terça-feira, abril 18, 2006



Lucrécia Borgia nasceu a 18 de Abril de 1519.






Filha do Papa Alexandre VI e irmã do temível César Bórgia, de Lucrécia diz-se que era a mulher mais bela de toda a Roma. Também é conhecida como "filha e mulher" do pai e amante do irmão. Ambos cultivaram uma paixão por ela doentia.
A história deu-lhe o estatuto de cruel envenenadora. Supõe-se que assassinou muita gente e que guardava um veneno mortal dentro de um anel.
Em 1501 o papa Alexandre VI escandalizou a Europa ao escolher Lucrezia para o substituir no Vaticano durante uma viagem. Um acto inédito na história do papado, que provocou a ira do Colégio dos Cardeais. Foi protetora das artes, letras e ciências, reunindo na corte as mais brilhantes figuras do Renascimento. Lucrezia Borgia casou três vezes. Os dois primeiros maridos foram assassinados. Depois de casar com o poderoso duque de Ferrara, Afonso d´Este, as obras sociais tornaram-se para ela uma prioridade. Deixou as festas e começou a fazer visitas regulares a orfanatos, hospícios e conventos. Teve vários filhos e diz-se que era uma mãe muito dedicada. Morreu de parto e foi sepultada no convento de Corpus Domini, em Ferrara, na Itália, trajando um hábito de freira. Tinha 39 anos.