segunda-feira, abril 24, 2006


O pintor holandês Willem De Kooning (1904-1997) nasceu em 24 de abril de 1904.
Com 26 anos mudou-se para os Estados Unidos onde, juntamente com Jackson Pollock e outros artistas, viria a liderar um movimento artístico que ficou conhecido por Expressionismo Abstracto.Os adeptos da nova tendência utilizavam telas de grandes dimensões, estendidas no chão do atelier, sobre as quais lançavam tintas fortes e agressivas, directamente da bisnaga, comprimindo-a com maior ou menor intensidade, enquanto a mão se movia ao sabor de gestos inspirados. Raramente utilizavam o pincel, servindo-se do que estivesse mais a geito: uma faca, uma ripa de madeira, etc.
A adopção desta, "pintura de acção" permitia a espontaneidade do gesto, directamente ligada aos instintos psíquicos do autor, e substituía a tradicional atenção dada aos aspectos formais. A pintura passava então a funcionar como um meio espontâneo de libertação dos estados de espírito e emoções.
De Kooning deixava escorrer a tinta, de uma lata furada, sobre as telas. Outras vezes lançava borrifos e pingos de vernizes de tons fortes e colocava-as na vertical para permitir que, pela força da gravidade, as tintas criassem "não-formas" imprevisíveis... Também misturava as tintas com gesso ou areia de modo a criar formas relevadas, grumos e crostas, ou usava materiais como o alcatrão, a que juntava cimento, pedaços de madeira queimada, etc. Em todos estes processos, a pintura deixa de obedecer a qualquer preocupação de carácter estético para se tornar, simplesmente, fruto de um impulso ou de uma vitalidade desenfreada, graças aos quais a mão, o braço e todo o corpo do artista se libertavam da vontade e da mente. Este "automatismo gestual", dominado por impulsos inconscientes é, no fundo, uma herança surrealista enquanto a redução do quadro aos elementos mínimos da estrutura material e compositiva comunga do ideal abstraccionista de uma pintura sem objecto.
Alfredo Saldanha