segunda-feira, julho 31, 2006



O compositor e pianista húngaro Franz Liszt morreu a 31 de Julho de 1886 em Bayreuth, na Alemanhã.

Franz Liszt fotografado por Nadar.


sexta-feira, julho 28, 2006




A 28 de Julho de 1887 nasceu Marcel Duchamp (1887-1968), pintor e escultor francês, e um dos mais destacados representantes da arte moderna.
A sua actividade artística iniciou-se em Paris com pinturas de inspiração impressionista, mas rapidamente se abalançou pelo mundo da arte expressionista e cubista. Dessa fase, destaca-se o quadro "Nu Descendo uma Escada", apresentado na Exposição Internacional de Arte Moderna de 1913 (Armory Show) em Nova Iorque, Chicago e Bóston. Numa antecipação às soluções futuristas, procurou abordar nesta obra o problema da representação do movimento, tendo causado enorme escândalo e celeuma no meio artístico norte-americano.
Fez parte do famoso "Grupo de Puteaux", no qual também participaram os seus irmãos Jacques Villon e Raymond Duchamp-Villon, além de Metzinger, Gleizes, Léger e Picabia, responsáveis pela tendência cubista do Orfismo.
O seu precurso evoluiu depois para o Dadaísmo, um movimento que se caracterizou pelo espírito de contestação aos valores da sociedade da época - responsáveis, no seu entender, pelos malefícios da 1ª Guerra Mundial - e à recusa dos modelos da arte e cultura tradicionais. Neste sentido, Marcel Duchamp desenvolveu uma série de actividades marcadas por um carácter fortemente provocatório, valorizando o subversivo e o irracional, dentro de uma postura niilista em relação aos valores do passado.
Ficaram célebres os seus "ready-made", ou seja, objectos deslocados do ambiente normal, a fim de serem inseridos num código estético e num local a que eram completamente alheios. São disso exemplo a Roda de Bicicleta, que consistia numa roda sobre um vulgar banco de cozinha, o Secador de Garrafas ou o insignificante balão de vidro que baptizou de "50 cm3 de Air de Paris".



A sua atitude negativista em relação ao passado e à arte tradicional encontra-se ainda perfeitamente documentada num dos exemplos mais típicos de anti-arte: a aplicação de bigodes e pera numa reprodução da Monalisa, acrescentando-lhe, em jeito de legenda, a sigla irreverente L.H.O.O.Q., que em francês se lê
foneticamente "Elle a chaud au cul" (Ela tem calor no rabo).





Este espírito de provocação ficou ainda condensado na exposição de um vulgar urinol de cerâmica, que expôs com o título "Fonte".
Duchamps morreu nos Estados Unidos em 2 de Outubro de 1968. A sua obra, por uns rotulada de genial, por outros de pura loucura, viria a exercer uma influência decisiva em futuras experimentações artísticas, tais como o Surrealismo, Expressionismo Abstracto, Arte Conceptual, Pop Art e Op Art.

Alfredo Saldanha



quinta-feira, julho 27, 2006



No dia 27 de Julho de 1841 morria num duelo Mikhail Yuryevich Lermontov, escritor e poeta romântico russo, conhecido como “O poeta do Cáucaso”. Foi a figura mais importante da poesia russa do século XIX depois da morte de Alexandro Pushkin nas mesmas circunstâncias. Tinha 27 anos.



NUVENS

Ó nuvens pelos céus que eternamente andais!
Longo colar de pérolas na estepe azul,
exiladas como eu, correndo rumo ao sul,
longe do caro norte que, como eu, deixais!

Que vos impele assim? Uma ordem do Destino?
Oculto mal secreto? Ou mal que se conhece?
Acaso carregais o crime que envilece?
Ou só de amigos vis o torpe desatino?

Ali não: fugis cansadas da maninha terra,
e estranhas a paixões e ao sofrimento estranhas
eternas pervagais as frígidas entranhas.
E não sabeis, sem pátria, a dor que o exílio encerra.

Mikhail Yuryevich Lermontov

quarta-feira, julho 26, 2006



Aldous Leonard Huxley nasceu no dia 26 de Julho de 1894





Aldous Huxley
Speaking Personally...
(recorded 1961)

http://www.greylodge.org/occultreview/glor_014/huxley.htm

terça-feira, julho 25, 2006




A 25 de Julho de 1109 nasceu D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal.



segunda-feira, julho 24, 2006



A 24 de Julho de 1783 nasceu o general e líder revolucionário sul americano Simón Bolívar.

sexta-feira, julho 21, 2006



Harold Hart Crane nasceu a 21 de Julho de 1899




quinta-feira, julho 20, 2006




No dia 20 de Julho de 1969, Às 22 horas e 56 minutos, Neil Armstrong torna-se o primeiro ser humano a tocar a superfície da Lua

quarta-feira, julho 19, 2006

Edgar Degas nasceu a 19 de Julho de 1834.

