terça-feira, outubro 04, 2005


No dia 4 de Outubro de 1669 morreu Rembrandt, um dos maiores pintores dos Países Baixos do séc. XVII. Começou a dedicar-se à pintura muito cedo, ganhando rapidamente fama como retratista dos burgueses de Amesterdão. Nestas obras é bem patente a influência do pintor italiano Caravaggio quer pela luz rasante, incidindo lateralmente, que dramatiza cada ruga do rosto, quer pela técnica da definição do espaço através dos efeitos luminosos. A tela que prendeu definitivamente a atenção dos contemporâneos foi "Lição de Anatomia".



O seu casamento com Saskia, a filha de um burgomestre, garantiu-lhe ascensão financeira e social, atingindo, a um tempo, fama, fortuna, talento e prosperidade. Mas foi a partir daí que começou um longo e angustiante declínio. A morte de três filhos e mais tarde da mãe, dos irmãos e da própria esposa abalaram-no profundamente. Entretanto, o quadro "A Ronda Nocturna", não foi aceite pelo cliente que o encomendou, por estar fora das expectativas do retratado e Rembrandt começou a ser acusado pelos círculos sociais de não pintar o que lhe era pedido. A partir daí o declínio acentuou-se com processos e acções judiciais que lhe delapidaram o património e o lançaram numa crise profunda. Na etapa final da vida evoluiu para um estilo introspectivo, de carácter intimista, que se manifestou na grande paixão pelo retrato psicológico, em verdadeiras obras-primas de penetração e compreensão subjectiva da figura humana. Pintou igualmente inúmeros auto-retratos que documentam a própria história pessoal e como ela foi evoluindo ao longo da vida.

Alfredo Saldanha


A 4 de Ourubro de 1895 nasceu Buster Keaton, um dos grandes nomes do filme mudo americano do século XX. Realizador e actor, centrou a sua carreira nos filmes cómicos, e a sua originalidade e inovação contribuíram em grande parte para o desenvolvimento da arte do cinema.





Neste dia em 1970 morria Janis Joplin.