Leon Battista Alberti um dos principais arquitectos do Quattrocento italiano, nasceu em Génova no dia 14 de Fevereiro de 1404.
Desenvolveu grande parte da sua actividade na cidade de Florença e norteou a sua vida artística de acordo com os princípios que caracterizaram o Renascimento. Tendo como modelo de inspiração a antiguidade clássica, criou uma arte racional e equilibrada, utilizando um conjunto de elementos arquitectónicos herdados da arte greco-romana: as ordens clássicas, o arco de volta perfeita, o frontão, as abóbadas e a cúpula.
As suas fontes de inspiração foram a leitura de tratados clássicos, nomeadamente "De Architectura" de Vitrúbio, e o conhecimento dos grandes monumentos da época imperial romana, Coliseu, Teatro de Marcelo, Panteão e Basílicas, que visitou nas múltiplas viagens a Roma. Mas, apesar do grande interesse que manifestou pelos ideais da cultura e arte clássicas, soube fazer uma adaptação crítica, de acordo com as necessidades urbanísticas e arquitecturais do seu tempo. Os seus edifícios caracterizaram-se pela harmonia entre as diferentes partes, pelo traçado rigoroso e geométrico que lhes conferem um perfeito equilíbrio, por uma cuidada simetria na distribuição dos volumes, pela sobriedade e simplicidade da decoração, e ainda pela racionalidade de planeamento e execução.
Na cidade de Florença, foi responsável pela construção do Palácio Rucellai e fachada da Igreja de Santa Maria Novella, cujo sistema de planos unidos por duas "aletas" se veio a tornar um padrão muito utilizado durante todo o Renascimento. E, na Igreja de Santo André, em Mântua, criou a "ordem colossal", da altura de dois andares, um esquema de fachada influenciado pelos arcos de triunfo romanos que teve grande sucesso e abriu caminho às concepções das fachadas da Igreja de Gesù e de S. Pedro, no séc. XVI.
A pedido do papa Nicolau V fez o primeiro levantamento da cidade de Roma e dos seus monumentos, do que resultou, em 1452, "De Re Aedificatoria", uma obra de 10 volumes, verdadeiro tratado de arquitectura, aliás, o único tratado de arquitectura, publicado no século XV, dedicado às regras de construção. Leo Battista Alberti redigiu ainda vários trabalhos sobre Escultura e Pintura, as proporções do corpo humano, e foi autor do primeiro trabalho teórico sobre a perspectiva. Embora hoje seja conhecido, essencialmente, como arquitecto, também foi pintor, escultor, compositor, poeta, dramaturgo, matemático, tratadista, pedagogo e filósofo, representando uma das personalidades que mais se aproximaram do conceito renascentista de "homem ideal".
Desenvolveu grande parte da sua actividade na cidade de Florença e norteou a sua vida artística de acordo com os princípios que caracterizaram o Renascimento. Tendo como modelo de inspiração a antiguidade clássica, criou uma arte racional e equilibrada, utilizando um conjunto de elementos arquitectónicos herdados da arte greco-romana: as ordens clássicas, o arco de volta perfeita, o frontão, as abóbadas e a cúpula.
As suas fontes de inspiração foram a leitura de tratados clássicos, nomeadamente "De Architectura" de Vitrúbio, e o conhecimento dos grandes monumentos da época imperial romana, Coliseu, Teatro de Marcelo, Panteão e Basílicas, que visitou nas múltiplas viagens a Roma. Mas, apesar do grande interesse que manifestou pelos ideais da cultura e arte clássicas, soube fazer uma adaptação crítica, de acordo com as necessidades urbanísticas e arquitecturais do seu tempo. Os seus edifícios caracterizaram-se pela harmonia entre as diferentes partes, pelo traçado rigoroso e geométrico que lhes conferem um perfeito equilíbrio, por uma cuidada simetria na distribuição dos volumes, pela sobriedade e simplicidade da decoração, e ainda pela racionalidade de planeamento e execução.
Na cidade de Florença, foi responsável pela construção do Palácio Rucellai e fachada da Igreja de Santa Maria Novella, cujo sistema de planos unidos por duas "aletas" se veio a tornar um padrão muito utilizado durante todo o Renascimento. E, na Igreja de Santo André, em Mântua, criou a "ordem colossal", da altura de dois andares, um esquema de fachada influenciado pelos arcos de triunfo romanos que teve grande sucesso e abriu caminho às concepções das fachadas da Igreja de Gesù e de S. Pedro, no séc. XVI.
A pedido do papa Nicolau V fez o primeiro levantamento da cidade de Roma e dos seus monumentos, do que resultou, em 1452, "De Re Aedificatoria", uma obra de 10 volumes, verdadeiro tratado de arquitectura, aliás, o único tratado de arquitectura, publicado no século XV, dedicado às regras de construção. Leo Battista Alberti redigiu ainda vários trabalhos sobre Escultura e Pintura, as proporções do corpo humano, e foi autor do primeiro trabalho teórico sobre a perspectiva. Embora hoje seja conhecido, essencialmente, como arquitecto, também foi pintor, escultor, compositor, poeta, dramaturgo, matemático, tratadista, pedagogo e filósofo, representando uma das personalidades que mais se aproximaram do conceito renascentista de "homem ideal".
Alfredo Saldanha
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