O pintor holandês Mondrian encontra-se estreitamente ligado ao Neoplasticismo. Esta corrente artística, que englobou um vasto leque de expressões, desenvolveu-se a partir de 1917, durante a 1ª Guerra Mundial, através da acção de um grupo de arquitectos, pintores, desenhadores e escultores, reunidos em torno de Theo Van Doesburg e do próprio Mondrian, os quais viriam a fundar a revista e o grupo "O Estilo". A revista serviu de suporte teórico às propostas plásticas do grupo que utilizou, como meios de representação, formas rigorosamente abstractas e geométricas. Mondrian fora iniciado no Academismo, e, passando depois pelo Divisionismo, Fauvismo, Expressionismo e Cubismo, acabou por abandonar a representação da natureza e chegar à abstracção. A partir de então procurou construir um mundo abstracto perfeito a partir dos próprios elementos da pintura, criando uma arte geométrica, sóbria e clara, capaz de reproduzir não as simples aparências da realidade, mas a sua própria essência. Educado na religião calvinista, Mondrian acabaria por aderir às doutrinas esotéricas da Teosofia e, de acordo com os conceitos da nova crença, procurou criar uma arte pura, através do emprego de elementos básicos muito simples: quadrados ou rectângulos de cores primárias - amarelo, vermelho e azul - complementados com brancos, cinzentos ou negros, delimitados por linhas verticais e horizontais, que evocam as coordenadas fundamentais da experiência humana: o plano horizontal do solo (ou do eixo formado pelo olhar) e a linha vertical da posição erecta. Ex: "Composição em Vermelho, Azul e Amarelo" (na figura).
Segundo os conceitos teosóficos, as verticais exprimem o princípio vital, masculino, e representam os acontecimentos físicos e orgânicos, enquanto as horizontais são uma expressão do princípio passivo, feminino, e representam a tensão vida-morte. Apresentando-se como forças opostas, estas linhas acabam, no entanto, por representar um equilíbrio de forças, gerador de um sentido de ordem e de triunfo da razão, na medida em que contribuem para a construção de um princípio puro: a "cruz", ou seja, o encontro perpendicular da vertical com a horizontal. A estabilidade entre a forma e a cor que se procurou atingir com esta solução, correspondia às ideias do "De Stijl": a harmonia universal. Pureza, equilíbrio e unidade são as três ideias, com evidentes raízes matemáticas e musicais, que dominam toda a obra de Mondrian. Na realidade, o seu abstraccionismo é uma pintura "filosófica" baseada numa interpretação da imagem como acontecimento simbólico e universal. Isto explica a constância com que, entre 1920 e 1940, pintou, em certo sentido, sempre "o mesmo quadro. Fugindo da Guerra que devastava a Europa, emigrou em 1940 para os Estados Unidos e fixou-se em Nova Iorque, onde foi verdadeiramente idolatrado pelos jovens artistas americanos. A partir de 1942, os seus quadros sofreram uma importante evolução: abandonou os rectângulos coloridos e o negro das linhas verticais e horizontais e substituiu-os por uma espécie de entrançado rítmico formado por pequenos segmentos coloridos que fazem lembrar um tapete. Procurou, deste modo, introduzir nas suas composições os ritmos musicais, como acontece em "Broadway Boogie Woogie" (na imagem), onde as cores parecem dançar na superfície da tela ao ritmo sincopado do Boogie Woogie, um ritmo de jazz que nunca é resolvido, pois recomeça sempre com algo de novo. Por isso, também o olhar do espectador é levado a movimentar-se continuamente através da trama colorida,seguindo as linhas verticais e horizontais.
Mondrian faleceu em Nova Iorque no dia 1 de Fevereiro de 1944.
Alfredo Saldanha
1 Comments:
A SUPRYTONER É UMA EMPRESA QUE ACONTECEU DA IDEALIZAÇÃO DE ANDRE CARETA FOO FUNDADA EM 1998 COM A INTENÇÃO DE OFERECER AS EMPRESAS CARTUCHOS DE TONER REMANUFATURADOS, COM MENOR CUSTO PARA AS EMPRESAS DEVIDO AO ALTO VALOR DOS CARTUCHOS ORIGINAIS , HOJE A EMPRESA ATUA NA COMPRA E VENDA DE CARTUCHOS VAZIOS PARA O SETOR DE RECICLAGEM , MANUTENÇÃO DE IMPRESSORAS E MULTIFUNCIONAIS , VENDA DE CARTUCHOS RENEW OU TONER RENEW , COMPRA E VENDA DE EQUIPAMENTOS NOVOS E SEMI-NOVOS , NOSSO, RESPEITAMOS A NATUREZA E CONTRIBUIMOS DE UMA CERTA FORMA PARA UM MUNDO CADA VEZ MELHOR , ONDE AS PESSOAS POSSAM RECICLAR , REAPROVEITAR TUDO QUE À NO MUNDO , POIS NA NATUREZA NADA SE CRIA , NA SE COPIA , MAS TUDO SE TRANSFORMA !
ANDRE CARETA
SUPRYTONER - CARTUCHOS E TONERS VAZIOS
(11) 2909-6860
Enviar um comentário
<< Home