sexta-feira, janeiro 06, 2006



A 6 de Janeiro de 1854 nasceu a personagem de ficção Sherlock Holmes.
O detective criado pelo médico e escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle, apareceu pela primeira vez no conto A Study in Scarlet editado pela revista Beeton's Christmas Annual, no Natal de 1887. Sherlock Holmes ficou famoso por utilizar na resolução dos seus mistérios o método científico e a lógica.
Ao longo das suas histórias Conan Doyle dá-nos informações sobre Sherlock Holmes. De facto em cada conto descobrimos uma nova e inesperada faceta do detective. Tudo o que sabemos dele foi retirado do conjunto dos livros onde Holmes figura.
Sherlock Holmes é um pessoa insolente, mas com ideias correctíssimas num sem número de assuntos. Não demonstra muitos traços de sentimentalismo, preferindo o lado racional.
Segundo Conan Doyle, Sherlock Holmes viveu em Londres, num apartamento na Baker Street, que dividia com o seu amigo e colega Dr. Watson.
Sherlock Holmes é um detective conselheiro. É capaz de resolver todos os problemas sem sair do seu apartamento. A sua especialidade é resolver enigmas singulares, que deixam a polícia desnorteada, usando a sua extrema faculdade de observação e dedução. Para isto contribui a sua cultura geral extensa e variada. Por exemplo, é capaz de identificar a marca de um cigarro pelo cheiro e pela cor das cinzas. Fuma cachimbo e consome cocaína para estimular as faculdades intelectuais ou matar o tédio entre um problema e outro. Denote-se que a cocaína só foi proibida em 1930. Quando se envolvia em algum problema, passava a noite sem dormir e sem comer, o que inquietava o Dr. Watson. Mestre na arte do disfarce, manejava com habilidade a espada e, segundo Watson, daria um bom pugilista.
Sherlock Holmes era filho de um agricultor e de mãe francesa. O irmão mais velho, trabalhava para os Serviços Secretos britânicos, e segundo Holmes era um investigador brilhante, possuidor de um invejável sentido de observação e dedução. O seu grande inimigo também dotado de extraordinárias faculdades intelectuais, era o professor Moriarty. Em 1891, após uma luta feroz, Holmes e Moriarty desapareceram nas cataratas de Reichenbach, na Suiça. Os protestos dos leitores foram de tal forma insistentes, que Conan Doyle foi obrigado a ressuscitar o seu herói e Shrelock Holmes acabou por reaparecer dois anos mais tarde. Aposentou-se em 1910 e foi para Sussex criar abelhas. Segundo Baring-Gould, morreu em 1957 com 103 anos de idade.

(bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sherlock_Holmes)

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Que grande escolha esta, a de destacar Sherlock Holmes. E quando se fala de Sherlock Holmes, não se consegue deixar de pensar em Jeremy Brett. Grande actor que personificou de forma magnífica e definitiva esta grande personagem. Já agora o tributo por tantas horas de puro deleite...
www.bakerstreetdozen.com/bretttribute.html

12:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home