segunda-feira, janeiro 09, 2006



Noel Scott Engel conhecido como Scott Walker nasceu neste dia em 1943, em Hamilton, nos Estados Unidos. Como Scotty Engel gravou em 1957 "When is a Boy a Man". Quatro anos mais tarde juntou-se aos Dalton Brothers, John Maus e Gary Leeds. Em 1964 passaram a chamar-se Walker Brothers. Scott assumiu os cargos de vocalista e baixista.

Os The Walker Brothers mudaram-se para Inglaterra e tornaram-se tão famosos como os Beatles. Chegaram aos lugares cimeiros do top ten britânico com temas como com uma versão de “Make it Easy on Yourself” e “The Sun Ain’t Gonna Shine Anymore”.
Impressionado com o belga Jacques Brel e com o cinema existencialista de Ingmar Bergman, lançou um primeiro disco a solo, intitulado “Scott Walker”. Seguiram-se Scott 2, Scott 3 e Scott 4, este último contém apenas temas originais de Scott e, e ao contrário dos discos anteriores, foi um fracasso comercial.

Separados em 1967 os Walker Brothers voltaram a juntar-se em 1976 e voltaram também ao 1º lugar do top tem britânico com “No Regrets”.
Depois de 10 anos sem gravar Scott Walker editou em 1984 Climate of Hunter. A sua fobia aos palcos, as raras entrevistas e aparições em público contribuem para fazer de Scott Walker uma figura misteriosa e apaixonante.

Em 1995 gravou “Tilt”, álbum experimental, bizarro e surpreendente. Scott Walker compôs ainda para cinema, foi o responsável pela banda-sonora de Pola X de Leos Carax. Produziu e compôs também um tema para o álbum “Punishing Kiss”, da cantora alemã Ute Lemper. Uma canção de quase doze minutos, repleta de tensão, paranóia, climas soturnos e desespero, cuja letra narra a marcha dos russos sobre a Alemanha. Em 2001 produziu o álbum “We Love Life”, último trabalho de originais dos Pulp.