quarta-feira, julho 19, 2006

Edgar Degas nasceu a 19 de Julho de 1834.

As estampas japonesas, o Louvre e, sobretudo Ingres e os pintores italianos, foram os "mestres" do mais independente dos impressionistas. Em Paris conheceu Manet e Renoir que o convidaram a participar nas reuniões do Café Guerbois. A partir de então abandonou as composições históricas e, sem renunciar ao classicismo, adoptou uma paleta mais clara, passando a autodefinir-se como "pintor clássico da vida moderna". Esta "modernidade", fruto da influência da fotografia e da pintura japonesa, levou-o a optar por composições descentradas e de grande audácia.
Mais do que qualquer outro pintor da época captou os instantâneos que escapam ao olho humano e descobriu perspectivas completamente inéditas e originais. Em "Les Musiciens à l'orchestre", por exemplo, a tomada de vista é feita a partir do fosso da orquestra, com as gambiarras do palco iluminando as pernas e o tule dos vestidos das bailarinas. Além de cenas de café ou de teatro, realizou diversas "séries" onde retratou o quotidiano das lavadeiras e engomadeiras, modistas, prostitutas, bailarinas e mulheres na intimidade da sua toilete. Este último tema compreende um conjunto de óleos e pastéis em cartão ou papel genericamente intitulado "Nus femininos banhando-se, lavando-se, secando-se, penteando-se ou fazendo-se pentear". Além da pintura a óleo, do pastel e do desenho, dedicou-se ainda à gravura e à escultura, moldando em cera pequenas estatuetas de mulheres, bailarinas ou cavalos.

Alfredo Saldanha