segunda-feira, dezembro 19, 2005



William Turner morreu no dia 19 de Dezembro de 1851.




William Turner (1775-1851) é um dos nomes de referência da pintura inglesa do séc. XIX.
Os seus quadros transmitem uma emoção extrema e são considerados o ponto culminante do romantismo inglês, mas o interesse pela paisagem e pela temática de ar livre fizeram dele uma referência para os pintores de Barbizon.
Através de uma pincelada rápida, que irá influenciar os impressionistas franceses, Turner mostrou-se apaixonado pelos fenómenos atmosféricos, pelas nuvens e céus crepusculares e pelos efeitos subtis de uma luz difusa filtrada pela neblina.
A sua obra-prima é uma marinha com um pôr-de-sol resplandecente que representa um velho navio de guerra, "O Temerário".



Numa evocação repassada de nostalgia, que é realçada pelas tonalidades do crepúsculo, aquele veleiro de guerra, velho senhor dos mares, é conduzido ao ancoradouro, por um vulgar rebocador, para a destruição final.
Com William Turner a natureza deixa de ser interpretada objectivamente, à maneira clássica, passando a ser entendida como estado de alma, ou seja, dotada de sentimentos, na medida em que reflecte as emoções e os estados de espírito nela projectados pelo artista.
As paisagens rurais ou marítimas de Inglaterra foram a sua permanente fonte de inspiração, mas alguns trabalhos representam Veneza, a sua cidade preferida, pela feição muito peculiar da sua luz de tonalidades douradas.

Alfredo Saldanha



Edith Piaf nasceu a 19 de Dezembro de 1915.