sexta-feira, julho 28, 2006




A 28 de Julho de 1887 nasceu Marcel Duchamp (1887-1968), pintor e escultor francês, e um dos mais destacados representantes da arte moderna.
A sua actividade artística iniciou-se em Paris com pinturas de inspiração impressionista, mas rapidamente se abalançou pelo mundo da arte expressionista e cubista. Dessa fase, destaca-se o quadro "Nu Descendo uma Escada", apresentado na Exposição Internacional de Arte Moderna de 1913 (Armory Show) em Nova Iorque, Chicago e Bóston. Numa antecipação às soluções futuristas, procurou abordar nesta obra o problema da representação do movimento, tendo causado enorme escândalo e celeuma no meio artístico norte-americano.
Fez parte do famoso "Grupo de Puteaux", no qual também participaram os seus irmãos Jacques Villon e Raymond Duchamp-Villon, além de Metzinger, Gleizes, Léger e Picabia, responsáveis pela tendência cubista do Orfismo.
O seu precurso evoluiu depois para o Dadaísmo, um movimento que se caracterizou pelo espírito de contestação aos valores da sociedade da época - responsáveis, no seu entender, pelos malefícios da 1ª Guerra Mundial - e à recusa dos modelos da arte e cultura tradicionais. Neste sentido, Marcel Duchamp desenvolveu uma série de actividades marcadas por um carácter fortemente provocatório, valorizando o subversivo e o irracional, dentro de uma postura niilista em relação aos valores do passado.
Ficaram célebres os seus "ready-made", ou seja, objectos deslocados do ambiente normal, a fim de serem inseridos num código estético e num local a que eram completamente alheios. São disso exemplo a Roda de Bicicleta, que consistia numa roda sobre um vulgar banco de cozinha, o Secador de Garrafas ou o insignificante balão de vidro que baptizou de "50 cm3 de Air de Paris".



A sua atitude negativista em relação ao passado e à arte tradicional encontra-se ainda perfeitamente documentada num dos exemplos mais típicos de anti-arte: a aplicação de bigodes e pera numa reprodução da Monalisa, acrescentando-lhe, em jeito de legenda, a sigla irreverente L.H.O.O.Q., que em francês se lê
foneticamente "Elle a chaud au cul" (Ela tem calor no rabo).





Este espírito de provocação ficou ainda condensado na exposição de um vulgar urinol de cerâmica, que expôs com o título "Fonte".
Duchamps morreu nos Estados Unidos em 2 de Outubro de 1968. A sua obra, por uns rotulada de genial, por outros de pura loucura, viria a exercer uma influência decisiva em futuras experimentações artísticas, tais como o Surrealismo, Expressionismo Abstracto, Arte Conceptual, Pop Art e Op Art.

Alfredo Saldanha