quinta-feira, setembro 08, 2005



Miguel Ângelo foi um dos expoentes máximos da arte do Renascimento. Naturalismo, realismo e interesse pela figura humana tornaram-se as características fundamentais da sua arte que alcançou um elevado apuro técnico e estético. Para tal, muito contribuíram o domínio dos materiais, a pesquisa de soluções inovadoras e um aprofundado estudo da anatomia humana.

A 8 de Setembro de 1504 foi encomendada a Miguel Ângelo uma estátua de "David", um tema bíblico muito usado pelos renascentistas. Realizou então uma das suas obras mais conhecidas, criando uma enorme escultura, com quase cinco metros de altura. Sempre apaixonado pela figura masculina, o artista ressuscita aqui o tipo do atleta e do herói clássico.





Esta obra testemunha os profundos conhecimentos de anatomia de Miguel Ângelo. Se a cabeça e a mão esquerda foram aumentadas e estão desproporcionadas em relação ao todo, isso deve-se certamente à necessidades de expressão. Conseguia manipular facilmente o corpo humano porque possuía um conhecimento perfeito da sua constituição. Como tinha dissecado cadáveres durante muito tempo, sabia exactamente a posição de cada músculo, cada veia e cada tendão. O ideal humanista que faz do Homem a medida e centro de todas as coisas torna-se bem patente nesta obra-prima e o nu clássico triunfa numa beleza ideal e serena.
(texto de Alfredo Saldanha)




No dia 8 Setembro de 1873 nasceu Alfred Jarry. Poeta, dramaturgo e romancista francês, escreveu a saga Rei Ubu, um texto anárquico, à margem de todas as regras literárias, que antecipou o surrealismo, o teatro do absurdo e todos os movimentos antiliterários que surgiram no século XX. Ubu é um homem ridículo e tolo, que se torna rei da Polónia, e simboliza a estupidez e a avareza da burguesia. Jarry, inspirado no intuicionismo de Henri Bergson, foi o criador da patafísica, a ciência das soluções imaginárias.