sexta-feira, novembro 11, 2005


"Guardando o Rebanho"

O pintor António Carvalho da Silva Porto nasceu a 11 de Novembro de 1850. O apelido "Porto" acrescentou-o por ser natural desta cidade. Fundador do movimento naturalista em Portugal, frequentou o curso de Belas Artes na Academia Portuense, demandando depois Paris e Roma.
Em Paris pertenceu ao grupo dos pintores romântico-naturalistas da Escola de Barbizon. Estes artistas tinham em comum o gosto pela pintura de ar livre, dando especial atenção às mutações luminosas, aspectos que os tornaram precursores do Impressionismo. Regressado a Portugal, em 1879, foi convidado a ensinar na Academia de Belas Artes de Lisboa como mestre de Paisagem. Dois anos mais tarde criou, juntamente com outros amigos, o Grupo do Leão, designação pela qual ficou conhecido um conjunto de artistas e intelectuais que se reuniam periodicamente
na Cervejaria Leão de Ouro, em Lisboa. Deste grupo faziam parte, entre outros, José Malhoa, António Ramalho, Columbano Bordalo Pinheiro e seu irmão Rafael. O legado artístico de Silva Porto encontra-se largamente representado no Museu de Arte Contemporânea, em Lisboa e no Museu Nacional de Soares dos Reis, na sua cidade natal. Compreende paisagens rurais e marinhas, retratos, cenas bucólicas, ambientes populares e aspectos do quotidiano burguês.

Alfredo Saldanha