quarta-feira, dezembro 28, 2005

A 28 de Dezembro de 1895, os irmãos Auguste e Louis Lumière, inventores do cinematógrafo, faziam, no "Grand Café" do Boulevard des Capucines, em Paris, a primeira apresentação cinematográfica.



No ano seguinte, começaram uma digressão para dar a conhecer o novo invento em Londres, Bombaim e Nova Iorque. As imagens em movimento foram um enorme sucesso. Os primeiros filmes dos Lumière limitavam-se a registar cenas do quotidiano, aspectos da vida das cidades, e imagens da vida familiar. Em breve, porém, o "cinematógrafo" ou "animatógrafo" espalhou-se pelo mundo inteiro com os documentários e filmes com situações do quotidiano.

O cinema surgiu, então, como um novo meio de expressão e uma arte que, englobando todas as outras, conseguiu ser exaltada como a mais típica dos nossos dias. Um dos seus aspectos mais relevantes é a combinação de vários elementos, próprios de outras artes, tais como a música, o teatro e a literatura. A Sétima Arte, como ficou conhecida, integra uma linguagem específica e original que se foi adaptando ao evoluir das técnicas, nomeadamente no que diz respeito à tecnologia da acção, fotografia, reprodução do som, filmagem e montagem.
Alfredo Saldanha