sexta-feira, abril 14, 2006



1924 - Morre Louis Sullivan

Na segunda metade do séc. XIX, a cidade americana de Chicago tornou-se um importante centro de renovação arquitectónica que ficou conhecido por "Escola de Chicago". Para tal foram determinantes a introdução de novos materiais e técnicas que possibilitaram a construção dos primeiros arranha-céus.
A personalidade que melhor simboliza esta inovação arquitectónica é Louis Sullivan (1856-1924), justamente considerado como o primeiro "funcionalista" moderno. A independência em relação ao passado, a utilização dos meios tecnológicos de ponta, o verticalismo e a funcionalidade, são algumas das características da sua arquitectura.
Buscando a relação perfeita entre a forma de construir, a industrialização e o crescimento urbano, recorreu à inovação técnica e construtiva (utilização dos novos materiais, colocação de elevadores nos edifícios, construção em altura, homogeneidade das janelas, etc.) e criou novas tipologias aliadas a um espírito verdadeiramente prático e utilitário.
Em 1889 construiu o Auditorium Building de Chicago, o mais alto edifício da cidade, e talvez a obra-prima da Escola de Chicago, pelas soluções técnicas utilizadas. Os Armazéns Carson, também da sua autoria, primam pela ausência de elementos decorativos supérfluos e pelas características janelas horizontais e paralelas.
O espírito funcionalista da Escola de Chicago viria a ser retomado na Europa, alguns anos mais tarde, através da acção de arquitectos como Peter Beherens, Gropius, Mies van der Rohe e, sobretudo, Le Corbusier.

Alfredo Saldanha