terça-feira, fevereiro 14, 2006


Leon Battista Alberti um dos principais arquitectos do Quattrocento italiano, nasceu em Génova no dia 14 de Fevereiro de 1404.
Desenvolveu grande parte da sua actividade na cidade de Florença e norteou a sua vida artística de acordo com os princípios que caracterizaram o Renascimento. Tendo como modelo de inspiração a antiguidade clássica, criou uma arte racional e equilibrada, utilizando um conjunto de elementos arquitectónicos herdados da arte greco-romana: as ordens clássicas, o arco de volta perfeita, o frontão, as abóbadas e a cúpula.
As suas fontes de inspiração foram a leitura de tratados clássicos, nomeadamente "De Architectura" de Vitrúbio, e o conhecimento dos grandes monumentos da época imperial romana, Coliseu, Teatro de Marcelo, Panteão e Basílicas, que visitou nas múltiplas viagens a Roma. Mas, apesar do grande interesse que manifestou pelos ideais da cultura e arte clássicas, soube fazer uma adaptação crítica, de acordo com as necessidades urbanísticas e arquitecturais do seu tempo. Os seus edifícios caracterizaram-se pela harmonia entre as diferentes partes, pelo traçado rigoroso e geométrico que lhes conferem um perfeito equilíbrio, por uma cuidada simetria na distribuição dos volumes, pela sobriedade e simplicidade da decoração, e ainda pela racionalidade de planeamento e execução.
Na cidade de Florença, foi responsável pela construção do Palácio Rucellai e fachada da Igreja de Santa Maria Novella, cujo sistema de planos unidos por duas "aletas" se veio a tornar um padrão muito utilizado durante todo o Renascimento. E, na Igreja de Santo André, em Mântua, criou a "ordem colossal", da altura de dois andares, um esquema de fachada influenciado pelos arcos de triunfo romanos que teve grande sucesso e abriu caminho às concepções das fachadas da Igreja de Gesù e de S. Pedro, no séc. XVI.
A pedido do papa Nicolau V fez o primeiro levantamento da cidade de Roma e dos seus monumentos, do que resultou, em 1452, "De Re Aedificatoria", uma obra de 10 volumes, verdadeiro tratado de arquitectura, aliás, o único tratado de arquitectura, publicado no século XV, dedicado às regras de construção. Leo Battista Alberti redigiu ainda vários trabalhos sobre Escultura e Pintura, as proporções do corpo humano, e foi autor do primeiro trabalho teórico sobre a perspectiva. Embora hoje seja conhecido, essencialmente, como arquitecto, também foi pintor, escultor, compositor, poeta, dramaturgo, matemático, tratadista, pedagogo e filósofo, representando uma das personalidades que mais se aproximaram do conceito renascentista de "homem ideal".

Alfredo Saldanha