terça-feira, novembro 22, 2005


Aldous Leonard Huxley



Nasceu no dia 26 de Julho de 1894, em Inglaterra. Começou a escrever muito cedo e é autor de uma vasta obra literária.
Em Brave New World, o Admirável Mundo Novo, obra-prima de Huxley, mostra uma sociedade escravizada pela máquina e dominada pela tecnologia, onde as paixões humanas não existem e os seres são gerados em laboratórios e especialmente treinados para desempenhar funções pré-determinadas no meio social programado.
O Admirável Mundo Novo foi escrito em quatro meses em 1931. Nele, Aldous Huxley, dá conta das suas preocupações ideológicas nomeadamente a liberdade individual em contraponto com o autoritarismo do Estado.
Foi amigo intimo de Virgínia Woolf e D.H. Lawrence, com os quais partilhava uma atitude crítica em relação à sociedade da época, denunciando as injustiças e a hipocrisia, e o afastamento do homem em relação aos princípios básicos da sua natureza.
Aldous Leonard Huxley morreu aos 69 anos. Nos anos 50 estudou os efeitos da mescalina e do LSD. Estas experiências são relatadas nos ensaios As Portas da Percepção/Céu e Inferno. As conseqüências da droga sobre a mente humana passaram a constituir um dos temas prediletos do autor a partir de então. O título The Doors of Perception inspirou Jim Morrison na escolha do nome Doors.
Huxley morreu a 22 de novembro de 1963, no mesmo dia em que John F. Kennedy foi assassinado.