A 27 de Setembro de 1917 morreu, em Paris, Edgar Degas
self portrait
Apesar de pertencer ao grupo dos impressionistas, Edgar Degas criou um estilo próprio autodefinindo-se como "pintor clássico da vida moderna". Esta "modernidade", fruto da influência da fotografia e da pintura japonesa, levou-o a optar por composições descentradas e de grande audácia, chegando mesmo a "cortar" uma parte do corpo ou da cabeça dos modelos, a fim de prolongar o quadro para lá da moldura. Mais do que qualquer outro pintor da época captou os instantâneos que escapam ao olho humano e descobriu perspectivas completamente inéditas e originais. Em vez de respeitar o ângulo de visão habitual, prefere "olhar" dum ponto de vista diferente, principalmente nas representações de bailado e dos músicos da Ópera de Paris, de que era frequentador assíduo.
Em "Les Musiciens à l'Orchestre", por exemplo, a tomada de vista é feita a partir do fosso da orquestra, com as gambiarras do palco iluminando as pernas e o tule dos vestidos das bailarinas. Além de cenas de café ou de teatro, realizou diversas "séries" onde retratou o quotidiano das lavadeiras e engomadeiras, modistas, prostitutas, bailarinas e mulheres na intimidade da sua toilete. Este último tema compreende um conjunto de óleos e pastéis em cartão ou papel genericamente intitulado "Nus femininos banhando-se, lavando-se, secando-se, penteando-se ou fazendo-se pentear". Além da pintura a óleo, do pastel e do desenho, dedicou-se ainda à gravura e à escultura, moldando em cera pequenas estatuetas de mulheres nuas, bailarinas ou cavalos.
Alfredo Saldanha
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