sexta-feira, março 10, 2006


Mikhail Bulgakov nasceu em Kiev na Ucrânia. Formou-se em Medicina, mas abandonou a carreira de médico para se dedicar ao jornalismo. Em 1921 começou a dedicar-se à literatura de ficção. Acérrimo crítico do regime de Estaline, que proibiu as suas obras, Bulgakov tornou-se muito popular na Rússia devido à sua veia satírica.
A partir de 1936 e até à morte dedicou-se exclusivamente à conclusão da sua obra-prima: Margarita e o Mestre, um romance em que três histórias distintas se entrelaçam, uma visita do Diabo a Moscovo, a Paixão de Cristo e o amor entre o Mestre e Margarida, combinando a sátira política e a meditação filosófica e religiosa.

O senhor foi sempre um ardente defensor da teoria segundo a qual quando se corta a cabeça de um homem a sua vida pára, ele transforma-se em cinza e desaparece no não ser. Apraz-me informá-lo, diante dos meus convidados, embora eles próprios sejam prova de uma teoria completamente diferente, que a sua teoria é sólida e engenhosa. Aliás, todas as teorias se equivalem umas às outras. Há entre elas uma, segundo a qual, a cada um será dado consoante a sua fé. Pois que assim seja! O senhor desaparecerá no nada, e eu, da taça em que o senhor se vai transformar, beberei com muita alegria ao ser.

Bulgakov morreu no dia 10 de Março de 1940.