28 de Setembro de 1571. Teve uma vida muito agitada, devido ao seu temperamento violento. Envolvido em rixas e desacatos, viajou por Roma, Nápoles, Malta, Sicília e Messina, quase sempre perseguido pela justiça. Também a arte de Caravaggio é realista, violenta e apaixonada. Embora certos autores o considerem ainda maneirista, foi um dos primeiros pintores a reflectir as características da arte barroca. No aspecto formal, as suas telas mostram a preocupação pelo movimento, pelo dramatismo da acção e o gosto pelos contrastes de sombra e luz que conferem dramaticidade à cena. Mas há também que ter em conta outros aspectos muito próprios, tais como a preferência pelas cores quentes; o vigor das formas; a grandiosidade das cenas representadas, cheias de movimento e com grande número de personagens; e, os esquemas de composição exóticos, onde é notória a preferência pela utilização do eixo diagonal. Estas características encontram-se perfeitamente documentadas nas telas que pintou para a decoração da Capela Contarelli, na Igreja de São Luís dos Franceses, em Roma, com cenas da vida de São Mateus: "Vocação de S. Mateus" e "Martírio de São Mateus".



A "Vocação de S. Mateus" representa o momento em que Jesus convida Mateus, o publicano cobrador de impostos, a tornar-se seu discípulo. O gesto de Cristo, na direita, com a mão estendida na direcção de Mateus, é acompanhado pela luz lateral que se projecta como um foco, emprestando volume às figuras e aumentando, com os contrastes de sombra e luz, o tom dramático e teatral da representação. Ao centro, o futuro apóstolo, volta o indicador para si próprio, numa atitude que revela um misto de surpresa e incredulidade perante aquele chamamento.



O "Martírio de São Mateus" relata o martírio do mesmo evangelista, numa cena de grande dramatismo e violência, sublinhada pelos gestos dos personagens e pela intensidade dos contrastes luminosos. A franca rebeldia de Carravaggio contra os convencionalismos maneiristas da época, suscitou violentas reacções dos críticos, mas o público sempre apreciou as suas telas.
Alfredo Saldanha