quarta-feira, abril 12, 2006



Robert Delaunay, nascido em Paris em 12 de Abril de1885, foi o inventor do Cubismo Órfico ou Orfismo.
Pertenceu ao famoso "Grupo de Puteaux" do qual também faziam parte Metzinger, Gleizes, Picabia e os irmãos Duchamp, dissidentes do grupo cubista de Montmartre, formado em volta de Picasso.
Um dos temas mais intensamente discutidos na oficina de Puteaux foi o da teoria cromática de Georges Seurat acerca do "contraste simultâneo e complementaridade das cores", e a apresentação teórica do "círculo cromático" proposto por Sérusier e baseado na transmutação das cores espectrais da luz solar. Esta teoria do círculo cromático acabaria por ser posteriormente desenvolvida por Robert Delaunay e sua mulher, Sonia Delaunay, resultando daí a criação do "Orfismo" ou "Cubismo Órfico".
Robert Delaunay tinha chegado ao Cubismo com um gosto pela cor que lhe vinha do Fauvisme, usando tons primários e contrastes complementares. O seu percurso para o Orfismo partiu da fórmula cubista de desintegração e desarticulação das formas. Utilizou então como temas predilectos a igreja gótica de Saint-Séverin e a Torre Eiffel, em cujas representações as cores do prisma se decompõem e se difundem no espaço, fragmentadas sob a acção dissolvente da luz ("La Tour Eiffel Rouge").
Encerrada esta fase, que designou por "período destrutivo", passou a adoptar uma técnica essencialmente cromática, tendo inventado a tendência órfica, concretizada num quadro de 1912 intitulado "Formas Circulares Cósmicas", onde os círculos concêntricos estão divididos em sectores que correspondem a diferentes harmonias de cor e conseguem criar a ideia de um dinamismo circular rotativo. Este interesse pela captação do dinamismo da cor conduzirá aos primeiros exemplos da abstracção geométrica.
Delaunay repetiu a concepção de Cézanne, segundo a qual a modelação tradicional da forma deve ser substituída pela força da cor. E, inspirado nas teorias da harmonia enunciadas por Seurat, reparou que quando se junta, por exemplo, o vermelho com o verde, o observador é atraído para um amarelo-forte a partir da harmonia complementar das duas primeiras cores, obrigando o olhar a um movimento circular permanente. Esse dinamismo visual está bem patente nos famosos "Ritmos sem Fim" e em "Formas circulares" que representam círculos concêntricos sem qualquer traçado linear, mas apenas pela justaposição de zonas coloridas, sendo o espaço definido pelas diferentes tonalidades das cores.
Nascido ao mesmo tempo que o Cubismo Sintético, o Orfismo pode ser interpretado como uma reacção ao Cubismo Analítico. Mas ele é, sobretudo, o movimento pioneiro da Abstracção Geométrica, na medida em que apresenta as primeiras pinturas não figurativas.

Alfredo Saldanha

1 Comments:

Anonymous Inês said...

Mt bom, ajudou-me mt no meu trabalho HST sobre Robert Delaunay e a sua corrente artística, mt obg realmente estava farta do português brasileiro q por vezes é preciso quase q decifra-lo m t obg, um trabalho espetacular!
Ass.Inês Cristina de Jesus Alves, Portimão

8:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home