As estampas japonesas, o Louvre e, sobretudo Ingres e os pintores italianos, foram os "mestres" do mais independente dos impressionistas. Em Paris conheceu Manet e Renoir que o convidaram a participar nas reuniões do Café Guerbois. A partir de então abandonou as composições históricas e, sem renunciar ao classicismo, adoptou uma paleta mais clara, passando a autodefinir-se como "pintor clássico da vida moderna". Esta "modernidade", fruto da influência da fotografia e da pintura japonesa, levou-o a optar por composições descentradas e de grande audácia.
Mais do que qualquer outro pintor da época captou os instantâneos que escapam ao olho humano e descobriu perspectivas completamente inéditas e originais. Em "Les Musiciens à l'orchestre", por exemplo, a tomada de vista é feita a partir do fosso da orquestra, com as gambiarras do palco iluminando as pernas e o tule dos vestidos das bailarinas. Além de cenas de café ou de teatro, realizou diversas "séries" onde retratou o quotidiano das lavadeiras e engomadeiras, modistas, prostitutas, bailarinas e mulheres na intimidade da sua toilete. Este último tema compreende um conjunto de óleos e pastéis em cartão ou papel genericamente intitulado "Nus femininos banhando-se, lavando-se, secando-se, penteando-se ou fazendo-se pentear". Além da pintura a óleo, do pastel e do desenho, dedicou-se ainda à gravura e à escultura, moldando em cera pequenas estatuetas de mulheres, bailarinas ou cavalos.

Alfredo Saldanha

terça-feira, julho 18, 2006




A 18 de Julho de 1918 nasceu na África do Sul Nelson Mandela


segunda-feira, julho 17, 2006



1959 - Billie Holiday died



1967 - John Coltrane died



sexta-feira, julho 14, 2006






Os franceses celebram hoje a Tomada da Bastilha: o 14 de Julho de 1789 que constituiu um dos momentos fundamentais da Revolução Francesa e por isso é o feriado francês mais importante. Nesse dia, o povo de Paris saiu à rua apoiando a Assembleia Nacional Constituinte que pretendia limitar os poderes do rei Luís XVI, atacando e tomando de assalto a Prisão da Bastilha, símbolo da repressão e do absolutismo real. A revolta popular alastrou-se depois por toda a França com os camponeses a atacarem as residências senhoriais e a exigirem a posse das terras e a igualdade de direitos. Na sequência destes acontecimentos, viria a ser aprovada a Constituição de 1791 que consagrava a soberania popular, a separação dos poderes e o fim das desigualdades sociais. Perante a resistência de Luís XVI à nova situação, é proclamada a República, tendo o rei sido condenado por alta traição e executado na guilhotina. Vitoriosos, os ideais revolucionários de Liberdade, Igualdade e Fraternidade viriam a ter larga repercussão na Europa e no Mundo: a Revolução Francesa acabou por influenciar todo o pensamento ocidental e esteve na génese da maioria dos movimentos revolucionários dos séc. XIX e XX e na construção das democracias contemporâneas.

Alfredo Saldanha

quinta-feira, julho 13, 2006



O revolucionário francês Jean-Paul Marat morreu em Paris no dia 13 de Julho de 1793.


JACQUES-LOUIS DAVID, The Death of Marat

quarta-feira, julho 12, 2006







Amadeo Modigliani nasceu a 12 de Julho de 1884. Foi um dos muitos artistas que, nas primeiras décadas do século XX, foi viver para Paris, na altura capital do vanguardismo. A curta vida deste pintor florentino, de origem judia, foi marcada pela pobreza, pela doença e pelo álcool. A maior parte dos seus companheiros residia num edifício conhecido por Bateau Lavoir, em Montmartre, onde não havia água nem gás, ou na zona de Montparnasse. Levavam uma vida boémia e despreocupada.
Nos primeiros desenhos de Modigliani é notória a influência da simplificação geométrica de Cézanne, da arte africana e da gravura japonesa muito em voga na capital das artes. A série de retratos que pintou distingue-se pelo rigor do desenho e pela influência cubista.
A partir de 1917 empenhou-se em pintar nus femininos, onde é evidente a influência de Botticelli, Ticiano e outros mestres do Renascimento italiano, mas elaborados num estilo rápido e quase estilizado. "Nu Reclinado" ou "Nu Adormecido com os Braços Abertos", por exemplo, embora académicos na pose e no rigor do desenho, apresentam uma sensualidade, erotismo e naturalidade que nada têm a ver com os nus clássicos. Dedicou-se também à escultura. Muitas das peças que esculpiu, quase todas representando cabeças, revelam afinidades profundas com a Grécia Antiga e as esculturas da Costa do Marfim. Amadeo Modigliani morreu no dia 24 de Janeiro de 1920.

