quinta-feira, julho 06, 2006






Frida Kahlo nasceu a 6 de Julho de 1907, no México, e foi uma artista singular.
Para se entender a sua obra é necessário conhecer a sua vida que foi marcada por doenças várias e um grave acidente de viação. Começou a pintar durante a convalescença, quando a mãe lhe pendurou um espelho em cima da cama. Esta foi uma das razões que a levaram a pintar-se a si mesma: "Eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor".
Retratou as suas angústias, vivências, medos e principalmente o amor pelo marido, Diego Rivera.
A vida conjugal de ambos foi bastante tumultuosa. Em muitos dos seus quadros perpassa a dor pela impossibilidade de ter filhos devido às sequelas do acidente que sofreu.
Acerca da sua obra afirmou: "Rotularam-me de surrealista, mas nunca o fui. Nunca pintei sonhos, apenas a minha própria realidade".
Frida contraiu uma pneumonia e morreu em 1954 de embolia pulmonar, mas no seu diário a última frase é estranha: "Espero alegremente a saída e espero nunca mais voltar". Talvez não tivesse já ânimo para suportar mais a vida.

Alfredo Saldanha