segunda-feira, novembro 28, 2005



Lorenzo Bernini (1598 - 1680) foi um eminente artista barroco. Distinguiu-se como escultor e arquitecto, ainda que tivesse sido também pintor, desenhista, cenógrafo, e até pirotécnico.
Como arquitecto revelou o gosto pela encenação e animação dos espaços. O seu projecto mais conhecido é o da Praça de S. Pedro, em Roma, com forma elíptica, rodeada por uma majestosa colunata.
Ainda como urbanista, mas ao mesmo tempo como escultor, realizou outra obra admirável na Piazza Navona. Trata-se da "Fontana dei Fiumi", onde concretizou o ideal barroco da mistura de várias artes. O conjunto, centrado em torno de um obelisco egípcio, é composto por formas naturais talhadas na rocha e por estátuas alegóricas dos rios Nilo, Ganges, Danúbio e da Prata, representando os quatro maiores continentes.
A sua obra escultórica compreende ainda temas religiosos e mitológicos. Ao primeiro grupo pertencem "Êxtase de S.ta Teresa" e "Beata Ludovica Albertoni". De acordo com as tendências barrocas da época, ambas revelam maior apelo à sensibilidade e emoção do que à razão.



Outra composição berninesca, "Apolo e Dafne", explora um tema retirado da mitologia. Trata-se da ilustração de um trecho das "Metamorfoses" de Ovídeo, um escritor romano que descreve o mito de Dafne, a qual, perseguida por Apolo, lança um grito de medo, ao mesmo tempo que os cabelos se lhe transformam em folhas de loureiro, os braços em ramos e os pés em raízes, enquanto a casca da árvore cresce em torno do corpo da bela ninfa.
De um modo geral, as obras citadas caracterizam-se pela teatralidade dos gestos e atitudes, pela preocupação em sugerir a acção, pela expressão dos sentimentos fortes e violentos e por uma certa sensualidade e erotismo. As vestes amplas e esvoaçantes que envolvem os personagens, criam contrastes violentos de luz e sombra, indo ao encontro do ideal barroco de movimento e dinamismo.
A obra escultórica de Bernini compreende também os túmulos dos papas Urbano VIII e Alexandre VII, na Basílica de S. Pedro. Na mesma basílica, realizou o famoso Baldaquino, colocado sobre o altar principal e debaixo da cúpula de Miguel Ângelo.



Lavrado em bronze e com 29 metros de altura, é composto por quatro enormes colunas torsas ornamentadas com ramos de videira que sustentam um imenso e requintado dossel.
Bernini morreu em Roma em 28 de Novembro de 1680.

Alfredo Saldanha