Alfredo Saldanha

terça-feira, julho 11, 2006





A 11 de Julho de 1937 morreu o compositor George Gershwin. Escreveu música para a Broadway e para teatro clássico, e canções populares. Muitas foram imortalizadas no cinema e algumas tornara-se clássicos do jazz em particular as gravadas por Ella Fitzgerald e Louis Armastrong com a orquestra de Nelson Riddle.

segunda-feira, julho 10, 2006





Em 1989 o governo português silenciou as chamadas rádios piratas e abriu um concurso público. A Rádio Universitária do Minho foi a primeira a emitir, depois de atríbuido o alvará, a 10 de Julho de 1989.

sexta-feira, julho 07, 2006




A 7 de Junho de 1860 nasceu o compositor austríaco Gustav Mahler.

quinta-feira, julho 06, 2006






Frida Kahlo nasceu a 6 de Julho de 1907, no México, e foi uma artista singular.
Para se entender a sua obra é necessário conhecer a sua vida que foi marcada por doenças várias e um grave acidente de viação. Começou a pintar durante a convalescença, quando a mãe lhe pendurou um espelho em cima da cama. Esta foi uma das razões que a levaram a pintar-se a si mesma: "Eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor".
Retratou as suas angústias, vivências, medos e principalmente o amor pelo marido, Diego Rivera.
A vida conjugal de ambos foi bastante tumultuosa. Em muitos dos seus quadros perpassa a dor pela impossibilidade de ter filhos devido às sequelas do acidente que sofreu.
Acerca da sua obra afirmou: "Rotularam-me de surrealista, mas nunca o fui. Nunca pintei sonhos, apenas a minha própria realidade".
Frida contraiu uma pneumonia e morreu em 1954 de embolia pulmonar, mas no seu diário a última frase é estranha: "Espero alegremente a saída e espero nunca mais voltar". Talvez não tivesse já ânimo para suportar mais a vida.

Alfredo Saldanha

quarta-feira, julho 05, 2006




A 5 de Julho de 1946 Louis Réard apresentou nas passerelles de Paris, pela primeira vez, o biquini. Segundo Réard este novo adereço tinha com o objectivo romper as as ideias conservadoras da sociedade francesa.

terça-feira, julho 04, 2006



Independence Day, 2006






On July 4, 1776, our Nation's Founders declared "That these United Colonies are, and of Right, ought to be free and Independent States." This declaration marked a great milestone in the history of human freedom. On the 230th anniversary of the signing of the Declaration of Independence, we pay tribute to the courage and dedication of those who created this country, and we celebrate the values of liberty and equality that make our country strong.

The patriots of the Revolutionary War acted on the beliefs that "all men are created equal" and "that they are endowed by their Creator with certain unalienable Rights." By advancing these ideals, generations of Americans have unleashed the hope of freedom for people in every corner of the world.

As we celebrate our independence, Americans can take pride in our history and look to the future with confidence. We offer our gratitude to all the American patriots, past and present, who have sought to advance freedom and lay the foundations of peace. Because of their sacrifice, this country remains a beacon of hope for all who dream of liberty and a shining example to the world of what a free people can achieve. May God continue to bless the United States of America.

NOW, THEREFORE, I, GEORGE W. BUSH, President of the United States of America, by virtue of the authority vested in me by the Constitution and laws of the United States, do hereby proclaim July 4, 2006, as Independence Day. I call upon the people of the United States to observe with all due ceremony our Independence Day as a time to honor our Founders and their legacy of freedom and remember with thankfulness the sacrifice of our men and women in uniform.

IN WITNESS WHEREOF, I have hereunto set my hand this twenty-sixth day of June, in the year of our Lord two thousand six, and of the Independence of the United States of America the two hundred and thirtieth.

GEORGE W. BUSH


segunda-feira, julho 03, 2006




Jim Morrison morreu a 3 de Julho de 1971.