Vassily Kandinsky (1866-1944) nasceu em Moscovo, onde estudou direito e economia, mas desistiu destas carreiras para se dedicar à arte. Rumou então a Paris onde se relacionou com os artistas de vanguarda.
Nos finais de 1911 encontrava-se em Munique onde, influenciado pela tendência do expressionismo moderno, fundou o grupo Der Blaue Reiter no qual também participaram Paul Klee, Franz Marc e August Macke.
O seu nome ficaria ligado à abstracção lírica, de que foi pioneiro. A sua primeira obra abstracta resultou de uma experiência fortuita, como ele próprio descreveu: "Um dia, ao entrar no estúdio, encontrei-me de repente perante uma tela de grande beleza. Parei, intrigado, a contemplá-la. Era um quadro sem tema, e apenas com manchas coloridas. Aproximei-me e verifiquei que era um quadro meu, posto de lado no cavalete... Uma coisa, então, se me tornou
evidente: que a objectividade e a descrição dos objectos não era necessária nas minhas pinturas e até as prejudicava".
Esta experiência, e também a influência que sobre ele exerceram as teorias de Worringer acerca da Abstracção e Intuição, contribuíram para fortalecer a sua ideia de que a arte não necessitava de um motivo figurativo e de que a cor podia constituir, só por si, um meio de expressão total.
Perante o desmoronar das certezas dos progressos científicos e a desconfiança em relação ao mundo material produzida pela descoberta do átomo e da Teoria da Relatividade de Einstein, o pintor russo apercebeu-se de que a pintura, desligada do seu carácter descritivo tradicional, se rege pelo “princípio da necessidade interior”, o verdadeiro motor da arte. Por outras palavras, a distribuição das formas e das cores realiza-se em função do estado de espírito do próprio artista, pelo que os quadros se convertem em expressões visíveis de um sentimento interior.
Desenvolveu esta teoria no livro Do Espiritual da Arte (1910), onde distingue três espécies de criação: as Impressões, que ainda contêm alguns aspectos de representação da realidade; as Improvisações, que pretendem reflectir emoções espontâneas, e em parte inconscientes, de carácter interior e as Composições, que são trabalhos lentamente elaborados, de um sentir espiritual.
Kandinsky procurou também formular uma teoria da harmonia de sonoridades das cores, convencido de que a distribuição dos tons no quadro devia obedecer a princípios de harmonia e contraste, como se fossem notas e acordes de uma sinfonia. Este interesse pela música é comprovado pela utilização de termos musicais em alguns títulos dos seus quadros.
Quando do advento da Revolução Soviética, Wassily volta à Rússia interessado nos rumos do país, mas desentende-se com as teorias da arte oficiais e retorna à Alemanha. Em constante contacto com os artistas de vanguarda, foi mestre na Bauhaus até ao seu encerramento em 1933. Mudou-se então para Paris onde viveu até ao fim da vida, em 13 de Dezembro de 1944.
Alfredo Saldanha
Nos finais de 1911 encontrava-se em Munique onde, influenciado pela tendência do expressionismo moderno, fundou o grupo Der Blaue Reiter no qual também participaram Paul Klee, Franz Marc e August Macke.
O seu nome ficaria ligado à abstracção lírica, de que foi pioneiro. A sua primeira obra abstracta resultou de uma experiência fortuita, como ele próprio descreveu: "Um dia, ao entrar no estúdio, encontrei-me de repente perante uma tela de grande beleza. Parei, intrigado, a contemplá-la. Era um quadro sem tema, e apenas com manchas coloridas. Aproximei-me e verifiquei que era um quadro meu, posto de lado no cavalete... Uma coisa, então, se me tornou
evidente: que a objectividade e a descrição dos objectos não era necessária nas minhas pinturas e até as prejudicava".
Esta experiência, e também a influência que sobre ele exerceram as teorias de Worringer acerca da Abstracção e Intuição, contribuíram para fortalecer a sua ideia de que a arte não necessitava de um motivo figurativo e de que a cor podia constituir, só por si, um meio de expressão total.
Perante o desmoronar das certezas dos progressos científicos e a desconfiança em relação ao mundo material produzida pela descoberta do átomo e da Teoria da Relatividade de Einstein, o pintor russo apercebeu-se de que a pintura, desligada do seu carácter descritivo tradicional, se rege pelo “princípio da necessidade interior”, o verdadeiro motor da arte. Por outras palavras, a distribuição das formas e das cores realiza-se em função do estado de espírito do próprio artista, pelo que os quadros se convertem em expressões visíveis de um sentimento interior.
Desenvolveu esta teoria no livro Do Espiritual da Arte (1910), onde distingue três espécies de criação: as Impressões, que ainda contêm alguns aspectos de representação da realidade; as Improvisações, que pretendem reflectir emoções espontâneas, e em parte inconscientes, de carácter interior e as Composições, que são trabalhos lentamente elaborados, de um sentir espiritual.
Kandinsky procurou também formular uma teoria da harmonia de sonoridades das cores, convencido de que a distribuição dos tons no quadro devia obedecer a princípios de harmonia e contraste, como se fossem notas e acordes de uma sinfonia. Este interesse pela música é comprovado pela utilização de termos musicais em alguns títulos dos seus quadros.
Quando do advento da Revolução Soviética, Wassily volta à Rússia interessado nos rumos do país, mas desentende-se com as teorias da arte oficiais e retorna à Alemanha. Em constante contacto com os artistas de vanguarda, foi mestre na Bauhaus até ao seu encerramento em 1933. Mudou-se então para Paris onde viveu até ao fim da vida, em 13 de Dezembro de 1944.
Alfredo Saldanha
1 Comments:
valeu pela resposta
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