quinta-feira, abril 06, 2006






Rafaello Sanzio (1483-1520), um dos maiores e mais influentes pintores da Renascença Italiana, nasceu em 6 de Abril de 1483. Quando tinha 11 anos, seu pai mandou-o estudar com Perugino, um importante pintor de Perugia. Em 1504, Rafael fixou residência em Florença, onde estudou as pinturas do grande mestre Leonardo da Vinci. De carácter suave, cheio de bonomia e fácilmente sociável, tornou-se muito popular entre os seus contemporâneos. A sua arte acabou por reflectir esse temperamento sereno, principalmente na série das madonas, representações da Virgem, humanaa e amáveis, de um colorido fresco e claro, tendo em fundo uma paisagem também clara e calma. Uma das mais populares composições deste tipo é a "Madona do Pintassilgo" que, além das características acima expostas, ilustra a teoria da forma piramidal, típica da arte renascentista: o pintor agrupou as figuras sob a configuração de um triângulo, tendo a cabeça da Virgem por vértice, enquanto os lados são estabelecidos pelos seus braços e a base é formada pelos pés das figuras em linha recta. Este esquema cria na composição um efeito de estabilidade e reforça a segurança e o aspecto tranquilo das personagens.Em 1508, o papa Júlio II convidou-o para trabalhar na decoração dos seus aposentos privados, as famosas Stanze Vaticane. Trata-se de três salas cujas paredes foram decoradas com pinturas que representam a Filosofia, a Teologia, a Poesia e o Direito e que mostram a arte renascentista no seu auge, combinando beleza, serenidade e equilíbrio em perfeita harmonia. O mais famoso destes afrescos é a "Escola de Atenas", onde são representados, num fundo arquitectónico inspirado em Bramante, os expoentes máximos da filosofia grega e do saber humano: Sócrates, Platão, Aristóteles, Sócrates, Pitágoras, Arquimedes, etc.É de realçar a forma como o autor dispôs todas estas figuras, numa espécie de ferradura, de tal modo que o olhar do espectador é como que obrigado a dar a volta ao grupo, e a maneira extraordinária como soube exprimir o espaço a três dimensões. A simetria do conjunto ajuda, por outro lado, a criar a sensação de calma em que decorre a acção. Esta tranquilidade e clareza, próprias da arte clássica, são igualmente características da escola romana do Renascimento, mas estão longe do carácter dramático de alguns dos seus representantes como, por exemplo, Miguel Ângelo. Há outro aspecto da produção pictórica de Rafael que, só por si, lhe daria foros de artista excepcional: os retratos. O pintor executou uma galeria de pessoas representativas da Itália, especialmente da Roma do seu tempo, de uma precisão plástica e valorização psicológica quase insuperáveis como "Baltazar de Castiglione", " Júlio II " e "Leão X" .Rafael foi o primeiro artista a tornar-se amigo de príncipes e cardeais. Faleceu em Roma com apenas 37 anos e foi sepultado no Panteão de Roma por ordem do Papa Leão X.

Alfredo Saldanha